Sou um produtor musical e estou em busca de um teclado para composição em estúdio. Quais modelos oferecem os recursos necessários para isso?
Eu sou fã de teclados MIDI, e, para mim, o Novation Launchkey 61 Mk3 é o melhor. O que me chama atenção nesse modelo é a integração com o Ableton Live (o que é ótimo para quem trabalha no estúdio) e a qualidade das teclas, que são sensíveis ao toque.
Eu uso o Launchkey tanto para composições rápidas quanto para controlar os efeitos e plugins dentro do DAW. A combinação de pads, botões e teclas realmente facilita o meu fluxo criativo, principalmente quando estou improvisando.
Já toquei em teclados mais caros, mas o Launchkey oferece um equilíbrio perfeito entre custo e funcionalidades, e com certeza vale o investimento para quem busca qualidade sem gastar uma fortuna.
Quando comecei a produzir música em casa, procurei um teclado MIDI que fosse compacto, mas que ainda assim tivesse uma boa resposta.
Foi aí que encontrei o Akai MPK Mini Mk3. Ele é super portátil e, apesar de ter apenas 25 teclas, a sensibilidade delas é impressionante.
Ele vem com vários botões e pads, que me ajudam a controlar os samples e até a fazer ajustes em tempo real durante a gravação.
Para quem tem um espaço limitado ou está começando, é uma excelente escolha. Sinto que ele me ajuda a ficar mais focado na criatividade sem complicações, e a qualidade de construção também é bem bacana para um teclado tão compacto.
No meu estúdio, o M-Audio Keystation 88 MK3 é meu teclado de referência para composições mais clássicas e também para gravação de piano.
Com 88 teclas, ele tem o tamanho de um piano convencional, o que me ajuda a melhorar minha técnica. O toque das teclas não é pesado, mas tem um bom equilíbrio, o que é ideal para quem quer praticar com mais fluidez.
Eu gosto de usar ele para compor peças que exigem mais expressão, como piano solo. Ele é simples, sem muitos recursos extras, mas é muito confiável e se conecta super bem com meu DAW.
Um teclado essencial para quem não precisa de tantas funcionalidades extras e prefere focar em tocar e gravar.
Gente como escolher um bom teclado musical?
Um dos teclados que mudou completamente minha experiência de produção musical foi o Roland A-88MKII.
Se você está procurando um teclado com um toque de piano realista, eu definitivamente recomendo esse modelo.
Ele tem 88 teclas ponderadas, o que me dá uma sensação muito mais próxima de um piano de verdade. Eu sou pianista, então gosto de sentir o peso das teclas enquanto toco.
Além disso, a construção do A-88MKII é extremamente robusta e durável. Eu uso muito ele para performances ao vivo também, por isso ele nunca me deixou na mão. A integração com plugins VST também é excelente, o que facilita muito no meu processo criativo.
Se você está procurando algo que seja tanto uma estação de trabalho quanto um teclado MIDI, o Native Instruments Komplete Kontrol S61 Mk2 é, sem dúvida, o meu favorito.
Ele oferece uma integração incrível com os plugins da Native Instruments, o que me ajuda a explorar uma enorme variedade de sons de forma muito prática.
O que mais me impressiona nesse teclado é o controle visual que ele oferece, com a tela OLED e as teclas sensíveis ao toque.
Eu uso bastante para fazer composição e performance, porque os controles de navegação são super intuitivos e rápidos, e isso faz toda a diferença em estúdios profissionais, onde tempo é crucial.
Quando comecei a procurar um teclado musical, a primeira coisa que eu pensei foi: “Qual é a minha necessidade?”
Porque, honestamente, você pode ter uma infinidade de teclados no mercado, mas nem todos são feitos para o que você realmente quer.
Para mim, que sou iniciante, não queria algo excessivamente caro, mas também não queria um modelo muito simples. Eu busquei um teclado com boas teclas, já que a sensação ao tocar é fundamental.
Procurei por teclas semi-ponderadas ou ponderadas, porque imitam mais a sensação de um piano de cauda, o que me ajudaria a me acostumar com o que eu encontraria quando fosse para um piano verdadeiro.
Eu aprendi da maneira mais difícil que a escolha do teclado musical não é só sobre preço, mas também sobre o que você realmente precisa. Eu comecei com um teclado bem barato, sem muitas opções, e rapidamente percebi que ele não me dava uma experiência de aprendizado rica.
Quando fui atrás de um novo teclado, a primeira coisa que fiz foi pesquisar sobre os teclados com teclas sensíveis ao toque.
Para mim, isso foi fundamental, já que a dinâmica de volume ao pressionar as teclas de forma mais forte ou suave é algo que ajuda muito no aprendizado e no controle musical.
Outro ponto que me ajudou muito foi escolher um teclado que tivesse um bom sistema de conectividade. Eu sabia que, mais para frente, eu poderia querer gravar minhas músicas ou conectar o teclado ao computador para usar softwares de produção musical.
Então, optei por um que tinha portas USB e MIDI. Isso me ajudou a me expandir para além do teclado físico, criando uma conexão com o mundo digital da música.
E, claro, não podemos esquecer da qualidade de som, que também influencia na minha experiência. Eu tentei encontrar um modelo que tivesse timbres ricos e realistas, que me motivassem a praticar, recomendo esse vídeo, pode ajudar também!
Quando fui escolher o meu teclado, o primeiro passo foi entender qual era o meu nível de experiência. Eu já tocava violão, mas nunca havia tentado o teclado.
Então, não queria um instrumento de nível profissional logo de cara, mas também não queria algo que fosse apenas brinquedo.
O que mais me fez decidir foi o tipo de teclas. Se você é iniciante, eu super recomendo optar por um teclado com teclas sensíveis ao toque, porque isso vai te ajudar a desenvolver mais controle sobre as dinâmicas da música.
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!
- Teclado bom e barato musical?
- Teclado musical Casio é bom?
- Que teclados baratos são bons para igreja?
- Qual a melhor marca de teclado musical para iniciantes
- Qual o melhor teclado bom e barato Yamaha?
- Teclado Roland é bom?
- Qual o melhor teclado Yamaha para tocar na igreja?
- Teclado Yamaha DGX-230 é bom?
- Quais são os melhores reclado para iniciantes Yamaha?
- Quais são os melhores teclados para iniciantes que desejam aprender a tocar piano?
Eu já tive alguns teclados ao longo dos anos, e posso dizer que, na minha opinião, a chave para escolher um bom teclado é, primeiro, entender o que você quer dele.
Eu já fiz a besteira de comprar teclado pelo preço, achando que iria usar todos os recursos, e acabei não usando metade do que o teclado oferecia.
O primeiro critério que eu considerei foi a qualidade do som. Para mim, a experiência auditiva é fundamental, então procurei por teclados que tivessem sons de piano realistas, como os da Yamaha e Casio, que são conhecidos pela qualidade do timbre.
A primeira coisa que eu aprendi ao escolher meu teclado foi que não existe um único “melhor” teclado, tudo depende do que você quer alcançar.
Se você é iniciante, como eu era, o preço pode ser um bom fator de decisão, mas não deve ser o único.
Eu optei por um teclado que tivesse uma boa resposta ao toque, pois isso ajuda bastante no aprendizado.
Além disso, procurei um teclado com teclas ligeiramente pesadas, que me proporcionavam uma experiência mais próxima de um piano tradicional.