Gostaria de um cavaquinho de boa qualidade, mas com um preço mais acessível. Qual tipo de cavaquinho oferece uma boa relação custo-benefício?
Olha, quando eu estava começando a tocar cavaquinho e meu orçamento era super limitado, eu optei por um cavaquinho acústico simples, de madeira laminada.
Não era o mais bonito nem o mais sonoro do mundo, mas me ajudou demais a aprender. Marcas como Giannini e Rozini têm uns modelos bem honestos, com um custo-benefício ótimo pra quem tá iniciando ou mesmo pra quem já toca mas não quer investir muito agora.
O segredo, pra mim, é experimentar antes de comprar às vezes um cavaquinho mais barato surpreende no som.
Eu sempre digo que não adianta querer começar com um top de linha se você ainda nem sabe se vai seguir no instrumento. Começa com o acessível, sente o som, a pegada… depois, com o tempo, se for o caso, investe num modelo melhor.
Pra quem tá com o bolso apertado mas quer um cavaquinho legal, minha dica é procurar um modelo intermediário, mas usado.
Muita gente compra cavaquinho e acaba desistindo, e aí vende por um preço bem mais em conta. Com um pouco de paciência, dá pra encontrar instrumentos de luthiers mais simples ou de marcas respeitadas com valores bem acessíveis.
Eu consegui um Rozini com tampo sólido por menos da metade do preço de um novo. O som é ótimo, e o acabamento tá super ok.
No fim das contas, pra mim, o melhor cavaquinho acessível é aquele que tem construção decente e afinação estável. Dá pra achar sim, sem gastar muito.
Sempre que alguém me pergunta isso, eu respondo com base na minha própria jornada. Comecei com um cavaquinho da série estudante da Michael.
É básico, sim, mas ele segura bem a afinação, o braço é confortável e dá pra tirar um som limpo. Claro que depois a gente vai ficando mais exigente, né?
Mas pra começar ou até pra ter um cavaquinho reserva, esses modelos mais simples funcionam. Eu toquei com ele por mais de um ano antes de trocar, e hoje ainda uso ele pra ensaios informais.
A dica que eu dou é: não subestime os modelos de entrada, principalmente de marcas que já estão há um tempo no mercado.
Eu sou do time que acredita que o melhor cavaquinho acessível é o que você consegue testar pessoalmente antes de comprar.
Já vi muita gente comprar pela internet, achando que tava fazendo um bom negócio, e acabar se frustrando. No meu caso, fui numa loja física e testei vários.
Acabei ficando com um da Tagima, modelo mais em conta, e me surpreendi. Tampo de spruce, braço macio, timbre legal… e custou bem menos do que eu esperava.
É claro que não tem a mesma potência sonora de um cavaquinho profissional, mas pra tocar em roda de samba com os amigos, ele dá conta tranquilo. E o melhor: não doeu no bolso.
Galera é muito dificil cuidar do cavaquinho?
Quando eu fui procurar um cavaquinho bom e barato, me indicaram procurar por modelos com tampo sólido, mesmo que o restante do corpo fosse laminado.
Isso faz muita diferença no som, e muitas marcas oferecem essa configuração em modelos mais acessíveis. Eu achei um Gianinni com essa pegada e fiquei com ele.
Paguei barato num usado em bom estado, troquei as cordas por umas de qualidade, regulei a altura das cordas, e pronto: ficou ótimo.
Às vezes o segredo tá em investir um pouco na regulagem e nas cordas, mesmo que o cavaquinho em si seja simples. Com isso, você transforma um instrumento básico em algo super digno.
Na minha opinião, se você quer um cavaquinho barato mas que não vai te deixar na mão, o ideal é buscar um modelo acústico, evitar elétrico nessa faixa de preço.
Os cavaquinhos elétricos mais baratos normalmente economizam na captação, e aí o som amplificado fica ruim. Já o acústico simples, bem feito, pode surpreender.
