Quero saber quais são as melhores marcas de automação residencial?
Eu comecei a investir em automação residencial há uns três anos e, sinceramente, não consigo mais viver sem.
No meu caso, escolhi o ecossistema da Amazon porque acho que a Alexa tem a melhor compatibilidade com dispositivos de várias marcas.
Uso as lâmpadas da Philips Hue, que são caras, mas muito eficientes e duráveis. Também tenho interruptores inteligentes da Sonoff, que são mais acessíveis e funcionam super bem.
Além disso, uso fechaduras da August, que me permitem destrancar a porta pelo celular. A melhor parte é que tudo pode ser controlado pela voz ou pelo aplicativo, o que me trouxe muito mais conforto e segurança.
Sempre fui fã do Google e, quando decidi automatizar minha casa, optei pela linha Google Nest. Tenho um Google Nest Hub na sala, que controla tudo, e algumas câmeras da mesma marca para segurança. O que mais gosto é a integração com outros produtos, como termostatos inteligentes e sensores de movimento da Ecobee e TP-Link Kasa. Uma das melhores aquisições foi a campainha da Nest Hello, que me permite ver quem está na porta pelo celular. Acho que a grande vantagem da automação residencial é a praticidade, e no meu caso, o Google entregou exatamente isso.
Minha escolha foi o Samsung SmartThings porque eu já tinha produtos da marca e queria algo que integrasse tudo.
A central SmartThings é compatível com vários dispositivos, desde sensores de porta e janela até câmeras de segurança e lâmpadas inteligentes.
No meu apartamento, instalei sensores de movimento e um sistema de alarme que se ativa automaticamente quando saio. Também gosto muito da possibilidade de criar rotinas, como acender as luzes quando chego ou desligar tudo antes de dormir. Se você tem aparelhos Samsung, essa é uma das melhores opções.
Se você busca um sistema mais profissional e robusto, recomendo a Control4. Claro, é um investimento maior, mas a diferença na qualidade e personalização é gritante. Na minha casa, eu controlo desde a iluminação e ar-condicionado até o home theater e cortinas motorizadas. Tudo é gerenciado por painéis de controle instalados na parede e por um aplicativo no celular. Além disso, a Control4 tem integração com praticamente todas as grandes marcas do mercado, então consigo usar dispositivos da Lutron, Sonos e Yale sem problema. Para quem quer algo realmente premium, vale muito a pena.
Eu queria começar na automação residencial sem gastar muito, então optei por dispositivos da Tuya e da Sonoff. Essas marcas são incríveis porque oferecem produtos acessíveis e fáceis de configurar.
Comprei lâmpadas Wi-Fi da Tuya, tomadas inteligentes e interruptores da Sonoff, e tudo se conecta ao aplicativo Smart Life. A vantagem desse sistema é que ele funciona tanto com Alexa quanto com Google Assistente.
Meu próximo passo é instalar sensores de presença para automatizar ainda mais a minha casa. Se você quer economizar e ainda assim ter um ambiente inteligente, essa combinação é imbatível.
Eu sou usuário de iPhone e Mac, então a escolha mais natural foi o Apple HomeKit. A principal vantagem é a segurança dos dispositivos, pois tudo é criptografado e integrado ao ecossistema da Apple. Uso lâmpadas da Nanoleaf, câmeras da Eufy e fechaduras inteligentes da Schlage. Outra coisa incrível é a automação baseada na localização: por exemplo, quando chego perto de casa, as luzes se acendem automaticamente. O único ponto negativo é que a compatibilidade com outras marcas é um pouco mais restrita, mas para quem já tem produtos Apple, vale muito a pena.
Já testei algumas marcas, mas a Sonoff é a que mais me agradou. Os interruptores são fáceis de instalar, funcionam bem com Alexa e Google Assistant, e o app deles é bem intuitivo. Além disso, o preço é acessível, então dá pra automatizar a casa sem gastar tanto. Nunca tive problemas de conexão, e a resposta ao toque é rápida.
Eu uso os da Tuya e acho excelentes. O legal é que eles são compatíveis com vários sistemas e não te prendem a um único ecossistema. Além disso, a configuração é super tranquila e a durabilidade tem sido ótima. O app também tem muitas funções interessantes, como agendamentos e controle remoto. Se você busca algo versátil, recomendo!
Se for pra indicar um interruptor inteligente, eu fico com os da Broadlink. A conexão Wi-Fi é muito estável, e eles funcionam super bem com assistentes de voz. Outro ponto positivo é que dá pra programar cenários bem completos, como apagar todas as luzes ao sair de casa. Fora que a qualidade dos materiais é excelente, então passa uma sensação de produto premium.
Eu gosto muito dos interruptores inteligentes da Livolo. Eles têm um design sofisticado, com acabamento em vidro, e funcionam por toque e Wi-Fi. Nunca tive problemas com falhas de resposta, e a integração com assistentes de voz é bem fluida. Sei que são um pouco mais caros, mas acho que vale a pena pela qualidade e estética.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!