Estou procurando obras que proporcionem uma visão abrangente e aprofundada dos eventos e movimentos históricos que moldaram o mundo em que vivemos. Quais são os livros essenciais para entender a história mundial?
Pra quem quer uma visão ampla e detalhada da história mundial, eu recomendo ‘Uma Breve História do Mundo’ de Geoffrey Blainey. Ele faz um apanhado geral desde a pré-história até os dias atuais de forma bem acessível.
Outro que eu gostei muito foi ‘Sapiens’, do Yuval Noah Harari. Ele foca na evolução da espécie humana e como isso moldou as sociedades ao longo do tempo.
Esses dois livros me ajudaram muito a entender melhor os grandes eventos e processos que definiram o mundo como conhecemos hoje.
Se você está começando a se aprofundar em história mundial, eu sugiro começar com ‘Armas, Germes e Aço’, do Jared Diamond.

Ele explica como as diferenças no desenvolvimento das sociedades ao redor do mundo estão ligadas a fatores ambientais e geográficos.
Quando comecei a me interessar por história mundial, eu li ‘Os Pilares da Terra’, de Ken Follett, e foi uma experiência transformadora.
Embora seja um romance histórico, ele oferece uma visão muito rica sobre a Idade Média na Europa.
Acho que ‘Sapiens’ é indispensável pra entender o desenvolvimento das civilizações. Yuval Noah Harari tem uma forma muito clara de apresentar como os seres humanos se organizaram ao longo dos milênios. Outro livro que me marcou foi ‘O Declínio e a Queda do Império Romano’, de Edward Gibbon. Ele é um clássico e, mesmo sendo mais denso, oferece uma análise profunda sobre um dos eventos mais significativos da história.
Se você quer mergulhar de cabeça na história mundial, ‘Uma Breve História da Humanidade’ é uma ótima pedida. Harari escreve de um jeito cativante e faz a gente pensar sobre os grandes eventos que moldaram nosso presente. Além disso, ‘A Ascensão e a Queda das Grandes Potências’, de Paul Kennedy, também foi uma leitura muito enriquecedora. Ele traça a evolução das principais nações ao longo da história e como fatores econômicos e militares influenciaram o poder global.
Gostei muito dessas dicas de livros, mas queria um de história geral, qual o melhor?
Eu sou super fã de história e já li alguns livros, mas se tivesse que escolher o melhor livro de história geral, eu indicaria o “História da Civilização” do Will Durant.
Na verdade, é uma coleção de livros, mas o primeiro volume, “Our Oriental Heritage”, é simplesmente incrível. O que me encanta é como Durant consegue fazer um panorama completo da história humana, cobrindo civilizações antigas como a Mesopotâmia, Egito, Índia e China, e mostrando como essas culturas influenciaram o desenvolvimento do mundo moderno.
A escrita dele é muito acessível, não é aquele texto acadêmico chato que você encontra em muitos livros de história. Pelo contrário, ele escreve de uma forma envolvente, quase como se estivesse te contando uma história.
E não é só sobre guerras e governantes Durant também foca muito nas culturas, religiões, artes e filosofias dessas civilizações, o que, pra mim, é essencial pra entender a história como um todo.
Recomendo ver esse vídeo, tem bons títulos nele!
Pra mim, o melhor livro de história geral, sem dúvida, é o “História do Mundo” de J.M. Roberts. Eu terminei de ler no ano passado e fiquei impressionado com a forma como ele consegue fazer uma narrativa coesa de eventos históricos que vão desde a pré-história até o século XXI. O que eu mais gosto nesse livro é que ele não foca apenas na história do Ocidente, mas também dá muita atenção às civilizações asiáticas, africanas e às culturas pré-colombianas da América.
Roberts é muito bom em contextualizar os eventos, o que te ajuda a entender como as coisas estão conectadas. Por exemplo, ele explica como a Revolução Industrial influenciou as mudanças políticas e sociais ao redor do mundo, e como o colonialismo europeu impactou o desenvolvimento de várias regiões. O texto é fluido, claro, mas ao mesmo tempo é muito detalhado ideal pra quem quer uma visão global da história.
Eu comecei com ‘Sapiens’ do Harari, que é muito popular, e realmente gostei. Ele oferece uma perspectiva ampla, desde o surgimento do Homo sapiens até os dias atuais.
Recomendo ver esse vídeo, depois de ver fiquei com vontade de ler!
Pra quem quer entender as grandes dinâmicas da história mundial, recomendo ‘Armas, Germes e Aço’ do Jared Diamond, porque ele explica de uma maneira super interessante como a geografia e o ambiente moldaram as civilizações. Um outro que eu amei foi ‘História do Mundo em Seis Copos’, do Tom Standage. É bem curioso, ele usa seis bebidas (como cerveja, vinho e café) pra mostrar como elas influenciaram a história. Achei genial!
Se o objetivo é entender a história mundial, ‘Uma Breve História do Século XX’ do Geoffrey Blainey é uma leitura fantástica.
Ele cobre os principais eventos do século passado de uma maneira bem clara e acessível.
Pra quem se interessa pela história das civilizações, dois livros que considero obrigatórios são ‘Civilização: Ocidente e os Outros’, do Niall Ferguson, e ‘Os Subterrâneos da Liberdade’, de Érico Veríssimo.

O primeiro é mais acadêmico, com foco na história ocidental e sua influência global.
Já o segundo é um romance histórico que aborda temas da escravidão no Brasil, mas que nos faz refletir sobre questões mais amplas de liberdade e opressão ao longo da história.
Se você quer ter uma visão ampla da história humana, eu começaria com ‘Sapiens’ do Harari, que é bem direto e fácil de ler. Ele cobre praticamente tudo, desde a revolução cognitiva até a era moderna. Depois, ‘Civilização’ de Niall Ferguson é outra ótima escolha, especialmente se você quer entender mais sobre o impacto do Ocidente no mundo. Esses dois livros me deram uma base sólida pra entender a história mundial.
Eu sempre recomendo ‘A História do Mundo para Quem Tem Pressa’, de Emma Marriott. Ele é perfeito pra quem quer uma visão geral e rápida dos principais eventos da história.
Outro livro excelente é ‘Civilização’, do Niall Ferguson, que explora como o Ocidente se tornou dominante.
São dois livros que ajudam a construir uma base sólida de conhecimento histórico.
Acho que esses links podem te interessar, dá uma olhada!
- Quais são os melhores livros sobre economia?
- Quais os melhores livros para estudar para concurso?
- Quais os melhores livros de documentários do momento?
- Quais os melhores livros de terror do momento?
- Quais livros me ajudariam a melhorar minhas habilidades de escrita?
- Quais livros são recomendados para aprender sobre investimentos?