Qual é a melhor marca de tablet para quem desenha e edita imagens?

Tô em dúvida entre o iPad (Apple), Galaxy Tab (Samsung) e os da linha Huion/Kamvas. Alguém aqui usa?

7 curtidas

Olha, eu testei vários modelos nos últimos anos, porque trabalho com ilustração digital e edição de fotos profissional. Posso dizer com segurança que a Wacom ainda é imbatível no quesito precisão e sensibilidade à pressão.

Eu uso atualmente uma Wacom Cintiq Pro, e o nível de controle que tenho sobre o traço, somado à qualidade da tela, faz toda a diferença no meu fluxo de trabalho.

O que mais gosto nela é a resposta instantânea do traço e o fato de que a textura da tela imita papel, o que ajuda muito na sensação ao desenhar.

Não é um tablet barato, longe disso, mas é um investimento pra quem leva a arte a sério. Se for iniciante, os modelos da linha Wacom One ou Intuos são excelentes portas de entrada.

5 curtidas

Então, pra mim que sou designer gráfico e edito bastante imagem no Photoshop e Illustrator, o iPad Pro com Apple Pencil é simplesmente perfeito. Eu demorei pra investir porque achava que era só “modinha”, mas me surpreendi.

A precisão é absurda, o tempo de resposta é nulo, e a compatibilidade com apps como Procreate, Affinity Photo, Clip Studio Paint e até o Photoshop pra iPad é fantástica.

A Apple Pencil 2ª geração se conecta por imã e carrega direto no tablet, super prático. E o sistema iPadOS facilita muito a vida, dá até pra usar como segunda tela no Mac com o Sidecar. O contra, claro, é o preço mas se puder investir, vale demais!

5 curtidas

Confesso que por muito tempo eu achei que só Wacom ou Apple prestavam, mas depois que comprei um Huion Kamvas 16 (2021), minha visão mudou completamente.

A qualidade de construção melhorou muito nos últimos anos, e o custo-benefício deles é absurdo.

A caneta tem mais de 8 mil níveis de pressão e não precisa de bateria, a tela tem uma fidelidade de cores ótima e funciona muito bem com programas como Krita e Photoshop.

Pra quem não quer (ou não pode) gastar tanto e ainda assim precisa de um equipamento profissional, recomendo fortemente dar uma olhada na Huion. Só se certifique de pegar modelos mais recentes, porque os antigos realmente deixavam a desejar.

7 curtidas

Queria saber como escolher um bom tablet?

5 curtidas

Eu trabalho com arte digital há mais de uma década, e posso dizer que XP-Pen ganhou meu respeito nos últimos anos.

Tenho uma Artist Pro 16 e uso ela tanto pra ilustração quanto pra retoque de fotos. O traço é suave, fluido, e a textura da tela também imita papel, o que é ótimo pra quem desenha muito.

O custo é bem mais acessível comparado a uma Wacom, e os atalhos personalizáveis ajudam bastante no dia a dia.

Inclusive, o suporte deles melhorou bastante, o que era um ponto fraco antes. É uma marca que tem se profissionalizado cada vez mais e acho uma opção excelente.

4 curtidas

Já experimentei tanto tablets gráficos (aqueles sem tela) quanto os com tela integrada, e minha escolha favorita ainda é o iPad Air com Apple Pencil, especialmente porque sou freelancer e trabalho muito fora de casa.

O iPad é leve, tem bateria que dura o dia todo, e apps como o Procreate são extremamente poderosos.

Além disso, com o Astropad Studio, consigo usar o iPad como mesa digitalizadora pro meu Mac então basicamente tenho dois em um. Se você valoriza mobilidade, praticidade e uma tela de altíssima qualidade, essa combinação é difícil de bater.

5 curtidas

Olha, eu já tive dois tablets que me arrependi de comprar por impulso. O primeiro era super barato, mas travava até pra abrir a galeria.

O segundo era potente, mas eu só usava pra ler PDF e ver vídeo, ou seja, não precisava de tudo aquilo. Então, hoje eu penso o seguinte: qual é o meu uso principal? No meu caso atual, é leitura, anotações e uns vídeos no YouTube.

Então priorizei uma boa tela, boa autonomia e compatibilidade com caneta. Comprei um Samsung Galaxy Tab S6 Lite e tô feliz demais.

Nem precisei ir pra linha premium. Acho que o segredo é esse: saber o seu uso antes de sair procurando especificação.

4 curtidas

Eu sou designer e já testei vários tablets pra ilustrar, editar imagem e até fazer storyboards. Se você tem um perfil parecido, olha só o que eu aprendi com o tempo:

Pra escolher um bom tablet para desenho e edição, eu olho:

1. Sensibilidade da caneta – Tem que ter boa resposta e níveis de pressão.
  2. Tela de qualidade – AMOLED ou IPS com boa resolução e cores vivas.
  3. Compatibilidade com apps profissionais – Como Photoshop, Clip Studio, Procreate.
  4. Processador – Pra rodar os apps sem engasgar.
  5. Tamanho da tela – Menor que 10 polegadas pra mim é ruim pra desenhar.

Hoje eu uso um iPad Air com Apple Pencil e pra mim é perfeito. Mas já usei tablet da Samsung com S Pen que também era excelente. Só evito modelos mais genéricos, porque eles acabam me limitando.

5 curtidas

Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

4 curtidas

Sou dessas que pesquisa até cansar antes de comprar qualquer coisa, e com o tablet não foi diferente.

Eu queria um aparelho que fosse leve, rápido e tivesse uma bateria que aguentasse o dia todo. Quase caí na tentação de pegar um modelo bonito, mas que tinha especificações bem fracas. Ainda bem que li bastante review.

No fim, fui de Xiaomi Pad 6, que tem um bom equilíbrio entre desempenho e preço. Ah, e a interface limpa me agradou bastante.

O que aprendi com isso é que vale muito mais confiar em testes e comparações reais do que só ir pela marca ou aparência.

5 curtidas

Aqui em casa eu comprei um tablet pensando no meu uso, mas quem mais pega nele é minha filha de 7 anos.

Então da próxima vez eu já sei: tem que considerar resistência, controle parental e bateria que dure bastante.

Outro ponto importante é que nem todo tablet tem suporte pra atualizações frequentes, e isso afeta a segurança.

Por isso, agora só penso em marcas que garantem suporte por anos, tipo Samsung ou Apple. E vou colocar uma capinha resistente desde o primeiro dia!

5 curtidas