Por muito tempo, eu achava que tablet bom era só da Samsung ou da Apple. Mas depois de pesquisar muito (e testar na prática), me deparei com a linha de tablets da Lenovo, e posso dizer: vale a pena dar uma chance. Mas claro, tudo depende do que você busca.
- Quais as melhores marcas de teclado para quem usa tablets para desenho?
- Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?
- Teclado OEX é bom?
- Quais os melhores modelos de teclado para quem usa Apple?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem passa muito tempo no computador?
- Teclado sem fio é bom?
- Tablet para estudar: Samsung, Lenovo ou Multilaser?
Minha experiência com um tablet lenovo
Eu estava precisando de um tablet para estudar, assistir aulas e fazer anotações. Não queria gastar muito, então acabei comprando o Lenovo Tab M10. No começo, confesso que fiquei com um pé atrás, mas logo me surpreendi com:
- Tela bem decente para consumo de conteúdo;
- Desempenho suficiente para apps do dia a dia;
- Construção sólida, mesmo sendo mais acessível;
- E o principal: preço justo pelo que entrega.
Claro que ele não compete com um iPad em desempenho, mas considerando o valor, eu diria que foi uma das minhas melhores compras no ano.
Principais modelos da lenovo e para quem são indicados
Pra facilitar, fiz uma tabela com os modelos mais populares da Lenovo e em que tipo de uso eles se encaixam:
| Modelo | Tela | Indicação | Ponto Forte |
|---|---|---|---|
| Lenovo Tab M7 | 7" | Uso básico (leitura, infantil) | Super leve e compacto |
| Lenovo Tab M8 | 8" HD | Navegação, YouTube | Boa bateria e som estéreo |
| Lenovo Tab M10 | 10,1" FHD | Estudos, multitarefa leve | Tela Full HD e som Dolby |
| Lenovo Tab P11 | 11" 2K | Produtividade leve e streaming | Compatível com teclado e caneta |
| Lenovo Yoga Tab 13 | 13" 2K | Uso avançado e entretenimento | Som JBL e suporte integrado |
Cada um deles atende a um tipo de necessidade. Então, se você pensa em investir, é bom ter clareza do seu objetivo.
Vantagens que eu percebi ao usar tablet da lenovo
Além do preço mais acessível, senti que os tablets da Lenovo entregam alguns diferenciais que merecem destaque:
- Interface limpa: o sistema vem quase puro, sem aquele monte de aplicativos inúteis;
- Boa duração de bateria: em uso leve, já cheguei a dois dias sem recarregar;
- Atualizações de segurança regulares: algo que nem todo modelo Android barato oferece;
- Compatibilidade com acessórios: principalmente nos modelos P11 e Yoga, que aceitam teclado e caneta.
Ou seja, pra quem precisa de funcionalidade sem pagar caro, é uma escolha coerente.
O que poderia melhorar?
Nem tudo são flores, né? Apesar dos pontos positivos, alguns detalhes me incomodaram um pouco:
- Câmeras bem básicas, até mesmo nos modelos mais caros;
- Alguns modelos mais antigos não recebem atualizações frequentes;
- Desempenho limitado para jogos mais pesados ou edição de vídeo.
Se você tem um perfil mais exigente, talvez sinta falta de uma performance superior. Mas, de forma geral, para o público médio, eles entregam bem.
Então… lenovo é custo-benefício de verdade?
Na minha opinião, sim, especialmente quando comparado a tablets de marcas desconhecidas ou modelos defasados da concorrência. Eles oferecem:
- Preço acessível
- Qualidade compatível com o valor
- Boa durabilidade
Mas é essencial comparar o que você precisa com o que cada modelo entrega. Não adianta comprar um Tab M7 esperando que ele funcione como um Galaxy Tab S9.
- Samsung ainda é a melhor marca de tablet intermediário?
- Marcas como Realme e OnePlus podem se destacar com seus tablets?
- Huawei ainda compensa em tempos de bloqueios e falta de apps do Google?
- Qual marca de tablet tem o melhor suporte e atualizações no Brasil?
- Amazon Fire Tablet compensa importar ou melhor fugir dessa linha?
- Tablet da TCL: será que surpreende mesmo ou é só mais do mesmo?
- Apple iPad: continua sendo a melhor escolha pra quem quer produtividade?
- Xiaomi está mandando bem no mercado de tablets ou ainda falta alguma coisa?
- Apple iPad: continua sendo a melhor escolha pra quem quer produtividade?
Depois da minha experiência e de acompanhar outras pessoas usando tablets da Lenovo, posso dizer que a marca acertou no equilíbrio entre preço e funcionalidade. Não são perfeitos, mas cumprem bem o papel a que se propõem.
Se você busca algo com bom custo-benefício, sem precisar de muita potência, vale sim considerar a Lenovo na sua próxima compra.