Xiaomi está mandando bem no mercado de tablets ou ainda falta alguma coisa?

Eu já testei vários tablets ao longo dos últimos anos, tanto por necessidade quanto por pura curiosidade tecnológica. Quando a Xiaomi começou a se movimentar com mais força nesse mercado, confesso que fiquei empolgada. Afinal, a marca já entrega um ótimo custo-benefício em celulares, por que não esperar o mesmo dos tablets?

Bom… depois de usar alguns modelos e acompanhar lançamentos, posso dizer que a Xiaomi está no caminho certo, mas ainda tem pontos que, na minha opinião, precisam de mais atenção.

Os acertos da Xiaomi no mercado de tablets

Vamos começar pelos pontos positivos, porque sim, a marca tem feito muita coisa boa nessa área. Olha só:

1. preço competitivo

Comparado com outras marcas como Samsung, Apple e Lenovo, os tablets da Xiaomi costumam chegar com preços mais acessíveis e hardware equivalente. Isso é ótimo pra quem quer fugir dos preços altíssimos, principalmente aqui no Brasil.

2. bom desempenho geral

Usei por um tempo o Xiaomi Pad 5, e fiquei impressionada com o desempenho. Para tarefas como:

• Navegar na internet
  • Assistir a vídeos
  • Usar redes sociais
  • Fazer anotações com caneta stylus

Ele dá conta com bastante fluidez. O processador Snapdragon 860, por exemplo, entrega uma performance muito boa para um tablet intermediário.

3. acabamento premium

Outro ponto que me chamou atenção: o design e o acabamento. A Xiaomi vem apostando em modelos com corpo em metal, bordas mais finas e uma pegada elegante, que passa longe daquela aparência “barata”.

O que ainda falta pra Xiaomi dominar o mercado?

Apesar de todos esses acertos, ainda sinto que falta algo. Talvez seja justamente essa “coisa a mais” que outras marcas entregam com mais consistência. Abaixo explico melhor:

1. ecosistema ainda engatinhando

Se você já usou um iPad, sabe como tudo funciona em perfeita sintonia com o iPhone, o Mac, o iCloud, etc. No caso da Xiaomi, o ecossistema ainda não é tão integrado assim, especialmente fora da China.

• A MIUI for Pad até tenta adaptar os apps, mas ainda sinto algumas limitações na multitarefa.
  • A sincronização entre dispositivos não é tão fluida.

2. acessórios de difícil acesso

Outro problema que enfrentei foi encontrar capas, películas, teclados e stylus compatíveis. Os acessórios oficiais existem, mas nem sempre estão disponíveis no Brasil, e os paralelos muitas vezes não funcionam bem.

3. atualizações limitadas

A Xiaomi tem melhorado nesse ponto, mas ainda peca nas atualizações de software. Com os tablets, o suporte costuma ser mais curto que o ideal, o que pode limitar a vida útil do aparelho no médio prazo.

Comparativo prático: Xiaomi vs concorrência

Abaixo montei uma tabela comparando rapidamente três tablets que já testei e como eles se saíram nos quesitos principais:

Modelo Desempenho Tela Acessórios Sistema Preço Médio
Xiaomi Pad 5 Ótimo 120 Hz, IPS Pouca oferta MIUI for Pad R$ 2.000
Galaxy Tab S6 Lite Bom LCD Fácil acesso One UI R$ 2.200
iPad 9ª geração Excelente Retina IPS Excelente iPadOS R$ 3.000

Depois de usar os tablets da Xiaomi por um bom tempo, minha conclusão é: sim, a marca está mandando bem, especialmente quando o assunto é custo-benefício. Mas ainda falta aquela lapidada final pra que os modelos realmente brilhem em todas as áreas.

Se você quer um tablet com bom desempenho, tela fluida e preço justo, pode apostar sem medo no Xiaomi Pad 5 ou até esperar os próximos lançamentos da linha.

Agora, se busca algo com suporte de longo prazo, acessórios de fácil acesso e uma experiência mais redonda no sistema, talvez seja melhor considerar outras marcas — mesmo que isso signifique pagar mais.

7 curtidas

Li tudo e assino embaixo! Estou com o Xiaomi Pad 5 há 6 meses e ele me surpreendeu, principalmente na tela e na velocidade. Mas realmente: cadê os acessórios oficiais no Brasil? Sofri pra achar uma caneta que funcionasse decentemente…

5 curtidas

Você conseguiu usar alguma stylus com ele? Comprei uma genérica da Amazon e não funcionou direito. Será que só a oficial presta?

5 curtidas

Então… eu testei três! Duas chinesas genéricas que não funcionaram bem, e só consegui usar legal com a Xiaomi Smart Pen, que comprei via importação. Meio caro, mas valeu a pena se você gosta de desenhar ou fazer anotações.

4 curtidas

Achei a matéria bem honesta. Eu estava entre o Pad 5 e o Tab S6 Lite e acabei indo de Samsung só por causa do ecossistema. Tenho Galaxy no celular e no relógio, e tudo conversa bem. Com a Xiaomi ainda acho que falta essa integração que a Apple e a Samsung já têm.

5 curtidas

Mas gente, o que vocês querem por R$ 2 mil? :joy: Eu troquei meu iPad antigo por um Pad 6 importado e estou amando! Acho que pra quem não tá tão preso a ecossistema, a Xiaomi entrega demais pelo preço.

4 curtidas

Alguém aí sabe como a Xiaomi tá com atualizações de segurança pros tablets? Tenho receio de comprar e ficar sem update depois de um ano…

5 curtidas

O Pad 5 eu recebi duas atualizações grandes e alguns patches, mas é bem mais lento que no celular. A Xiaomi demora e às vezes pula versões, infelizmente.

4 curtidas

Acho que a Xiaomi acertou nos tablets sim, mas pecou na parte de apps otimizados. Uso pra estudar e senti que alguns aplicativos ainda ficam com aquela aparência de celular esticado.

5 curtidas

Verdade! Uso o Notion e o Canva no tablet e eles não aproveitam bem a tela. Já no iPad, a interface é muito mais pensada pra toque e multitarefa.

5 curtidas