Olá pessoal, tudo bem?
Hoje vim aqui compartilhar minha experiência pessoal com um tema que eu amo de paixão: scrapbooking e artesanato em papel. Quem também é apaixonado por papéis, tesouras decorativas, carimbos e afins, sabe que a escolha da marca certa faz toda a diferença no resultado final do projeto.
Já testei muitas marcas ao longo dos anos, algumas me surpreenderam, outras deixaram a desejar. Então resolvi reunir aqui um apanhado bem completo, baseado no que funcionou comigo e no que observei trocando ideias com outras pessoas do meio.
- Melhores marcas de lápis de cor para artistas
- Marcas recomendadas de lápis de cor
- Qual a melhor marca de tablet para desenho digital?
- Alguém usa materiais da marca Winsor & Newton? São realmente superiores?
- O que vocês acham dos sketchbooks da marca Moleskine?
O que eu considero essencial em uma boa marca para scrapbooking
Antes de indicar nomes, quero deixar claro os critérios que eu costumo avaliar:
- Textura e gramatura do papel (precisa ser firme e agradável ao toque)
- Cores e estampas (preciso de variedade e harmonia entre as coleções)
- Compatibilidade com carimbos e tintas
- Durabilidade e resistência ao tempo
- Preço justo x qualidade
Esses são os pontos que, pra mim, determinam se uma marca vale ou não o investimento.
Minhas marcas favoritas de papel para scrapbooking
Fiz uma lista das marcas que mais me agradaram até agora, com prós e contras que observei em cada uma:
| Marca | O que eu gosto | O que pode melhorar |
|---|---|---|
| Toke e Crie | Variedade enorme, papéis resistentes e gramaturas ótimas | Algumas coleções têm cores um pouco apagadas |
| Repeteco | Estampas delicadas, boa absorção de tinta | Menor variedade em coleções temáticas |
| DCWV | Papéis com textura e acabamento premium | Preço elevado no Brasil |
| Simple Stories | Cores vivas, coleções bem pensadas e coordenadas | Difícil de achar em lojas físicas |
| Litoarte | Preço acessível, ótima para quem está começando | Gramatura um pouco mais fina, não ideal para projetos pesados |
Acessórios que fazem diferença (e as marcas que recomendo)
Além dos papéis, existem outros itens que fazem parte do meu dia a dia de scrap e que também exigem uma boa escolha de marca:
1. Colas e fitas adesivas
- Minhas favoritas: Toke e Crie, Scotch, Tombow
- Dica pessoal: prefira sempre fita dupla face para álbuns e colagens delicadas. Evita ondulação e bagunça.
2. Tesouras decorativas e furadores
- Uso muito as da marca: Toke e Crie – são resistentes e oferecem bastante variedade de cortes e formatos.
- Também testei: We R Memory Keepers, excelente qualidade, mas com preços mais salgados.
3. Carimbos e tintas
-
Carimbos acrílicos: adoro os da Hero Arts e Simple Stories
-
Tinta carimbeira: minhas preferidas são da Memento e Distress Ink
-
Vale a pena investir em marcadores da marca Copic ou existem alternativas boas e mais baratas?
-
Quem já trabalhou com modelagem e escultura: qual é a melhor marca de massa de modelar profissional?
-
Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
Um conselho de quem aprendeu na prática
Quando comecei, queria comprar tudo de uma vez, mas logo percebi que o melhor caminho é investir aos poucos e testar materiais. Nem sempre o mais caro é o melhor para o seu estilo de trabalho. O papel mais bonito pode não funcionar bem com a sua cola ou com a sua impressora.
Eu costumo fazer isso até hoje:
Compro uma folha ou um kit pequeno de uma marca nova, testo, e só depois invisto mais.
Outro ponto importante: guarde suas sobras! Já fiz miniálbuns inteiros com retalhos de coleções antigas. Scrapbooking também é sobre reaproveitar e dar valor ao que já temos.
E você? Já testou alguma dessas marcas?
Se você também é fã de scrapbooking ou trabalha com artesanato em papel, deixa aqui seu relato:
- Qual marca mais te encantou até agora?
- Alguma decepção?
- Tem dica de loja online confiável?