Qual a melhor marca de microfone sem fio para igreja?

Estou com a responsabilidade de encontrar um bom microfone sem fio, então queria a indicação de vocês: qual a melhor marca de microfone sem fio para igreja?

7 curtidas

Já testei algumas marcas ao longo dos anos, mas a que realmente me conquistou foi a Shure. Na igreja onde sou responsável pelo som, a gente usava uma marca mais simples no começo, e dava muita microfonia, chiado, e às vezes até interferência de rádio.

Quando trocamos por um Shure BLX24, a diferença foi gritante. O áudio ficou limpo, o alcance é ótimo (mesmo com o pastor se movimentando muito) e a bateria dura o culto inteiro e mais um pouco.

Não é a opção mais barata, mas em termos de custo-benefício, vale demais. Além disso, a durabilidade do equipamento é absurda. Já caiu no chão e nem arranhou. Recomendo de olhos fechados.

5 curtidas

Eu sempre ouvi falar da Shure, mas um irmão da nossa igreja que trabalha com som profissional me recomendou experimentar a Sennheiser, e olha… me surpreendeu demais.

Compramos o modelo Sennheiser XSW 1-825, e foi amor à primeira ouvida (rs). O som é cristalino, a frequência é super estável, e o visual dele também é bem moderno.

O pastor prega andando por toda a igreja, e mesmo nos cantos mais distantes o áudio chega limpo.

O que me agradou muito também foi o receptor, que é intuitivo de mexer qualquer voluntário da equipe aprende fácil. Hoje, sinceramente, não penso em trocar.

5 curtidas

Pode parecer estranho, mas eu optei por uma opção mais em conta e me surpreendi positivamente.

Estou usando um Kadosh VHF há quase 2 anos na igreja e, considerando o valor que paguei, estou satisfeito.

Ele não tem a mesma estabilidade de um Shure ou Sennheiser, claro, mas para igrejas pequenas e médias como a nossa, dá conta do recado.

O alcance é bom, o som não oscila muito, e com um pouquinho de ajuste no equalizador da mesa, o áudio fica bem aceitável. Se você tem um orçamento mais apertado, recomendo considerar essa marca.

7 curtidas

Galera microfone sem fio é confiavel mesmo?

5 curtidas

Na minha trajetória como técnico de som da igreja, uma das marcas que mais me agradou foi a Audio-Technica. A gente adquiriu o modelo System 10, e desde então não tive mais dor de cabeça com perda de sinal ou microfonia.

Ele funciona na faixa de 2.4GHz, o que evita aquelas interferências que às vezes aconteciam com microfones UHF.

O áudio é super limpo, a latência é baixíssima e o alcance também é muito bom. O que mais gosto é a estabilidade mesmo com vários outros equipamentos ligados, o som do microfone nunca falha.

4 curtidas

Pode até parecer que a JBL só é forte em caixas de som, mas vou te dizer: comprei o microfone sem fio JBL Wireless VHF para a nossa congregação e ele é sensacional!

A voz sai limpa, potente, e sem aquele ruído de fundo que a gente costuma ouvir em microfones mais baratos. A montagem foi super fácil e ele é bem resistente.

Já teve culto com mais de duas horas de duração e o desempenho foi o mesmo do início ao fim. Sem contar que o visual dele é bonito e moderno. Eu, particularmente, virei fã da marca.

5 curtidas

Vou ser bem honesto: já caí na cilada de comprar microfone sem fio baratinho achando que ia economizar.

Comprei uma marca que nem lembro o nome direito, e o som falhava toda hora, sem contar que captava interferência do rádio da polícia da cidade! Aí juntei uma graninha e comprei um Shure PGXD24, usado mesmo, e nunca mais tive problema.

A estabilidade da frequência e a clareza do áudio são coisas de outro mundo. Às vezes, vale mais a pena comprar um equipamento bom, mesmo que usado, do que tentar economizar com marca que só dá dor de cabeça.

4 curtidas

Olha, eu uso um microfone sem fio já tem uns dois anos, e posso dizer que sim, ele é confiável desde que você escolha um modelo bom. No meu caso, uso um da marca Boya (BY-WM4 Pro), e nunca me deixou na mão.

Gravo vídeos pro meu canal no YouTube, faço lives de vez em quando, e a liberdade que dá de se movimentar sem fio atrapalhando é surreal.

O único cuidado que eu recomendo é prestar atenção na autonomia da bateria (o meu dura umas 6 horas) e no alcance do sinal, porque tem uns mais baratos que perdem o sinal se tiver parede no meio. Mas tirando isso, pra mim foi um investimento que valeu muito a pena. Recomendo!

5 curtidas

Depende MUITO do que você chama de “confiável”. Já usei microfones sem fio bons e ruins. Tive um genérico que comprei na Shopee por menos de 100 reais, e, sinceramente, só servia pra brincar.

O áudio ficava chiado, perdia conexão fácil e dava um leve atraso. Já outro que testei de um amigo, da Sennheiser (caríssimo, claro), era praticamente perfeito.

Então eu diria que é confiável sim, mas só se você investir num modelo com boa avaliação, suporte técnico decente e frequência estável.

Se for pra algo mais casual, até dá pra se virar com um modelo mais básico, mas pra uso profissional ou pra gravar conteúdo mais sério, tem que pesquisar direitinho.

4 curtidas

Infelizmente, eu tive uma péssima experiência com microfone sem fio. Comprei um desses modelos “da moda” que são pequenos e plugam direto no celular.

No começo parecia ótimo, o som era claro e tal… mas bastou eu gravar em ambiente externo que tudo desandou. Interferência, chiado, e até uns ruídos estranhos que entravam do nada.

Tentei trocar, mas o novo deu o mesmo problema. No fim, acabei voltando pro bom e velho microfone com fio, mesmo com a limitação de mobilidade.

Eu ainda quero testar um sem fio de marca mais conhecida, mas por enquanto, pra mim, não dá pra confiar nesses mais simples.

5 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

4 curtidas

Eu trabalho com eventos e som ao vivo há anos, e posso dizer com tranquilidade que microfone sem fio confiável existe sim mas exige investimento e cuidado.

A chave está em usar equipamentos com frequência UHF, que são mais estáveis e têm menos interferência. Esses de frequência VHF ou Bluetooth mais simples costumam ter problemas de ruído e corte de sinal.

Tenho um microfone da Shure (linha BLX) e nunca tive problema, mesmo em ambientes lotados, com muita concorrência de sinal.

Claro, é outro patamar de preço, mas se você quer algo que não te deixe na mão, vale muito a pena. Só fuja de marcas genéricas e verifique se o produto tem homologação da Anatel se for usar no Brasil.

5 curtidas

Eu já tive experiências boas e ruins. O primeiro que comprei era sem fio, desses que encaixam direto no celular funcionava bem dentro de casa, mas bastava mudar de cômodo que já dava chiado. Aí comprei um de lapela, também sem fio, mas com receptor mais parrudo… a qualidade melhorou muito!

Hoje, uso ele pra fazer vídeo aulas e até chamadas no Zoom quando quero me movimentar mais. Então sim, dá pra confiar, mas tem que ficar atento a alguns pontos:

Ver se ele tem cancelamento de ruído; Checar a autonomia real da bateria (e não só o que promete na caixa); Evitar usar perto de roteadores Wi-Fi, porque dá interferência.

No fim das contas, aprendi que microfone sem fio pode sim ser confiável mas tem que saber escolher e testar bem.

5 curtidas