Motorola, Xiaomi (linha Redmi/POCO) e Realme são ótimas opções para quem quer bom desempenho sem gastar tanto. Esses modelos intermediários entregam câmeras decentes, boa bateria e performance satisfatória.
Para mim, a Xiaomi é a melhor marca quando se trata de custo-benefício no mercado de smartphones intermediários. Eu já comprei o Redmi Note 11 e não me arrependo nem um pouco.
O celular tem processador bom (Snapdragon 680), uma bateria duradoura de 5.000 mAh e uma tela AMOLED que é excelente para a faixa de preço.
Ele roda praticamente todos os apps e jogos de forma tranquila. Além disso, o design é bem bonito, apesar de ser um modelo mais acessível.
O melhor é que, por um preço tão baixo, você não fica na mão, principalmente quando o comparo com outras marcas de entrada.
Claro que não é um celular top de linha, mas a performance dele é surpreendente para o valor que paguei.
Eu sou super fã da Samsung na categoria intermediária. O Galaxy A52 foi o meu último celular, e posso dizer que é uma excelente opção para quem não quer gastar muito e ainda assim ter um bom desempenho.
O aparelho tem uma tela Super AMOLED com 90Hz de taxa de atualização, o que, sinceramente, deixa a experiência de navegação muito mais fluida.
A câmera, para a faixa de preço, é muito boa, especialmente no modo noturno. Eu gostei muito do sistema One UI também, que é bem limpo e fácil de usar.
O único ponto negativo que eu diria é que a bateria poderia ser um pouco melhor, mas isso depende do uso de cada um. No geral, para quem quer um celular equilibrado em todos os aspectos, o A52 é uma escolha excelente.
Eu sou bem fanático por custo-benefício e sempre procuro a melhor opção no mercado. Para smartphones intermediários, eu não tenho dúvida: a Motorola sempre foi minha escolha. O Moto G60 foi o meu celular por um bom tempo e, para mim, ele tem um desempenho muito bom pelo preço.
Ele tem uma tela de 120Hz, que é maravilhosa para quem gosta de uma navegação mais fluida, e a câmera de 108MP me surpreendeu. Pode não ser uma câmera de flagship, mas para a categoria intermediária, eu achei que ele entrega bem.
A bateria de 6.000 mAh também é um grande destaque eu consigo usar o celular o dia todo sem problema algum. Em termos de performance, ele roda tudo com uma boa fluidez, até jogos mais pesados.
Acho que, para quem quer um celular com especificações boas sem pagar tanto, a Motorola é uma das melhores opções.
Eu acho que a Realme tem um custo-benefício excelente, especialmente na linha Realme 8 Pro. O celular tem um design super elegante e um ótimo desempenho para o preço.
A câmera de 108MP é ótima para quem curte tirar fotos com boa qualidade, e o desempenho do Snapdragon 720G é muito bom para o uso diário e jogos mais leves.
O que me impressionou foi a bateria de 4.500 mAh, que dura bem o dia inteiro, mesmo com uso moderado. Eu não sou muito exigente com jogos pesados, mas o Realme 8 Pro dá conta de tudo com facilidade.
O preço dele também é mais acessível quando comparado com outras marcas de mesmo nível, o que faz dele uma excelente opção para quem quer qualidade sem pagar um valor absurdo.
Como escolher um bom celular intermediário?
Se eu tivesse que escolher a melhor opção de custo-benefício em smartphones intermediários, com certeza seria a Poco, mais especificamente o Poco X3 Pro.
Esse celular tem um processador Snapdragon 860, o que significa que ele tem uma performance muito acima da média para a faixa de preço.
Eu uso bastante para jogar, e a experiência tem sido excelente. O celular não engasga, mesmo com jogos mais pesados.
Fora isso, a bateria de 5.160 mAh aguenta bem um dia de uso intenso, o que é ótimo. Ele tem também uma tela Full HD+ de 6,67 polegadas e taxa de atualização de 120Hz, o que torna a navegação e o consumo de mídia bem agradáveis. Eu diria que, no custo-benefício, ele é imbatível.
Quando vou escolher um celular intermediário, a primeira coisa que olho é o equilíbrio entre preço e desempenho. Eu não estou buscando o celular mais barato, mas também não quero pagar mais por um aparelho que ofereça recursos que eu não preciso.
