Qual marca de volante e pedais é melhor para jogos de corrida?

Sempre tive vontade de jogar Forza com volante, mas não sei qual marca é mais confiável. Alguém recomenda Logitech, Thrustmaster ou alguma outra?

7 curtidas

Eu sou fã de simuladores de corrida há anos, e depois de testar vários volantes, posso dizer que meu favorito é Logitech G923. O force feedback dele é simplesmente incrível, dá pra sentir cada curva e cada irregularidade da pista, parece que você está dirigindo de verdade.

Os pedais vêm com uma boa resistência e, depois de calibrar, ficam perfeitos para frear e acelerar com precisão.

Claro que ele não é barato, mas pra quem leva corrida a sério, vale cada centavo. Antes desse, eu tentei volantes mais baratos e a diferença na imersão é gigantesca.

5 curtidas

Eu sempre gostei de drifting, então a marca que melhor funcionou pra mim foi a Thrustmaster T300 RS.

Os pedais são super ajustáveis, e o volante tem aquele giro completo de 1080°, que é perfeito pra manobras mais técnicas.

O force feedback é muito realista, especialmente em jogos como Assetto Corsa ou F1. Passei semanas calibrando o setup até ficar do jeito que gosto, mas a sensação de controlar o carro em detalhes não tem preço.

Recomendo muito pra quem gosta de sentir cada movimento do carro.

5 curtidas

Pra mim, nada bate Fanatec. Eu sei que muita gente acha caro, mas se você quer um setup sério de simulação, vale muito a pena.

Tenho o ClubSport V2 e os pedais ClubSport V3, e a diferença é absurda comparado a qualquer outra marca de entrada.

Dá pra ajustar praticamente tudo: resistência do freio, sensibilidade do volante, altura dos pedais… a experiência é quase de carro real. Eu jogo bastante iRacing e rFactor, e nunca senti que precisava de mais nada.

5 curtidas

Gente como saber se o volante gamer é bom?

4 curtidas

Eu comecei com um Logitech G29 e até hoje gosto dele. Não é o mais caro, mas pra mim foi ótimo pra aprender e ainda funciona muito bem pra jogos como F1 23 e Project Cars 3.

Os pedais são decentes, e o volante é firme, com boa resposta do force feedback. Claro que não tem tantas opções de customização quanto Thrustmaster ou Fanatec, mas se você quer começar sem gastar rios de dinheiro, ele é perfeito.

Eu passei meses com ele antes de pensar em upgrade.

7 curtidas

Eu sempre fico meio perdido na hora de escolher um volante gamer, então aprendi a prestar atenção em alguns detalhes antes de comprar.

O primeiro ponto que eu olho é a sensação de realismo. Para mim, é essencial que o volante tenha boa resistência e que o force feedback seja eficiente.

Quando sinto que ele “responde” às curvas, buracos ou derrapagens do jogo, já sei que é um bom equipamento.

Também gosto de checar se os pedais são firmes e ajustáveis, porque isso faz muita diferença na hora de frear ou acelerar com precisão.

Ah, e não menos importante: ver se ele é compatível com o meu setup (PC ou console) evita muita dor de cabeça depois.

4 curtidas

O que eu sempre faço é pesquisar a durabilidade e o material do volante. Já comprei um modelo que parecia bom, mas a borracha do volante começou a descascar em poucos meses, e isso me fez perceber que um bom volante gamer precisa ser resistente.

Eu também olho muito para o force feedback, porque sem ele o jogo perde metade da emoção. Volantes que têm feedback suave, progressivo e realista fazem a diferença, especialmente em corridas mais longas.

E, sinceramente, vale ler reviews de outros jogadores, porque eles dão dicas sobre problemas que a gente só percebe com o uso.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode gostar!

4 curtidas

Na minha experiência, o ponto mais importante é testar a ergonomia e o conforto. Um volante pode ser cheio de funções, mas se eu ficar com dor nas mãos ou nos pulsos depois de uma hora de jogo, não vale a pena.

Eu gosto de procurar volantes que tenham um diâmetro adequado, pega firme e botões bem posicionados.

Além disso, gosto de conferir se os pedais têm espaço suficiente e não escorregam no chão, porque isso afeta muito meu desempenho nas curvas.

Para mim, o teste prático é insubstituível: se eu não sentir que estou “conectado” com o carro no jogo, não considero bom.

5 curtidas

Outro jeito que eu uso para saber se o volante é bom é olhar para a precisão e a responsividade. Volantes baratos ou ruins têm atraso ou movimento “solto”, o que me irrita muito, porque em jogos de corrida isso prejudica a performance.

Eu gosto de modelos que me deixem controlar o carro com exatidão, principalmente nas pistas de corrida mais técnicas.

Também vejo se ele tem opções de ajuste, tipo sensibilidade do volante, resistência do force feedback e até configuração de pedais, porque isso permite adaptar ao meu estilo de jogo e aumenta a durabilidade do equipamento.

5 curtidas