Quero investir em um estojo novo, mas tô em dúvida se vale a pena pagar mais em marcas consagradas ou se marcas mais acessíveis dão conta do recado.
Para quem gosta de aquarela, qual seria a melhor marca de tintas: Winsor & Newton, Sakura ou Pentel?
Eu já testei as três marcas, mas vou ser bem honesta: Winsor & Newton é disparada a minha favorita. Uso a linha Cotman (que é mais acessível) no dia a dia e, quando quero algo mais profissional, vou na linha Professional.
A saturação das cores, a transparência e a forma como elas reagem com a água são incríveis. Já tentei usar Sakura e Pentel quando estava com orçamento mais apertado, e sim, elas são boas para iniciantes, mas não entregam o mesmo resultado.
A Sakura, por exemplo, achei meio opaca demais. E a Pentel, apesar de prática, tem pigmento que às vezes mancha o papel. Para quem realmente curte aquarela como forma de arte mesmo, vale investir na Winsor & Newton.
Eu comecei com a Pentel, migrei pra Sakura e depois fui pra Winsor & Newton. E vou te contar: cada uma tem seu momento.
A Pentel é ótima pra quem quer praticar técnica e não gastar muito, principalmente se estiver usando caderno comum.
Já a Sakura tem um acabamento mais delicado, e o estojo portátil é maravilhoso pra quem gosta de pintar fora de casa. Agora, quando comecei a participar de exposições e vender arte, não teve jeito tive que ir de Winsor & Newton.
O pigmento é muito mais estável, a cor dura mais, e o acabamento é mais “limpo”, sabe? Dá pra ver a diferença na hora.
A Pentel foi minha porta de entrada no mundo da aquarela. Usei MUITO aquele estojinho escolar deles, e ainda guardo por apego.
Mas depois que fui estudar técnicas mais avançadas, percebi que ela limitava muito o resultado final.
A Sakura é muito boa pra pintar de forma leve, especialmente flores ou paisagens com tons suaves.
Já a Winsor & Newton virou meu xodó. A qualidade é impecável. Misturar as cores é um prazer, elas não perdem intensidade com o tempo e o controle sobre a pigmentação é excelente. Hoje, só compro outra marca se for pra teste mesmo.
Gente como saber se a tinta aquerela é boa e de qualidade?
Sinceramente? Eu sou fã da Sakura Koi Water Colors. Sei que muita gente idolatra a Winsor & Newton, e sim, ela é sensacional em termos de pigmentação e fixação.
Mas a Sakura tem algo que me encanta: a praticidade. O estojo compacto, o pincel com reservatório e a vivacidade das cores me ganham.
Eu pinto muito em viagens, em parques, em cafés… e a Sakura me acompanha sempre. Claro, quando quero fazer uma obra mais detalhada pra um cliente ou exposição, uso Winsor. Mas no dia a dia? Sakura, sem dúvida.
A qualidade da tinta é o que faz toda a diferença. Eu sempre recomendo que, ao escolher tintas aquareláveis, a gente considere as marcas renomadas.
Sei que pode ser tentador optar por tintas mais baratas, mas, no meu caso, o custo-benefício de uma boa marca sempre se paga ao longo do tempo.
As tintas de boa qualidade têm pigmentos mais concentrados, o que facilita na hora de aplicar e misturar as cores. Além disso, elas têm maior durabilidade e resistência à luz, ou seja, as cores vão permanecer vibrantes por mais tempo.
Então, se for investir em aquarela, vale muito a pena procurar uma marca com boa reputação, como Winsor & Newton, Daniel Smith ou Sennelier.
A transparência e intensidade das cores são fundamentais. Eu sempre busco saber como a tinta se comporta quando aplicada no papel. A transparência da cor, para mim, é uma das características mais importantes da aquarela.
Tintas de boa qualidade têm uma transparência maior, o que facilita a criação de camadas e permite um jogo de luz e sombra mais interessante.
A intensidade também varia muito, então procuro testar a cor em diferentes concentrações de água para ver como ela se espalha e se mantém viva no papel.
Gosto de experimentar em pequenas áreas, assim posso ver o efeito da mistura e saber se a tinta vai me proporcionar o resultado desejado.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Melhores marcas de lápis de cor para artistas
- Marcas recomendadas de lápis de cor
- Qual a melhor marca de tablet para desenho digital?
- Alguém usa materiais da marca Winsor & Newton? São realmente superiores?
- O que vocês acham dos sketchbooks da marca Moleskine?
- Pincéis Tigre ainda são referência no mercado?
- Vale a pena investir em marcadores da marca Copic ou existem alternativas boas e mais baratas?
- Quem já trabalhou com modelagem e escultura: qual é a melhor marca de massa de modelar profissional?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
- Quais são as melhores marcas de tinta acrílica para quem pinta quadros decorativos?
Preste atenção nos pigmentos, isso é essencial. Como alguém que já passou por algumas frustrações no começo, eu aprendi que a composição dos pigmentos pode mudar completamente a performance da tinta.
As tintas mais caras geralmente têm pigmentos mais puros, enquanto as mais baratas às vezes podem ser feitas com pigmentos misturados ou com cores sintéticas que não têm a mesma luminosidade.
Eu, pessoalmente, busco tintas com pigmentos específicos para garantir a riqueza das cores. As cores com números e nomes mais específicos (como “Phtalo Blue” ou “Cadmium Red”) costumam ser mais duráveis e vibrantes.
Tamanho e forma da embalagem fazem diferença. Outro aspecto que eu considero é a embalagem da tinta.
Quando estou escolhendo uma tinta aquarelável, penso também na quantidade que vou usar. Se for uma cor que sei que vou usar muito, eu opto por tubos maiores, que acabam saindo mais em conta a longo prazo.
Já se for uma cor mais específica, ou que vou usar com menos frequência, prefiro os pans (as pastilhas de tinta), pois são mais econômicas e duram bastante, além de serem fáceis de transportar.
Isso depende muito do meu estilo de pintura, mas gosto de ter uma boa variedade de tamanhos para me adequar às minhas necessidades.