Quero comprar um novo piano acústico, quais as melhores marcas?
Quando comecei a tocar piano, eu procurava algo que fosse robusto, mas que também oferecesse uma sonoridade profunda.
Depois de muita pesquisa, optei por um Steinway & Sons e até hoje sinto que foi uma das melhores decisões.
A qualidade sonora deles é inigualável! O toque nas teclas é suave, mas com uma resposta firme, ideal para controlar a intensidade da música.
E mesmo anos depois, ele continua perfeito, com um som límpido e ressonante. Embora seja caro, o investimento valeu cada centavo, pois além da durabilidade, a Steinway oferece um atendimento excepcional.
Eu sou apaixonado por meu Yamaha acústico! Lembro que quando decidi comprá-lo, fui seduzido pela reputação da marca em oferecer pianos com uma ótima relação custo-benefício. O que mais me impressiona é a clareza das notas agudas e a profundidade dos graves.
Além disso, o acabamento do piano é impecável, com uma madeira refinada que torna o instrumento uma verdadeira peça de arte na sala de estar.
Para quem está em dúvida, recomendo muito a Yamaha, especialmente pela durabilidade e pelo som cristalino que eles conseguem entregar.
Sou pianista profissional e já toquei em diversos tipos de piano ao longo da minha carreira. No entanto, se há uma marca que sempre me encanta é a Kawai.
Esses pianos possuem uma construção sólida e o timbre deles é algo especial, com um som suave e aveludado.
O meu é um Kawai RX-2, e eu amo a forma como ele se adapta a vários estilos de música, seja clássica, jazz ou pop. Para quem gosta de sensibilidade no toque e uma resposta precisa, acho que a Kawai oferece uma experiência realmente imersiva.
Dá uma olhada nesses links pode gostar!
Tenho um carinho enorme pelo meu Fazioli. É uma marca italiana que não é tão conhecida como Yamaha ou Steinway, mas a qualidade é simplesmente extraordinária.
Eu diria que a Fazioli cria pianos de uma maneira quase artesanal, o que confere uma sonoridade única e muito refinada.
O meu modelo é um Fazioli F228, e ele tem uma projeção de som impressionante, o que é ideal para apresentações em grandes espaços.
Para quem busca exclusividade e um timbre realmente sofisticado, Fazioli é uma escolha magnífica é a melhor marca de piano acústico que já usei!
Gente como faço pra escolher um bom piano?
Já toquei em muitos pianos, mas o Bechstein é, para mim, um dos melhores. Esta marca alemã tem uma história incrível e fabrica pianos que oferecem um timbre claro e refinado.
A experiência de tocar em um Bechstein é especial; ele tem um som encorpado, mas ao mesmo tempo com uma leveza que facilita expressões delicadas na música.
Além disso, o design do piano é lindíssimo. Acho que vale a pena experimentar um Bechstein, especialmente para quem gosta de peças clássicas e de uma resposta bem sutil.
Quando comecei a estudar piano de forma mais séria, decidi investir em um Blüthner. Posso dizer que foi amor à primeira nota!
Ele tem uma característica sonora única, é muito doce e agradável aos ouvidos. Os pianos da Blüthner são conhecidos pelo ‘Aliquot System’, que adiciona uma quarta corda nas notas mais agudas para criar ressonância extra.
Para mim, essa inovação faz toda a diferença, pois o som fica mais completo e ressonante. A qualidade dos Blüthner é realmente notável e eles são excelentes tanto para solos quanto para acompanhar outros instrumentos.
Eu sempre sonhei em ter um piano em casa, mas só me dei conta de como escolher um bom instrumento é desafiador quando comecei a pesquisar.
A primeira coisa que percebi é que pianos são complexos, e cada modelo parece ter uma alma própria. Antes de qualquer coisa, me perguntei: ‘Quero um piano acústico ou digital?’. Um acústico é maravilhoso, mas exige manutenção constante as teclas precisam de afinação, o que pode custar caro com o tempo.
Já o digital, que foi minha escolha, é mais prático e ocupa menos espaço, sem contar que dá para usar fones de ouvido e treinar a qualquer hora. Quando fui à loja, experimentei vários modelos.
Uma coisa que aprendi é que a qualidade das teclas é essencial. Se elas são muito leves ou pesadas demais, a experiência de tocar não será agradável. Além disso, sentir o peso do martelo (nos pianos digitais que imitam a mecânica dos acústicos) faz toda a diferença, pois aproxima muito da experiência real.
Então, mesmo se for digital, recomendo buscar um com teclas pesadas e com resposta sensível ao toque ou seja, que quanto mais força você aplica, mais volume ele reproduz, assim como nos pianos tradicionais.
E claro, se possível, vá sempre com alguém que entenda do assunto! Eu fui com um amigo que é pianista, e ele me ajudou a ver detalhes que eu nem imaginava, como a qualidade do som nos graves e agudos. Essas pequenas coisas podem passar despercebidas, mas fazem uma grande diferença com o tempo.
Quando decidi investir em um piano, comecei pesquisando muito pela internet, mas acabei descobrindo que nada substitui a experiência de tocar o piano ao vivo antes de compra.
Cada piano tem um som e um toque diferentes, então testá-los foi fundamental para entender o que eu realmente gostava.
Um detalhe que me ajudou muito foi prestar atenção à marca. Existem marcas como Yamaha, Kawai e Steinway que são bem renomadas, e eu descobri que geralmente pianos dessas marcas têm uma qualidade mais consistente. Outra dica que me deram foi verificar a ressonância do som.
Em um piano acústico, por exemplo, é bom prestar atenção na profundidade dos graves e na clareza dos agudos.
No piano digital, verifiquei se o som era bem próximo do acústico, porque alguns digitais acabam soando meio artificiais.
Acabei optando por um piano digital da Roland, que tinha uma tecnologia incrível que imita a vibração das cordas.
Além disso, ele possui várias opções de timbres e até conecta com aplicativos para estudar. Por fim, não deixe de pensar no espaço que você tem em casa e no ambiente onde ele vai ficar.
Eu escolhi um modelo que coubesse bem na sala e não fosse tão pesado. Mesmo assim, a acústica do ambiente impacta o som, e se você for colocar o piano em um espaço pequeno, um modelo digital pode ser uma escolha mais prática. Tudo isso foi importante para me sentir realmente satisfeito com o piano que escolhi.