Estou começando a aprender a tocar bateria e gostaria de uma opção que facilite meu aprendizado. Qual tipo de bateria é mais adequado para iniciantes nesse sentido?
Olha, quando comecei a aprender bateria, o que mais me assustava era aquele monte de peças e a sensação de que eu precisava de um “arsenal” completo logo de cara.
Mas depois de conversar com alguns professores, optei por uma bateria eletrônica compacta, e foi a melhor escolha que fiz.
Ela ocupa pouco espaço (meu quarto é pequeno), posso praticar com fone de ouvido (sem incomodar ninguém), e o módulo ainda me ajuda a manter o tempo certo com metrônomo embutido.
Além disso, não precisei afinar, nem me preocupar com manutenção como faria com uma acústica. Acho que pra quem tá começando do zero e quer uma curva de aprendizado mais tranquila, a eletrônica de entrada é uma baita porta de entrada.
Pra mim, a bateria acústica com kit reduzido é o melhor ponto de partida. Explico: não precisa ter dois tons, surdo gigante, mil pratos…
Um bumbo, caixa, chimbal e um prato de condução já são suficientes pra aprender bem os fundamentos.
É claro que a eletrônica tem suas vantagens, mas eu acho que o “feeling” da acústica é insubstituível. Você sente a vibração, o impacto das baquetas, aprende a dinâmica real do instrumento.
No começo, minha curva foi suave porque eu não compliquei foquei em menos peças e mais controle. Isso ajudou demais na coordenação e no entendimento do groove.
Eu comecei bem tarde na bateria, depois dos 30, e meu foco era aprender de forma leve, sem me frustrar.
Escolhi uma bateria eletrônica intermediária com pads de borracha (não os de mesh, que são mais caros).
O que achei incrível é que o módulo já vinha com ritmos prontos, exercícios e até um modo “jogo” que deixava o treino divertido.
Como sou uma pessoa que se distrai fácil, isso me ajudou muito a manter o foco. O volume controlado também é uma bênção consigo tocar à noite sem ninguém reclamar. Recomendo muito esse tipo pra quem quer aprender sem pressão e se divertir no processo.
Galera é dificil aprender a tocar bateria?
Olha, depois de muitos testes e erros, percebi que o melhor tipo de bateria pra iniciantes é aquela que não assusta logo no primeiro contato.
E nesse sentido, uma bateria eletrônica básica, mas com pads silenciosos e sensíveis ao toque, é ouro puro. Tive uma acústica emprestada por uns meses, mas o barulho, a afinação, e a falta de controle de volume me deixavam ansioso.
Quando troquei pela eletrônica, tudo fluiu melhor. Meus treinos ficaram mais constantes, mais leves. Hoje até arrisco algumas gravações caseiras. E o mais legal: meu vizinho virou meu fã, porque agora ele não escuta nada.
Olha, vou ser bem sincero: no começo eu achei que seria moleza, só pegar as baquetas e sair batucando. Mas não é bem assim, não.
O desafio maior, pra mim, foi coordenar as mãos com os pés. É como se cada membro tivesse que pensar por conta própria!
Eu errava tudo no início, perdia o tempo, me embolava todo. Mas com o tempo e muita prática mesmo comecei a sentir o ritmo no corpo.
Hoje eu até consigo improvisar um pouco e seguir músicas mais complexas, mas o início foi puxado. Ainda assim, vale demais a pena. A sensação de sentar na bateria e mandar ver é indescritível, recomendo ver esse vídeo, me ajudou muito no começo!
Não vou mentir: aprender bateria exige paciência e persistência. No meu caso, eu nunca tive muita coordenação motora, então precisei treinar bastante antes de conseguir fazer algo que soasse minimamente musical.
Mas o lado bom é que é um instrumento muito divertido, e isso ajuda a manter a motivação. Quando você começa a perceber que está conseguindo manter um ritmo, acompanhar uma música, mesmo que simples, dá uma alegria enorme.
Então assim… difícil? É, principalmente no início. Mas impossível? Nem de longe. Se você gostar e tiver vontade, vai longe.
Eu comecei a aprender bateria com 35 anos, então muita gente dizia que seria difícil demais por causa da idade e tal.
Só que foi justamente o desafio que me motivou. No começo, apanhei muito com metrônomo, achava que estava no tempo certo, mas quando gravava, via que estava acelerando ou atrasando.
A parte de usar o pé no pedal do bumbo enquanto as mãos fazem outra coisa foi o que mais demorou pra encaixar.
Mas o legal é que cada pequena vitória é muito recompensadora. Hoje consigo tocar minhas músicas preferidas e até tocar com amigos em ensaios. Não é fácil, mas é um caminho que vale cada esforço.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual é o melhor tipo de bateria para praticar em casa sem perturbar os vizinhos?
- Qual é o melhor tipo de bateria para músicos que buscam durabilidade e resistência?
- Qual é o melhor tipo de bateria para músicos que desejam uma resposta tátil mais natural?
- Qual é o melhor tipo de bateria para músicos que viajam frequentemente?
- Qual é o melhor tipo de bateria para gravações em estúdio profissionais?
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Qual é o melhor tipo de bateria para crianças pequenas começarem a aprender?
- Qual é o melhor tipo de bateria para apresentações ao ar livre?
Pra mim, a maior dificuldade de aprender bateria foi lidar com a expectativa. Eu via bateristas incríveis no YouTube e achava que conseguiria chegar naquele nível em poucos meses.
Que nada! Levei um bom tempo só pra dominar os rudimentos básicos. Mas foi nesse processo que eu aprendi a valorizar cada etapa.
Tem algo quase meditativo em praticar o mesmo padrão de ritmo por horas, tentando ajustar pequenos detalhes.
Não é só sobre tocar forte ou rápido é sobre controle, precisão e sensibilidade. Hoje eu vejo que a dificuldade faz parte da beleza de tocar bateria.