Para scrapbooking e artesanato em papel, qual é a melhor marca de papel e acessórios?

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje vim aqui compartilhar minha experiência pessoal com um tema que eu amo de paixão: scrapbooking e artesanato em papel. Quem também é apaixonado por papéis, tesouras decorativas, carimbos e afins, sabe que a escolha da marca certa faz toda a diferença no resultado final do projeto.

Já testei muitas marcas ao longo dos anos, algumas me surpreenderam, outras deixaram a desejar. Então resolvi reunir aqui um apanhado bem completo, baseado no que funcionou comigo e no que observei trocando ideias com outras pessoas do meio.

O que eu considero essencial em uma boa marca para scrapbooking

Antes de indicar nomes, quero deixar claro os critérios que eu costumo avaliar:

• Textura e gramatura do papel (precisa ser firme e agradável ao toque)
  • Cores e estampas (preciso de variedade e harmonia entre as coleções)
  • Compatibilidade com carimbos e tintas
  • Durabilidade e resistência ao tempo
  • Preço justo x qualidade

Esses são os pontos que, pra mim, determinam se uma marca vale ou não o investimento.

Minhas marcas favoritas de papel para scrapbooking

Fiz uma lista das marcas que mais me agradaram até agora, com prós e contras que observei em cada uma:

Marca O que eu gosto O que pode melhorar
Toke e Crie Variedade enorme, papéis resistentes e gramaturas ótimas Algumas coleções têm cores um pouco apagadas
Repeteco Estampas delicadas, boa absorção de tinta Menor variedade em coleções temáticas
DCWV Papéis com textura e acabamento premium Preço elevado no Brasil
Simple Stories Cores vivas, coleções bem pensadas e coordenadas Difícil de achar em lojas físicas
Litoarte Preço acessível, ótima para quem está começando Gramatura um pouco mais fina, não ideal para projetos pesados

Acessórios que fazem diferença (e as marcas que recomendo)

Além dos papéis, existem outros itens que fazem parte do meu dia a dia de scrap e que também exigem uma boa escolha de marca:

1. Colas e fitas adesivas

• Minhas favoritas: Toke e Crie, Scotch, Tombow
  • Dica pessoal: prefira sempre fita dupla face para álbuns e colagens delicadas. Evita ondulação e bagunça.

2. Tesouras decorativas e furadores

• Uso muito as da marca: Toke e Crie – são resistentes e oferecem bastante variedade de cortes e formatos.
  • Também testei: We R Memory Keepers, excelente qualidade, mas com preços mais salgados.

3. Carimbos e tintas

Um conselho de quem aprendeu na prática

Quando comecei, queria comprar tudo de uma vez, mas logo percebi que o melhor caminho é investir aos poucos e testar materiais. Nem sempre o mais caro é o melhor para o seu estilo de trabalho. O papel mais bonito pode não funcionar bem com a sua cola ou com a sua impressora.

Eu costumo fazer isso até hoje:

Compro uma folha ou um kit pequeno de uma marca nova, testo, e só depois invisto mais.

Outro ponto importante: guarde suas sobras! Já fiz miniálbuns inteiros com retalhos de coleções antigas. Scrapbooking também é sobre reaproveitar e dar valor ao que já temos.

E você? Já testou alguma dessas marcas?

Se você também é fã de scrapbooking ou trabalha com artesanato em papel, deixa aqui seu relato:

• Qual marca mais te encantou até agora?
  • Alguma decepção?
  • Tem dica de loja online confiável?
7 curtidas

Nossa, que post completíssimo! Eu uso bastante os papéis da Litoarte porque são fáceis de achar aqui na minha cidade e têm um custo ótimo, mas sinto mesmo que eles não aguentam muito peso. Você já tentou reforçar com papel offset por trás? Eu faço isso às vezes e melhora muito a estrutura.

5 curtidas

Ótima dica! Eu também uso Litoarte, mas só pra cartões e tags pequenas. Quando é álbum, prefiro Toke e Crie mesmo, a gramatura é mais firme e segura enfeites pesados.
Inclusive, alguém já usou papel da marca Filipaper pra scrap? Eu vi umas cores lindas mas não sei se segura bem cola e carimbo.

5 curtidas

Já usei sim! O Filipaper Color Plus funciona super bem pra base de cartões e capas de miniálbum, mas ele tem uma superfície mais lisa, então a tinta de carimbo demora um pouco mais pra secar.
Ah! E adorei a sugestão da Distress Ink, eu amo usar pra dar aquele efeito envelhecido nas bordas.

4 curtidas

Gente, tô começando agora e fiquei meio perdido com tanta opção. Qual dessas marcas seria mais legal pra um iniciante que quer fazer lembrancinhas de festa infantil? Algo simples, mas bonitinho.

5 curtidas

@DanielaCoelho Olha, pra começar sem gastar muito, eu indico ir de Litoarte ou até papéis coloridos da Filipaper e Color Plus. Se tiver uma loja perto, pega umas folhas soltas e testa.
Para enfeitar, invista em furadores básicos (coração, flor, estrela) e uma tesoura decorativa.
Aos poucos, você vai pegando gosto e descobrindo o que mais combina com seu estilo.

4 curtidas

Alguém aqui já comprou We R Memory Keepers direto de fora? Fiquei babando num furador de cantos deles, mas aqui no Brasil tá quase o dobro do preço. Queria saber se vale a pena arriscar no frete internacional.

5 curtidas

Já comprei sim @JessicaBritto ! Comprei direto de um site americano e demorou quase 2 meses pra chegar, mas veio tudo certinho. Só tem que ficar esperta com o frete e possíveis taxas.
A qualidade da We R é excelente, não tem igual, mas confesso que hoje só compro quando rola promoção por aqui mesmo.

5 curtidas