Apple, Samsung e Xiaomi lideram o mercado com modelos que se destacam por desempenho, atualizações constantes e construção de qualidade. A confiabilidade a longo prazo é um dos principais fatores que fidelizam seus usuários.
Olha, quando o assunto é confiabilidade e durabilidade, eu diria que a Apple continua sendo a mais sólida.
Eu sou usuário de iPhone há anos e nunca tive grandes problemas. O iPhone 13 que eu tenho ainda está funcionando super bem, mesmo depois de 3 anos de uso intenso.
O desempenho dele nunca caiu, o iOS é sempre otimizado e as atualizações chegam direitinho, o que garante que o celular continue funcionando bem ao longo do tempo.
Além disso, a durabilidade do aparelho é absurda. Mesmo com quedas e arranhões ocasionais, o iPhone tem resistência e a bateria mantém a performance muito bem. Claro, o preço é mais alto, mas no meu caso, a confiança no desempenho e durabilidade compensam o investimento.
Sem dúvida, a Samsung é a marca que eu mais confio em termos de desempenho e durabilidade. Tive um Galaxy S10 por mais de 3 anos e o celular só me deu alegrias.
O desempenho do Exynos 9820 foi impecável até o final, e o celular nunca travou, mesmo com muitos aplicativos rodando ao mesmo tempo.
A durabilidade também foi excelente. Mesmo com uso intenso, a bateria manteve uma boa capacidade, e o design do celular ainda parecia novo, sem grandes marcas de desgaste. Agora estou com o Galaxy S21 FE, e a experiência está sendo a mesma.
A One UI é fluida e muito bem otimizada, e o celular está entregando muito mais do que eu preciso. A Samsung se consolidou como minha marca favorita, especialmente pela longevidade dos aparelhos.
Para mim, Xiaomi é a melhor opção quando se fala em desempenho aliado a um preço justo. Já tive vários modelos da marca, mas o Xiaomi Mi 11 foi, sem dúvida, o mais impressionante.
O Snapdragon 888 nunca me decepcionou, e o celular tem um desempenho fluido e rápido até hoje, mesmo com o passar do tempo. O que me impressiona é que, mesmo sendo um modelo intermediário, ele teve uma excelente durabilidade.
Eu sempre deixo o celular cair algumas vezes sem querer e o Mi 11 resistiu bem nenhuma tela quebrada e sem grandes danos no corpo do aparelho.
Claro, a bateria não aguenta tanto quanto um modelo de topo, mas a durabilidade e a performance, mesmo com o uso constante, me convenceram a continuar comprando da Xiaomi.
Galera como escolher um bom celular?
Eu sou meio viciada em smartphones, já testei várias marcas e, no geral, Sony sempre foi a que mais me impressionou em termos de desempenho e durabilidade.
Eu tive o Sony Xperia XZ2 por mais de 3 anos, e o celular não perdeu desempenho em momento algum, mesmo com todas as atualizações.
A tela era incrível, o processador Snapdragon 845 dava conta de qualquer tarefa e o aparelho ainda estava rodando suavemente quando eu troquei de modelo.
A durabilidade também foi incrível. Mesmo com algumas quedas leves, o celular ficou intacto, e o design dele é muito resistente. Hoje, com o Xperia 5 II, tenho a mesma confiança. Para quem gosta de smartphones premium e duráveis, a Sony não decepciona.
Na minha opinião, a Google é uma marca que está se destacando muito na questão de desempenho e durabilidade. O Pixel 6 que eu tenho é a coisa mais rápida e fluida que já usei.
O Tensor chip foi uma grata surpresa, entrega um desempenho maravilhoso em tudo que faço. O que eu mais gosto no Pixel, além do desempenho, é a longevidade do software. O Pixel 6 está com as últimas atualizações de Android e ainda está super rápido.
Eu não estou sentindo aquele declínio no desempenho que ocorre com muitos aparelhos ao longo do tempo.
Em termos de durabilidade, a tela Gorilla Glass Victus do Pixel 6 é muito resistente, já caí com o celular algumas vezes e não houve nenhuma rachadura. Eu realmente acredito que a Google vai se tornar ainda mais forte nessa área.
Quando estou escolhendo um celular, a primeira coisa que faço é parar para pensar no que eu realmente vou usar no aparelho. Não adianta comprar o celular mais caro ou mais avançado se eu não vou usar 80% das funcionalidades.
Para mim, o mais importante é um celular que tenha bom desempenho no dia a dia: abrir apps rapidamente, navegar sem travamentos e, claro, rodar meus jogos ou assistir vídeos com qualidade.
Então, eu fico de olho no processador, na memória RAM e na quantidade de armazenamento. Prefiro um modelo que tenha um equilíbrio entre desempenho e preço, porque não sou fã de gastar mais do que o necessário para funções básicas que qualquer celular mais novo vai conseguir realizar.