Então, fico de olho no processador e na quantidade de RAM. Por exemplo, se o celular tem um chip de última geração e uma boa quantidade de memória, isso significa que ele vai aguentar bem as tarefas do dia a dia, como navegar na internet, usar redes sociais, jogar alguns jogos mais leves e até rodar aplicativos mais pesados sem travar.
Sempre busco algo que me ofereça uma boa performance por um preço justo, sem exageros.
Outro ponto crucial para mim é a autonomia da bateria. Como estou sempre em movimento, seja trabalhando ou resolvendo coisas durante o dia, um celular intermediário precisa ter uma boa duração de bateria.
Não consigo mais ficar preso a um carregador o tempo todo. Então, busco modelos com pelo menos 4000mAh ou mais.
Além disso, vejo se o aparelho tem carregamento rápido, porque, às vezes, em um dia agitado, ter a capacidade de carregar rapidamente é um grande diferencial. Isso me dá mais liberdade e menos preocupação com o tempo de uso.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de cadeira de escritório para longas horas de trabalho?
- Quais são as melhores marcas de fone de ouvido profissional?
- Qual é o melhor fone de ouvido bluetooth intra-auricular?
- Qual é a melhor marca de fone de ouvido com fio?
- Quais são as melhores marcas de fones de ouvido Bluetooth para academia?
- Qual é o melhor fone de ouvido Bluetooth JBL?
- Qual é a melhor impressora para pequenos escritórios?
- Como escolher uma boa almofada ergonômica para o escritório?
- Quais as melhores marcas de teclado para uso em home office?
- Qual é o melhor fone de ouvido bluetooth custo-benefício?
- O fone JBL Tune 510BT é bom mesmo ou só tem nome?
- Fone Bluetooth até 300 reais: algum que realmente vale a pena?
- Qual headset com microfone tem melhor custo-benefício até R$500?
- Top 5 fones sem fio para usar em viagens internacionais
- Realme Buds Air 7 Pro surpreende com recurso que nem os AirPods têm!
- Headset gamer até R$300: tem algum que realmente vale a pena?
- Qual a melhor marca de fone Bluetooth para reuniões e chamadas?
- Qual o melhor fone de ouvido com boa autonomia de bateria?
- Qual a melhor marca de fone Bluetooth para reuniões e chamadas?
- Qual a melhor marca de fone com cancelamento de ruído?
- Qual a melhor marca de microfone sem fio?
- Sony ou Bose: qual marca tem a melhor tecnologia de cancelamento de ruído?
- Qual a melhor marca nacional de fones de ouvido atualmente?
- Fones da JBL ainda são os melhores em custo-benefício?
- Apple AirPods valem o preço ou é só marca mesmo?
- Quais são as melhores marcas de fones de ouvido com cancelamento de ruído (noise-canceling)?
- Quais marcas de fones de ouvido Bluetooth oferecem melhor qualidade de som e conforto?
Embora eu não precise de uma câmera de celular de topo de linha, a qualidade da câmera é um fator importante para mim. No celular intermediário, o que eu busco são câmeras que me proporcionem fotos nítidas e boas em diferentes condições de luz.
Eu sou aquele tipo de pessoa que gosta de tirar fotos espontâneas, principalmente em viagens e em momentos do dia a dia, então a câmera precisa ser versátil.
Procuro sempre ver quantos megapixels tem, mas também não me prendo só a isso; a qualidade do software e a presença de recursos extras, como modo noturno ou ultra wide, também fazem toda a diferença para mim.
Para mim, o design de um celular intermediário também importa. Eu quero algo que tenha um visual bonito e que se encaixe no meu estilo.
Não gosto de celulares muito grandes, então prefiro os modelos com telas de 6 polegadas a 6,5 polegadas. Também sou fã de telas com boa resolução e cores vibrantes, então busco aqueles com display Full HD+ ou AMOLED.
Acho que uma tela boa faz toda a diferença na hora de assistir a vídeos ou navegar por conteúdos na internet.
Não sou tão exigente quanto a celulares top de linha, mas não abro mão de uma tela que me proporcione uma boa experiência visual.