Placa de vídeo AMD vale a pena?

Quero saber se a placa de vídeo AMD vale a pena?

7 curtidas

Eu sempre fui mais NVIDIA, mas resolvi dar uma chance pra AMD no meu último upgrade e comprei uma RX 6750 XT. E sinceramente?

Não me arrependo nem um pouco. A placa entrega desempenho incrível em 1440p, roda tudo que eu jogo com folga inclusive títulos pesados tipo Cyberpunk 2077 com ray tracing no médio. Além disso, o custo-benefício foi o que me conquistou.

Enquanto uma NVIDIA equivalente estava quase mil reais mais cara, a AMD me entregou desempenho muito parecido por bem menos.

Fora que hoje os drivers melhoraram bastante, eu não tive problema nenhum com instabilidade. Se alguém me perguntar, eu digo com certeza: vale sim, e muito!

5 curtidas

Acho que essa pergunta não tem uma resposta única. Eu já usei placas das duas marcas, e hoje tô com uma AMD RX 6600. Pro que eu faço que é jogar de vez em quando, editar uns vídeos e trabalhar com Photoshop tá mais que bom.

Mas se você quer ray tracing pesado ou joga competitivo em nível profissional, talvez uma NVIDIA te atenda melhor.

O lance da AMD é que ela entrega um ótimo custo-benefício. Só que tem que ser honesto: o ray tracing ainda é o ponto fraco. Agora, se você quer jogar em 1080p ou até 1440p com qualidade alta e não liga tanto pra RT, a AMD é uma escolha bem esperta.

5 curtidas

Minha experiência com a AMD foi meio turbulenta no começo. Peguei uma RX 570 na época e tive bastante dor de cabeça com drivers.

Travava, fechava jogo do nada… foi chato. Só que, depois de muitas atualizações, a estabilidade melhorou bastante. Atualmente estou com uma RX 6700 XT e não tenho do que reclamar.

O desempenho é ótimo, consumo de energia equilibrado e temperatura sempre controlada. Acho que hoje a AMD tá num ponto em que vale sim a pena, desde que você saiba o que esperar e mantenha os drivers sempre atualizados.

7 curtidas

Como saber se preciso trocar a placa de vídeo?

5 curtidas

Cara, eu sou entusiasta de hardware e tava na dúvida entre investir numa NVIDIA RTX 4080 ou experimentar a Radeon RX 9070 Predator Bifrost.

E te digo: que MONSTRO de placa. Com ela eu consegui jogar tudo no ultra em 4K, com um desempenho super estável. O sistema de refrigeração é silencioso e eficiente, o design é animal e os recursos que a AMD colocou, tipo o FSR 3, estão finalmente no nível que a gente espera pra brigar com DLSS.

Paguei menos do que pagaria numa placa NVIDIA de desempenho semelhante. Então pra mim, valeu muito a pena, sim! Especialmente se você quer extrair potência bruta sem pagar o “imposto verde” da NVIDIA.

4 curtidas

Olha, eu percebi que precisava trocar a placa de vídeo quando comecei a sentir que meus jogos estavam ficando cada vez mais travados, mesmo em configurações que antes rodavam de boa.

Eu jogava bastante Warzone, Cyberpunk 2077 e Hogwarts Legacy, e do nada comecei a ter umas quedas bruscas de FPS, do tipo sair de 80 pra 20 do nada. Aí não tem paciência que aguente. Além disso, os gráficos começaram a demorar pra carregar textura, sabe?

A imagem ficava meio borrada e depois “popava” do nada. Fiz de tudo: limpei os drivers, otimizei com o GeForce Experience, formatei… nada resolvia. Foi aí que vi que minha GTX 1060, que já era antiga, tinha chego no limite. Depois que troquei por uma RTX 3060, a diferença foi absurda.

Voltou a ser prazeroso jogar. Então, no meu caso, a dica é: se o que antes rodava bem começou a engasgar, mesmo com manutenção em dia, é hora de considerar o upgrade.

5 curtidas

Eu trabalho com edição de vídeo, e no começo minha placa de vídeo dava conta tranquilo. Eu usava bastante o Premiere e o DaVinci Resolve, e os projetos fluíam numa boa.

Só que com o tempo, os projetos ficaram mais pesados, comecei a trabalhar com 4K, efeitos, correção de cor… e aí a coisa desandou. A renderização começou a demorar uma eternidade, a timeline travava toda hora, e até pra fazer pequenas pré-visualizações eu perdia minutos preciosos.

A placa era uma RX 580 que me serviu muito bem, mas chegou num ponto que ela já não acompanhava mais minha demanda profissional.

Troquei por uma RTX 4070 e, sério, foi um alívio. Então, pra mim, ficou claro que era hora de trocar quando comecei a perder produtividade, e o hardware virou gargalo mesmo.

4 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

5 curtidas

No meu caso, eu sempre gosto de acompanhar benchmarks e lançamentos de hardware. Não é que eu troco de placa todo ano, mas eu fico de olho na evolução.

O ponto de virada pra mim foi quando vi que minha placa antiga, uma GTX 970, já nem aparecia mais nos testes atuais de desempenho. Quando comecei a ver que jogos novos estavam recomendando placas da série 2000 da NVIDIA como mínimo, aí liguei o alerta.

Também percebi que alguns programas estavam pedindo suporte a tecnologias que minha placa nem tinha, tipo Ray Tracing ou DLSS. Então, mesmo que ela ainda “funcionasse”, estava ficando ultrapassada.

Acho que o sinal é esse: quando seu hardware já não acompanha as tecnologias que o mercado está usando e você começa a ficar pra trás até nos requisitos mínimos.

5 curtidas