Estou começando a aprender a tocar bateria e gostaria de uma opção que facilite meu aprendizado. Qual tipo de bateria é mais adequado para iniciantes nesse sentido?
Olha, quando comecei a aprender bateria, o que mais me assustava era aquele monte de peças e a sensação de que eu precisava de um “arsenal” completo logo de cara.
Mas depois de conversar com alguns professores, optei por uma bateria eletrônica compacta, e foi a melhor escolha que fiz.
Ela ocupa pouco espaço (meu quarto é pequeno), posso praticar com fone de ouvido (sem incomodar ninguém), e o módulo ainda me ajuda a manter o tempo certo com metrônomo embutido.
Além disso, não precisei afinar, nem me preocupar com manutenção como faria com uma acústica. Acho que pra quem tá começando do zero e quer uma curva de aprendizado mais tranquila, a eletrônica de entrada é uma baita porta de entrada.
Pra mim, a bateria acústica com kit reduzido é o melhor ponto de partida. Explico: não precisa ter dois tons, surdo gigante, mil pratos…
Um bumbo, caixa, chimbal e um prato de condução já são suficientes pra aprender bem os fundamentos.
É claro que a eletrônica tem suas vantagens, mas eu acho que o “feeling” da acústica é insubstituível. Você sente a vibração, o impacto das baquetas, aprende a dinâmica real do instrumento.
No começo, minha curva foi suave porque eu não compliquei foquei em menos peças e mais controle. Isso ajudou demais na coordenação e no entendimento do groove.
Eu comecei bem tarde na bateria, depois dos 30, e meu foco era aprender de forma leve, sem me frustrar.
Escolhi uma bateria eletrônica intermediária com pads de borracha (não os de mesh, que são mais caros).
O que achei incrível é que o módulo já vinha com ritmos prontos, exercícios e até um modo “jogo” que deixava o treino divertido.