Sempre tive vontade de jogar Forza com volante, mas não sei qual marca é mais confiável. Alguém recomenda Logitech, Thrustmaster ou alguma outra?
Eu sou fã de simuladores de corrida há anos, e depois de testar vários volantes, posso dizer que meu favorito é Logitech G923. O force feedback dele é simplesmente incrível, dá pra sentir cada curva e cada irregularidade da pista, parece que você está dirigindo de verdade.
Os pedais vêm com uma boa resistência e, depois de calibrar, ficam perfeitos para frear e acelerar com precisão.
Claro que ele não é barato, mas pra quem leva corrida a sério, vale cada centavo. Antes desse, eu tentei volantes mais baratos e a diferença na imersão é gigantesca.
Eu sempre gostei de drifting, então a marca que melhor funcionou pra mim foi a Thrustmaster T300 RS.
Os pedais são super ajustáveis, e o volante tem aquele giro completo de 1080°, que é perfeito pra manobras mais técnicas.
O force feedback é muito realista, especialmente em jogos como Assetto Corsa ou F1. Passei semanas calibrando o setup até ficar do jeito que gosto, mas a sensação de controlar o carro em detalhes não tem preço.
Recomendo muito pra quem gosta de sentir cada movimento do carro.
Pra mim, nada bate Fanatec. Eu sei que muita gente acha caro, mas se você quer um setup sério de simulação, vale muito a pena.
Tenho o ClubSport V2 e os pedais ClubSport V3, e a diferença é absurda comparado a qualquer outra marca de entrada.
Dá pra ajustar praticamente tudo: resistência do freio, sensibilidade do volante, altura dos pedais… a experiência é quase de carro real. Eu jogo bastante iRacing e rFactor, e nunca senti que precisava de mais nada.
Gente como saber se o volante gamer é bom?
Eu comecei com um Logitech G29 e até hoje gosto dele. Não é o mais caro, mas pra mim foi ótimo pra aprender e ainda funciona muito bem pra jogos como F1 23 e Project Cars 3.
Os pedais são decentes, e o volante é firme, com boa resposta do force feedback. Claro que não tem tantas opções de customização quanto Thrustmaster ou Fanatec, mas se você quer começar sem gastar rios de dinheiro, ele é perfeito.
Eu passei meses com ele antes de pensar em upgrade.
Eu sempre fico meio perdido na hora de escolher um volante gamer, então aprendi a prestar atenção em alguns detalhes antes de comprar.
O primeiro ponto que eu olho é a sensação de realismo. Para mim, é essencial que o volante tenha boa resistência e que o force feedback seja eficiente.
Quando sinto que ele “responde” às curvas, buracos ou derrapagens do jogo, já sei que é um bom equipamento.
Também gosto de checar se os pedais são firmes e ajustáveis, porque isso faz muita diferença na hora de frear ou acelerar com precisão.
Ah, e não menos importante: ver se ele é compatível com o meu setup (PC ou console) evita muita dor de cabeça depois.
O que eu sempre faço é pesquisar a durabilidade e o material do volante. Já comprei um modelo que parecia bom, mas a borracha do volante começou a descascar em poucos meses, e isso me fez perceber que um bom volante gamer precisa ser resistente.
Eu também olho muito para o force feedback, porque sem ele o jogo perde metade da emoção. Volantes que têm feedback suave, progressivo e realista fazem a diferença, especialmente em corridas mais longas.
E, sinceramente, vale ler reviews de outros jogadores, porque eles dão dicas sobre problemas que a gente só percebe com o uso.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Quais jogos de tabuleiro são ideais para noites em família?
- Qual a melhor marca de óculos de realidade virtual?
- Alguém já jogou algum jogo de tabuleiro da Asmodee? Quais são as opções mais divertidas para grupos?
- Qual é o melhor jogo de tabuleiro para iniciantes? Codenames ou The Resistance?
- O que acham de Dixit? A arte realmente faz a diferença ou é só um jogo bonito?
- Os jogos da Z-Man Games são realmente tão profundos e interessantes quanto falam?
- Alguém já experimentou os jogos de tabuleiro da Funforge? Quais são os melhores?
- Quem aqui já jogou Ticket to Ride? Ele realmente é tão bom quanto dizem, ou tem opções melhores?
- Qual a opinião de vocês sobre os jogos da Devir? São bons para grupos grandes?
- Os jogos de tabuleiro da Galápagos são realmente tão bons quanto falam?
- Catan ou Carcassonne? Qual desses é mais viciante e fácil de aprender?
- Qual jogo de tabuleiro da Hasbro vocês recomendam para a família toda?
- O que vale mais a pena, PS5 ou Xbox?
- Marcas de jogos físicos confiáveis no Brasil? Onde vocês compram?
- Qual é a melhor TV para jogos com alta taxa de atualização?
- Qual é o jogo mais divertido para PS5 agora?
- Qual a melhor marca de videogame para crianças?
- Dicas para comprar uma boa TV
- Alguém já comprou controles alternativos para Switch? Qual marca é boa?
- Qual marca de volante e pedais é melhor para jogos de corrida?
Na minha experiência, o ponto mais importante é testar a ergonomia e o conforto. Um volante pode ser cheio de funções, mas se eu ficar com dor nas mãos ou nos pulsos depois de uma hora de jogo, não vale a pena.
Eu gosto de procurar volantes que tenham um diâmetro adequado, pega firme e botões bem posicionados.
Além disso, gosto de conferir se os pedais têm espaço suficiente e não escorregam no chão, porque isso afeta muito meu desempenho nas curvas.
Para mim, o teste prático é insubstituível: se eu não sentir que estou “conectado” com o carro no jogo, não considero bom.
Outro jeito que eu uso para saber se o volante é bom é olhar para a precisão e a responsividade. Volantes baratos ou ruins têm atraso ou movimento “solto”, o que me irrita muito, porque em jogos de corrida isso prejudica a performance.
Eu gosto de modelos que me deixem controlar o carro com exatidão, principalmente nas pistas de corrida mais técnicas.
Também vejo se ele tem opções de ajuste, tipo sensibilidade do volante, resistência do force feedback e até configuração de pedais, porque isso permite adaptar ao meu estilo de jogo e aumenta a durabilidade do equipamento.