Tô tentando controlar a oleosidade, mas tem produto que piora. Alguma marca que realmente limpa sem agredir?
Eu também sou #teambaratinho e confesso que o Seda Pureza Refrescante me surpreendeu. A fórmula com chá-verde e extratos cítricos (sem sal) dá aquela sensação de couro cabeludo limpinho sem deixar as pontas “gritando” por hidratação.
Faz boa espuma, tem cheiro fresco de banho tomado e segura a oleosidade por boa parte do dia — ótimo para quem lava com frequência ou vive no calor.
Pra quem indicaria: cabelos mistos a oleosos que buscam limpeza leve a média no dia a dia.
Ponto de atenção: se seu fio é seco ou com química, vale alternar com um shampoo mais hidratante para não ressecar.
Dicas rápidas de uso
- Aplique só na raiz e deixe a espuma escorrer para as pontas.
- Enxágue com água morna e finalize com condicionador ou máscara nas pontas.
- Usa muito leave-in/spray? Faça anti-resíduos 1x/quinzena para potencializar o efeito.
No geral, entrega limpeza, frescor e preço amigo — aquele achado de mercado que resolve sem complicar.
Já testei vários shampoos pra cabelo oleoso, e cada um tem pontos fortes e fracos. Vou dividir em tópicos:
Elseve Hydra-Detox
Transparente, com cheiro leve e sensação de frescor imediata. Limpa bem sem “arrancar” toda a hidratação, então é uma boa opção para dias em que quero equilíbrio entre limpeza e maciez.
Quando usei diariamente junto com o condicionador da mesma linha, notei que a raiz voltava a ficar oleosa mais rápido; resolvi alternando o condicionador por algo mais leve ou usando só nas pontas. Indico para quem busca um uso cotidiano suave, especialmente se o comprimento tende a ressecar.
- Prós: textura transparente, dá uma boa sensação de frescor, cheiro leve.
- Contras: se usado todo dia com o condicionador da mesma linha, achei que deixa a raiz oleosa de novo rápido.
Clear Antioleosidade
Transparente, com cheiro leve e sensação de frescor imediata. Limpa bem sem “arrancar” toda a hidratação, então é uma boa opção para dias em que quero equilíbrio entre limpeza e maciez.
Quando usei diariamente junto com o condicionador da mesma linha, notei que a raiz voltava a ficar oleosa mais rápido; resolvi alternando o condicionador por algo mais leve ou usando só nas pontas.
Indico para quem busca um uso cotidiano suave, especialmente se o comprimento tende a ressecar.
- Prós: limpeza profunda, sensação refrescante no couro cabeludo, segura a oleosidade por mais tempo.
- Contras: se usado em excesso, pode ressecar e causar efeito rebote; precisa tomar cuidado com o condicionador.
Seda Pureza Refrescante
Cumpre a proposta de remover a oleosidade com preço acessível e aquele aroma de chá-verde de banho recém-tomado. No meu cabelo, limpa rápido e deixa sensação de leveza, mas pode ressecar as pontas se eu não finalizar com condicionador.
Gosto de usar nos dias em que lavo todo dia e não quero gastar muito, sempre finalizando apenas no comprimento para manter o balanço.
- Prós: preço super acessível, cheiro fresco de chá verde, remove bem a oleosidade.
- Contras: resseca as pontas, precisa sempre de condicionador leve nas extremidades.
No meu caso, intercalar Clear e Seda funcionou melhor. Elseve eu uso só quando quero algo mais suave.
Já usei tanto linhas de farmácia quanto profissionais, e vou dizer: dá diferença, mas não quer dizer que barato não funcione.
-
L’Oréal Professionnel Pure Resource
-
Resultado: limpeza muito boa, sem deixar os fios duros.
-
Ponto negativo: preço alto, e precisa dosar a frequência porque pode ressecar.
-
-
Ducray Sabal
-
Resultado: controla bastante a oleosidade, dura mais dias limpo.
-
Ponto negativo: é caro e difícil de achar fora de grandes farmácias.
-
-
Pantene (linhas comuns)
-
Resultado: brilho bonito, mas pra cabelo oleoso não segura nada. No dia seguinte já parece sujo.
-
Ponto negativo: excesso de silicones pode pesar na raiz.
-
-
Seda e Clear
-
Resultado: mesmo não sendo “profissionais”, cumprem bem o papel. Seda é mais suave, Clear é mais agressivo.
-
Ponto positivo: preço baixo, fácil de encontrar em qualquer mercado.