Eu tenho um da Vogga, que foi super barato, e já toquei até em apresentações pequenas com ele. Óbvio que ele não compete com os top de linha, mas pelo preço, vale cada centavo.
E o acabamento dele é bonito até, o que também conta pontos quando você sobe num palco.
Olha, pra ser bem sincero, no começo eu apanhei um pouco pra cuidar do meu cavaquinho, sim. Não sabia direito como guardar, como limpar, nem como trocar as cordas.
E tem aquele lance da madeira, né? Se deixar em um lugar muito úmido ou muito seco, já era… Pode empenar fácil.
Teve um dia que deixei perto da janela e pegou umidade da chuva sem querer. Quase chorei. Depois disso, comecei a pesquisar, vi uns vídeos, falei com um luthier…
Hoje em dia já virou rotina. Passo um paninho depois de tocar, guardo na capa direitinho, e sempre olho a afinação. Não é difícil, mas precisa de atenção. Não dá pra largar de qualquer jeito, não.
Pra mim, cuidar do cavaquinho é super tranquilo. Sempre fui muito cuidadoso com meus instrumentos, então meio que virou um hábito natural.
Passo um pano de microfibra depois de tocar, deixo ele guardadinho num case com sílica pra evitar a umidade e evito deixar perto de calor forte ou correntes de ar.
O maior cuidado, na verdade, é com as cordas. Gosto de trocar com frequência, porque gosto do som mais brilhante. Mas, tirando isso, é como cuidar de uma planta: se você dá carinho e presta atenção, ele retribui com música boa.
Confesso que sou meio largado com essas coisas, então no começo sofri um bocado pra manter meu cavaquinho legal.
Já deixei em cima do sofá, peguei com a mão suada depois de tocar no churrasco, essas coisas. Resultado: corda enferrujando rapidinho, braço começou a empenar.
Tive que levar num cara especializado e aí levei um sermão (merecido). Depois disso comecei a ter mais responsabilidade. Se você é uma pessoa mais metódica, vai achar fácil.
Mas se for bagunceiro que nem eu era, vai perceber rapidinho que o cavaquinho precisa de cuidado contínuo. Não adianta dar atenção uma vez por mês e esperar que ele fique bem.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Instrumentos da marca Taylor são bons?
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção amplificada para apresentações ao vivo?
- https://produtosreviews.com.br/t/qual-e-o-melhor-tipo-de-cavaquinho-para-musicos-que-desejam-explorar-uma-variedade-de-estilos-musicais
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção com acabamento visual diferenciado?
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam explorar uma variedade de estilos musicais?
Eu nunca tive o hábito de cuidar de instrumento, então quando comprei meu primeiro cavaquinho, pensei que era só tocar e pronto.
Aí começaram os problemas: som abafado, trastejando, afinação que não se mantinha. Fui procurar ajuda e entendi que o cuidado com o instrumento é tão importante quanto saber tocar.
Hoje em dia, limpar as cordas, guardar na temperatura certa, até hidratar a escala com óleo específico, tudo isso virou parte do meu ritual.
Aprendi na marra, mas hoje não vejo mais como uma dificuldade vejo como respeito ao instrumento e à música que quero tirar dele.
Não acho difícil, mas cuidar de cavaquinho exige constância, e isso pega pra quem tem uma rotina agitada.
Tem que lembrar de limpar sempre, evitar exposição ao sol e à umidade, trocar as cordas quando começam a perder brilho.
Se você esquece o cavaquinho jogado em qualquer canto, ele se deteriora mesmo. Comigo, o que mais ajudou foi criar uma rotina: terminei de tocar, já limpo e guardo.
Uma vez por mês, dou uma checada geral, olho o cavalete, o braço, tudo certinho. É igual cuidar de uma bicicleta: se você cuida um pouquinho todo dia, ela dura anos. Se não cuida, uma hora dá ruim.