Preciso fazer uma apresentação e necessito de dicas de qual a melhor marca de microfone sem fio para profissional.
Olha, depois de muitos anos trabalhando com eventos corporativos e casamentos, posso dizer com toda certeza que a Shure é minha marca preferida de microfone sem fio profissional.
Já testei várias inclusive Sennheiser e Audio-Technica mas a consistência do sinal da Shure é absurda. Eu uso o modelo BLX24/Beta58 há uns três anos e ele nunca me deixou na mão.
Mesmo em ambientes com muita interferência, como feiras ou auditórios cheios de Wi-Fi, o som sai limpo, sem chiado, e com uma estabilidade que me dá muita segurança.
Fora que a construção dos microfones da Shure é robusta, aguenta o tranco da estrada. Uma vez, o técnico deixou cair o microfone no chão do palco de concreto e ele sobreviveu ileso. Não é a opção mais barata do mercado, mas se você vive de áudio, vale cada centavo.
Pra mim, Sennheiser é imbatível em qualidade de som. Trabalho com gravações externas e eventos ao vivo, e o sistema EW 100 G4 é o que mais uso.
Ele tem uma clareza de voz absurda, um alcance excelente (já testei em ambientes abertos com mais de 100 metros e funcionou bem), e o mais importante: é confiável.
Eu já vi muito microfone barato falhar na hora H. Com Sennheiser, nunca tive esse problema. Eles também têm um sistema de escaneamento de frequência automático que ajuda demais em locais com muitos sinais de rádio.
Claro, o preço assusta um pouco no começo, mas se você quer algo profissional mesmo, que te acompanhe por muitos anos, essa marca entrega.
A melhor marca de microfone sem fio pra mim é a Audio-Technica. Pode não ser a primeira que vem à cabeça quando a gente fala de equipamento top de linha, mas a linha System 10 Pro deles me surpreendeu demais.
Trabalho com palestras e gravações de podcast ao vivo, e o que eu mais gosto é a facilidade de uso. A configuração é rápida, sem complicação, e o som é bem fiel à voz.
O sistema tem duas antenas por canal e isso melhora muito a estabilidade do sinal. Já usei outras marcas em ambientes cheios de obstáculos e o sinal ficava picotando com a Audio-Technica, isso praticamente não acontece.
E o custo-benefício é ótimo, especialmente pra quem tá começando a trabalhar com equipamento mais profissional.
Queria saber se esses microfones sem fio são bons mesmo?
Sou técnico de som há mais de 15 anos e já rodei o Brasil com bandas de médio e grande porte. Posso te dizer que Shure e Sennheiser são sempre as mais usadas, mas se você quer uma opção profissional e mais acessível, recomendo muito a Tascam. Eles lançaram uns modelos sem fio bem decentes nos últimos anos.
Claro, não é um sistema para grandes arenas ou shows gigantescos, mas pra quem faz eventos, cultos, pequenos shows e transmissões ao vivo, é ótimo.
Eu uso o sistema Tascam DR10-L sem fio para entrevistas e ele entrega um som super limpo, com baixa latência e sem ruído. É fácil de esconder e funciona bem até mesmo com roupa mais grossa por cima.
Pra quem precisa de algo profissional mas não quer gastar o que uma Shure custa, Tascam tem sido uma ótima descoberta.
Trabalho com teatro e produção cênica, e no nosso mundo o microfone sem fio precisa ser discreto, leve e, acima de tudo, confiável.
A marca que mais uso é a Lectrosonics. Ela não é tão falada quanto Shure ou Sennheiser, mas quem trabalha com audiovisual de cinema e teatro sabe o peso dessa marca.
Os modelos da Lectrosonics são compactos, têm uma qualidade de som absurda e são altamente configuráveis.
A gente precisa de canais bem definidos, resposta de frequência precisa e mobilidade sem perder sinal e ela entrega tudo isso.
O sistema é caro sim, mas é outro patamar. Se você quer trabalhar em teatro profissional, com qualidade nível cinema, Lectrosonics é referência.
Eu gravo vídeos toda semana pro Instagram e TikTok, então posso falar com tranquilidade: meu microfone sem fio é um dos melhores equipamentos que já comprei.
Antes eu usava o microfone do celular mesmo, e o áudio ficava super abafado, cheio de eco. Depois que comprei um modelo da Maono (o WM820), tudo mudou!
O áudio ficou limpo, nítido, e eu posso gravar andando, gesticulando, sem me preocupar com fio. A bateria dura muito (umas 5, 6 horas), e o alcance é ótimo. Eu diria que ele é super confiável sim desde que a gente saiba o que tá comprando.
Microfone barato demais geralmente entrega o que custa. Então vale a pena juntar uma graninha e investir num modelo testado por outros criadores.
Eu toco em barzinho, voz e violão, e uso microfone sem fio em praticamente todos os shows. No geral, funciona bem sim, mas tem alguns poréns. Já aconteceu de o sinal cair no meio de uma música porque entrou interferência de algum outro equipamento.
O truque é usar microfones de frequência fixa e com canais configuráveis. Isso ajuda a evitar conflito de sinal. Eu uso um da TSI que me atende bem, mesmo sendo de linha intermediária. E também carrego sempre um com fio de reserva, porque vai que dá ruim, né?
Mas pra quem tá começando, ou vai usar em lugares com pouco ruído eletromagnético, o microfone sem fio resolve super bem e é confiável.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de cadeira de escritório para longas horas de trabalho?
- Quais são as melhores marcas de fone de ouvido profissional?
- Qual é o melhor fone de ouvido bluetooth intra-auricular?
- Qual é a melhor marca de fone de ouvido com fio?
- Quais são as melhores marcas de fones de ouvido Bluetooth para academia?
- Qual é o melhor fone de ouvido Bluetooth JBL?
- Qual é a melhor impressora para pequenos escritórios?
- Como escolher uma boa almofada ergonômica para o escritório?
- Quais as melhores marcas de teclado para uso em home office?
- Qual é o melhor fone de ouvido bluetooth custo-benefício?
- O fone JBL Tune 510BT é bom mesmo ou só tem nome?
- Fone Bluetooth até 300 reais: algum que realmente vale a pena?
- Qual headset com microfone tem melhor custo-benefício até R$500?
- Top 5 fones sem fio para usar em viagens internacionais
- Realme Buds Air 7 Pro surpreende com recurso que nem os AirPods têm!
- Headset gamer até R$300: tem algum que realmente vale a pena?
- Qual a melhor marca de fone Bluetooth para reuniões e chamadas?
- Qual o melhor fone de ouvido com boa autonomia de bateria?
- Qual a melhor marca de fone Bluetooth para reuniões e chamadas?
- Qual a melhor marca de fone com cancelamento de ruído?
- Qual a melhor marca de microfone sem fio?
- Qual a melhor marca de microfone sem fio para igreja?
Eu comprei um microfone sem fio baratinho, desses que o pessoal vive indicando nos reels por aí, e sinceramente? Me arrependi. Na hora de gravar parecia que o som tava bom, mas quando eu ia editar, percebia chiado, picos de volume e umas falhas no meio da fala.
Pra quem tá só testando ou não liga tanto pra qualidade, pode até servir. Mas pra mim, que gosto de editar vídeos com capricho, não dá pra confiar nesse tipo de equipamento. Acho que se for investir num sem fio, tem que ser um modelo de qualidade mais profissional mesmo.
Hoje eu uso um microfone condensador com fio, ligado direto no notebook bem mais estável e o áudio fica limpo.
Trabalho com educação online e participo de várias reuniões no Google Meet e Zoom. Pra mim, o microfone sem fio mudou a experiência completamente. Antes eu ficava presa à mesa, com aquele headset desconfortável. Agora posso levantar, andar pelo quarto, e continuar falando numa boa.
Uso um microfone de lapela sem fio que comprei na Amazon, e é ótimo. Nunca tive queda de sinal e a bateria dura até 8 horas, o que pra mim é perfeito.
O segredo foi pesquisar bastante antes de comprar e ver os testes no YouTube. Hoje, recomendo de olhos fechados pra qualquer pessoa que queira mais mobilidade no home office.