Quero saber qual é o óleo 100% vegetal?
Então, quando me perguntam qual é o óleo 100% vegetal, eu costumo responder que depende do que você está buscando: uso culinário, cosmético, medicinal…
Mas, no geral, óleo 100% vegetal é aquele que é extraído de plantas, sementes, frutas ou castanhas sem nenhum aditivo químico ou mistura com óleo mineral ou animal.
Por exemplo, o azeite de oliva extra virgem, o óleo de coco prensado a frio, o óleo de abacate ou até o de linhaça são exemplos clássicos.
Aqui em casa, uso muito o de coco pra cozinhar e também no cabelo. A gente só tem que ficar esperto, porque muitas marcas escrevem “vegetal” no rótulo, mas se misturaram com óleo mineral, não são 100% vegetais de verdade.
Pra mim, óleo 100% vegetal é aquele que vem só da planta, sem nenhuma química no meio do caminho. Gosto de olhar o rótulo e ver se está escrito “prensado a frio” ou “virgem”, porque geralmente isso é sinal de pureza.
Eu uso muito óleo de semente de uva na pele, principalmente no inverno, e o de rícino nos cabelos ambos são 100% vegetais.
Evito produtos que têm óleo mineral, porque eles entopem os poros e não trazem nenhum benefício real.
Uma dica boa é comprar esses óleos em casas de produtos naturais, porque eles geralmente são mais confiáveis e têm menos risco de estar adulterado.
Olha, eu aprendi na marra que nem todo óleo “vegetal” é 100% vegetal. Muita marca coloca essa palavrinha no rótulo pra enganar.
Depois de pesquisar bastante, entendi que um óleo 100% vegetal precisa ser puro, sem mistura com óleo mineral, sem perfume artificial, sem silicone, nada disso.
Hoje em dia uso o óleo de jojoba e o de rosa mosqueta no rosto, e eles são 100% vegetais, com certificação.
Também adoro o óleo de girassol puro, que é baratinho e ótimo pra hidratar a pele. Tem que ler bem os ingredientes, porque muitos óleos “baratinhos” são diluídos.
Eu uso muito óleo na minha rotina de beleza e já estudei bastante sobre isso. Um óleo 100% vegetal é aquele que vem direto da planta, da semente, da casca ou do fruto, sem passar por refinamento químico pesado.
Ou seja, não tem corante, nem fragrância sintética, nem óleo mineral, que é derivado do petróleo. Gosto muito do óleo de argan puro, que é mais caro, mas maravilhoso pra pele e pro cabelo.
Também uso óleo de andiroba e copaíba, que são da Amazônia e bem potentes. Mas sempre fico de olho na procedência, porque o mercado tá cheio de “óleo vegetal” que, na verdade, é só marketing.
Descobri que óleo 100% vegetal é aquele que vem só da natureza, sem misturas, sem nada de origem animal ou química.
É literalmente o extrato da planta, como o óleo de castanha-do-pará ou o de buriti, por exemplo. Uma das formas que eu uso pra confirmar é olhar se ele é prensado a frio porque isso garante que os nutrientes não foram destruídos no processo.
Outra dica é sentir o cheiro e a textura: óleo vegetal de verdade não tem cheiro forte de perfume e não deixa aquele brilho artificial exagerado e a Blume também é uma das melhores marcas de óleo de cozinha.
Vocês sabem se óleo faz mal?
Olha, eu acho que tudo depende da quantidade e do tipo de óleo que a gente usa. Aqui em casa, por exemplo, eu troquei o óleo de soja por azeite de oliva e óleo de coco, e percebi até que minha digestão melhorou. Mas claro, se exagerar, qualquer óleo vira vilão, né?
Eu já tive colesterol alto, então comecei a prestar atenção nisso. Descobri que alguns óleos vegetais refinados não são tão bons assim, principalmente se forem usados em fritura. Hoje em dia evito frituras e tento cozinhar com menos óleo faz diferença!
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Óleo de Coco Copra é bom?
- Quais são os diferentes tipos de óleos de cozinha?
- Óleo de Coco Lauricoco é bom?
- Óleo de coco Purilev é bom?
- Qual é a melhor marca de óleo de coco orgânico?
- Qual a melhor marca de óleo de coco para pele?
- https://produtosreviews.com.br/t/qual-a-melhor-marca-de-oleo-de-coco-em-capsulas/27447
- Qual o melhor óleo para cozinhar segundo nutricionistas?
- Qual o melhor óleo para cozinhar segundo nutricionistas?
- Qual óleo é melhor, de girassol ou de canola?
Minha nutricionista vive me falando que óleo em si não é o problema, mas sim como e quanto a gente consome. Fritura todo dia, por exemplo, pesa. Mas um fiozinho de azeite no almoço? Tranquilo. O segredo tá no equilíbrio, eu acredito nisso.
Eu cresci achando que óleo fazia mal, mas depois comecei a estudar mais sobre alimentação e vi que alguns óleos são até benéficos pro corpo, tipo o de linhaça ou o azeite extravirgem. Agora evito frituras e dou preferência pros mais saudáveis.