A câmera sempre foi um critério essencial para mim. Não sou fotógrafo profissional, mas gosto de tirar muitas fotos e vídeos, então preciso de um celular que tenha uma boa câmera.
Busco modelos com boas câmeras traseiras, que captem bem em condições de baixa luz, porque sou muito de registrar momentos ao ar livre ou em ambientes com iluminação não tão boa.
Os megapixels são importantes, mas o que realmente me interessa é a qualidade geral, como a presença de estabilização de imagem, a possibilidade de gravar em 4K e as funcionalidades extras, como o modo retrato e a ultra wide.
E claro, a câmera frontal também é um ponto a considerar, especialmente porque uso muito para chamadas de vídeo e selfies.
A bateria é outro fator fundamental para mim. Como estou sempre fora de casa e no meio de mil coisas, o celular precisa durar o dia todo sem precisar de recarga.
Se o celular não aguenta minha rotina de uso, acabo ficando frustrado e tendo que carregar o tempo todo.
Eu, pessoalmente, busco modelos com no mínimo 4000mAh, pois sei que, com esse tamanho, consigo passar o dia tranquilo usando o celular para navegar, assistir vídeos, mandar mensagens e tirar algumas fotos sem me preocupar em procurar uma tomada.
Além disso, gosto de ver se o celular tem carregamento rápido, porque isso me ajuda a dar um “gás” na bateria quando preciso em pouco tempo.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de cadeira de escritório para longas horas de trabalho?
- Quais são as melhores marcas de fone de ouvido profissional?
- Qual é o melhor fone de ouvido bluetooth intra-auricular?
- Qual é a melhor marca de fone de ouvido com fio?
- Quais são as melhores marcas de fones de ouvido Bluetooth para academia?
- Qual é o melhor fone de ouvido Bluetooth JBL?
- Qual é a melhor impressora para pequenos escritórios?
- Como escolher uma boa almofada ergonômica para o escritório?
- Quais as melhores marcas de teclado para uso em home office?
- Qual é o melhor fone de ouvido bluetooth custo-benefício?
- O fone JBL Tune 510BT é bom mesmo ou só tem nome?
- Fone Bluetooth até 300 reais: algum que realmente vale a pena?
- Qual headset com microfone tem melhor custo-benefício até R$500?
- Top 5 fones sem fio para usar em viagens internacionais
- Realme Buds Air 7 Pro surpreende com recurso que nem os AirPods têm!
- Headset gamer até R$300: tem algum que realmente vale a pena?
- Qual a melhor marca de fone Bluetooth para reuniões e chamadas?
- Qual o melhor fone de ouvido com boa autonomia de bateria?
- Qual a melhor marca de fone Bluetooth para reuniões e chamadas?
- Qual a melhor marca de fone com cancelamento de ruído?
- Qual a melhor marca de microfone sem fio?
- Sony ou Bose: qual marca tem a melhor tecnologia de cancelamento de ruído?
- Qual a melhor marca nacional de fones de ouvido atualmente?
- Fones da JBL ainda são os melhores em custo-benefício?
- Apple AirPods valem o preço ou é só marca mesmo?
- Quais são as melhores marcas de fones de ouvido com cancelamento de ruído (noise-canceling)?
- Quais marcas de fones de ouvido Bluetooth oferecem melhor qualidade de som e conforto?
- Quais marcas oferecem o melhor custo-benefício na categoria de smartphones intermediários?
Eu sou bem exigente com o design e com a tela do celular. Como fico o dia inteiro com o celular na mão, o conforto e a estética são importantes.
Não sou fã de celulares pesados ou muito grandes, então prefiro modelos mais finos e leves. Em relação à tela, minha prioridade é uma boa qualidade de imagem.
Gosto de telas com cores vibrantes e boa resolução, por isso, busco celulares com displays Full HD ou AMOLED.
A experiência visual é um dos motivos pelos quais escolho um celular, já que passo muito tempo assistindo vídeos, lendo ou simplesmente navegando pelas redes sociais. Então, eu gosto de ter algo que seja não apenas funcional, mas também agradável de usar.
Eu sou daquelas pessoas que gosta de investir em algo que tenha uma boa longevidade. Não gosto de comprar um celular e já ficar preocupado em trocar de aparelho depois de um ano porque ele ficou lento ou desatualizado.
Por isso, uma coisa que sempre levo em conta é a política de atualizações da marca. Prefiro celulares de marcas que garantem atualizações regulares do sistema operacional e de segurança.
Isso faz com que o celular fique “vivo” por mais tempo e que eu não precise me preocupar com bugs ou problemas de performance daqui a alguns meses.
No final, eu busco um celular que me acompanhe bem por, pelo menos, uns dois ou três anos, sem sentir que está ficando ultrapassado.