-
No geral, se o orçamento tá apertado, dá pra se virar muito bem com Seda ou Elseve, intercalando com um shampoo antirresíduos a cada 10 dias.
Também sofria bastante com oleosidade e só consegui equilibrar depois que descobri algumas combinações certeiras. Hoje, alterno entre três marcas que fazem diferença real no meu cabelo:
- Elseve Hydra-Detox 48h – uso o condicionador só no comprimento e já sinto o cabelo mais leve, sem pesar na raiz. A linha ajuda a segurar a oleosidade e ainda mantém a hidratação equilibrada.
- Seda Óleo Hidratação – aplico em pouca quantidade e ele segura bem o frizz, deixando os fios mais macios sem perder movimento.
- Granado Terrapeutics de Sálvia – é o mais natural dos três, ótimo para quem busca leveza no dia a dia, porque não pesa nada e deixa uma sensação de frescor no couro cabeludo.
Essa combinação me ajudou a manter os fios limpos por mais tempo, mas sem aquele ressecamento que muitos shampoos para oleosidade causam.
O segredo é ajustar a quantidade de produto e intercalar os tipos de fórmula conforme a necessidade do cabelo.
Já que estamos falando de saúde capilar, alguns temas também podem ser interessantes:
Alguém sabe me dizer se Clear Man funciona realmente para o controle de oleosidade?
Uso Clear Men Limpeza Profunda e achei bom pra controlar oleosidade sim. Ele limpa bem a raiz e dá sensação de frescor, mas se usar todo dia pode ressecar um pouco as pontas.
Minha dica é intercalar com um shampoo mais leve e sempre passar condicionador só nas extremidades do cabelo, senão pesa.
Pra mim o melhor é o Pure Resource da L’Oréal Professionnel. É de salão, dá aquela limpeza profunda, mas não deixa o cabelo duro. Uso de vez em quando o condicionador da mesma marca, só nas pontas mesmo.
Também testei o Granado Sálvia & Confrey e foi um achado. Tem aquele cheiro herbal suave, faz espuma na medida e limpa sem agredir, não senti coceira nem ardor no couro cabeludo. No meu caso, ajuda a controlar a oleosidade sem deixar o comprimento áspero.
O condicionador é bem leve mesmo: desembaraça sem pesar, ótimo pra fios finos ou pra usar nos dias em que a raiz já nasce oleosa.
Como uso pra funcionar melhor: aplico o shampoo só na raiz, deixo agir 1–2 min e deixo a espuma descer para as pontas; o condicionador vai apenas no comprimento. Quando faço química, intercalo com um mais hidratante 1–2x/semana.
Prós
- Frescor imediato e couro cabeludo calmo
- Leveza real (não “murcha” o cabelo)
- Cheiro discreto, de banho limpo
Atenção
- Em cabelos muito secos, vale alternar com algo mais nutritivo
No geral, é aquele combo limpeza gentil + zero peso — perfeito pro dia a dia de quem quer raiz limpa e comprimento solto.
-
Clear Women Limpeza Diária
-
Ponto forte: sensação de couro cabeludo limpo por mais tempo, principalmente em dias de calor ou depois de academia.
-
É transparente, faz bastante espuma e deixa aquele frescor típico de shampoo antioleosidade.
-
O problema é que, se usado todos os dias, pode dar efeito rebote — no meu caso, a raiz começou a ficar oleosa mais rápido depois de uma semana de uso contínuo.
-
-
Pantene Micelar Purifica & Hidrata
-
É mais suave, não resseca tanto as pontas e tem cheiro bem leve.
-
A proposta micelar realmente dá uma limpeza equilibrada: tira a oleosidade sem agredir o fio.
-
Por outro lado, percebi que ele não segura tanto a oleosidade quanto o Clear — no dia seguinte já começo a sentir a raiz mais pesada.
-
No resumo:
-
Clear é ótimo pra dias em que o cabelo está muito oleoso e precisa de uma faxina mais pesada.
-
Pantene Micelar funciona melhor no uso diário, quando você quer manter os fios limpos sem agredir.
Uso o Dove Óleo-Micelar quando quero brilho e leveza. Quando a raiz tá pesada, vou de Seda Pureza Refrescante
O Pantene Micelar é ótimo pra uso diário, mas não segura muito a oleosidade. O Clear Women limpa mais fundo e dura mais tempo.
Shampoo L’Oréal Paris Elseve Hydra-Detox é impecável! E o melhor de tudo é que você pode encontrar ele por menos de R$ 50 em drogarias, mercado e até na internet.
Você pode comprar também diretamente no site da L’Óreal: