Entre as diversas marcas de fogões e fornos no mercado, qual delas se destaca pela combinação de eficiência energética e facilidade de uso? Marcas como Bosch, Electrolux e Consul têm soluções interessantes?
Depois de pesquisar bastante e até conversar com técnicos de manutenção, optei por um fogão da Electrolux.
O modelo que comprei é de 5 bocas com acendimento automático e forno com grill, e sinceramente, tô amando. Ele é fácil de limpar, o acabamento em inox não mancha com facilidade, e as grades são bem firmes.
Mas o que mais me chamou atenção foi o consumo de gás: bem mais eficiente do que meu antigo.
O forno aquece rápido e distribui o calor de forma bem uniforme, então não preciso ficar girando a assadeira toda hora. Pra quem quer praticidade no dia a dia e não quer susto na conta de gás, recomendo demais.
Comprei um fogão Brastemp recentemente, modelo com timer digital e acendimento automático no forno também.
O que eu mais gosto é que ele é muito intuitivo os botões são bem explicativos e o forno tem um visor grande, dá pra acompanhar o preparo sem precisar abrir toda hora.
Também percebi que ele consome bem menos gás do que o meu anterior, que era um modelo mais antigo da Dako.
A Brastemp, pra mim, sempre foi sinônimo de produto confiável. E olha, não decepcionou. Acho que pra quem quer eficiência e um visual bonito na cozinha, é uma excelente escolha, esse vídeo me ajudou, pode ajudar também!
Eu fui numa linha mais simples, mas não abri mão da eficiência. Comprei um fogão de 4 bocas da Consul, e tô muito satisfeito.
Ele é pequeno, ocupa pouco espaço, mas funciona muito bem. O forno tem bom isolamento térmico, então cozinha rápido e não esquenta a cozinha toda.
Também senti que o consumo de gás é bem controlado, mesmo com o forno ligado por bastante tempo.
Além disso, é fácil de limpar e não tem aquele monte de detalhes que acumulam gordura. É um fogão prático mesmo, ideal pra quem mora sozinho ou tem cozinha menor.
Como escolher um bom fogão?
Sou dessas que gosta de cozinhar bastante, então fui atrás de um fogão robusto e que não fizesse minha conta de gás ir lá pra cima.
Acabei escolhendo um modelo da Fischer é um fogão de embutir, com acabamento em vidro temperado. Ele é mais caro, mas o desempenho compensa muito.
O forno é elétrico, o que ajuda bastante no controle da temperatura e na economia, porque é super eficiente.
Além disso, como não uso o forno todo dia, o custo da energia fica baixo e ganho precisão nos assados. A marca Fischer sempre foi referência aqui em casa, então escolhi com confiança.
Eu estava com um modelo bem antigo e decidi investir em um fogão novo que fosse econômico. Acabei optando pela Atlas.
Escolhi um modelo 5 bocas, mais moderno, e me surpreendi. Ele é simples, mas muito funcional. O forno tem luz interna, o que já facilita muito, e o controle de temperatura é bem eficiente.
Uso quase todos os dias e percebi que o consumo de gás diminuiu, principalmente no forno. Claro, não é um modelo cheio de frescura, mas entrega exatamente o que promete com boa performance e preço justo. Pra quem quer praticidade sem gastar muito, super indico.
Quando eu fui comprar meu fogão, pensei primeiro no que eu cozinho no dia a dia. Eu gosto de fazer comida mesmo, tudo do zero arroz, feijão, carne, massas, sobremesa.
Então eu sabia que precisava de um fogão que tivesse um forno bom e que não fosse só bonito. Prestei muita atenção na potência das bocas, principalmente aquela maior, pra quando uso panela de pressão ou frigideira grande.
Outra coisa que aprendi: nem sempre o mais caro é o melhor. Escolhi um modelo 5 bocas com acendimento automático e tampa de vidro, que é fácil de limpar. Tô com ele faz dois anos e nunca deu problema.
Aqui em casa a cozinha é pequena, então eu precisei pensar no espaço antes de tudo. Não dava pra colocar aqueles fogões grandes de 5 bocas, por mais bonitos que fossem.
Fui atrás de um 4 bocas compacto, mas que tivesse um bom acabamento e fosse fácil de limpar. Escolhi um modelo inox, que não amarela com o tempo, e que tem mesa de vidro temperado além de bonito, é muito mais prático.
Outra coisa que levei em conta foi o forno: escolhi um com visor grande e luz interna, porque eu costumo assar pão e bolo, e gosto de ficar de olho sem ter que abrir toda hora.
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de fogão a gás: GE ou Frigidaire?
- Quais as melhores opções de cooktop 5 bocas?
- Qual a melhor marca de fogão a lenha?
- Fogão a lenha Gênova é bom?
- Qual a melhor marca de fogão do momento?
- Qual a melhor marca de fogão: Atlas ou Dako?
- Fogão 4 bocas: qual marca entrega melhor desempenho?
- Qual marca é melhor, Itatiaia ou Atlas?
Eu confesso que escolhi meu primeiro fogão errado. Peguei o mais barato da loja, e em seis meses tava com problema no acendimento, o forno esquentava só embaixo e manchava tudo. Depois disso, pesquisei direito.
Vi review, perguntei pra amigos, olhei a reputação da marca. Descobri que algumas marcas são boas de boca, mas o forno é fraco e eu uso muito o forno.
Então fui atrás de um com forno autolimpante, grill e timer. Paguei mais, mas valeu cada centavo. Hoje eu cozinho com prazer, sem me estressar com gás desperdiçado ou comida queimada.
Na minha escolha, a prioridade era a segurança. Tenho criança pequena em casa e não queria nada que pudesse causar acidente fácil.
Então optei por um modelo que tem trava de segurança no forno e grades mais firmes nas bocas, que seguram bem as panelas.
Também evitei os que têm botões soltos demais, sabe? Aqueles que qualquer esbarrão já ligam. Além disso, fiz questão de um fogão com boa ventilação e selo de eficiência energética.
Pode parecer detalhe, mas ajuda a economizar gás e evita superaquecimento. E claro, que fosse fácil de limpar, porque sujar, suja todo dia!