Qual o melhor tipo de captador para guitarra elétrica?

Quero saber qual o melhor tipo de captador para guitarra elétrica?

7 curtidas

Olha, pra mim, o captador single-coil é o melhor. Eu curto muito um som mais cristalino, aquele timbre clássico que você escuta no blues ou no rock mais vintage, tipo Jimi Hendrix ou Stevie Ray Vaughan.

Tenho uma Fender Stratocaster com singles, e é incrível como cada nota sai limpa, com aquele ataque único.

Mas, claro, tem o lado ruim: ele capta mais ruído, então não é a melhor escolha se você toca em ambientes com muita interferência. Ainda assim, acho que o som compensa tudo!

5 curtidas

Cara, eu sou apaixonado pelos captadores humbuckers. Sempre gostei de um som mais pesado, e eles entregam isso com perfeição.

Tenho uma Les Paul com humbuckers e, sério, o punch e a ausência de ruído são sensacionais! Eu toco muito hard rock e metal, e sinto que eles seguram muito bem as distorções mais agressivas.

Além disso, o som mais cheio deles é ótimo pra solos. Se você gosta de riffs gordos e pesados, acho que não tem erro.

7 curtidas

Eu sou daqueles que gosta de versatilidade, então os captadores híbridos ou split-coil são a minha escolha.

Tenho uma guitarra com um humbucker que posso dividir e usar como single-coil. Isso me dá o melhor dos dois mundos: consigo aquele brilho nos sons limpos e, com um clique, o peso pro drive.

É perfeito pra quem toca de tudo um pouco, como eu. Já toquei pop, rock clássico, até funk, e nunca me senti limitado.

4 curtidas

Gente como faço pra escolher uma boa guitarra profisisonal?

5 curtidas

Pra mim, o P-90 é o melhor. Ele fica meio no caminho entre o single e o humbucker, sabe? Tenho uma guitarra com P-90s e amo o som encorpado, mas ainda com aquele ataque mais brilhante.

É perfeito pra sons mais vintage, como rock’n’roll anos 50 e 60, mas também funciona bem no grunge.

O único porém é o ruído, porque ele não tem a blindagem dos humbuckers, mas o timbre… ah, é algo que você sente no peito. Se você nunca testou um, recomendo demais.

4 curtidas

Confesso que eu sou fã dos captadores ativos, tipo os da EMG. Eles têm uma saída mais alta e um som bem comprimido, o que pra quem toca metal é perfeito.

Minha guitarra principal tem um par de EMG 81 e 85, e é incrível como eles fazem a distorção soar limpa, mesmo em volumes absurdos.

A única coisa chata é que eles dependem de bateria, mas é só ter umas reservas na bag e tá tudo certo. Pro meu estilo, que é mais voltado pro metal moderno, eles são imbatíveis.

5 curtidas

Quando comecei a buscar uma guitarra profissional, eu sabia exatamente o som que queria: algo quente, com graves cheios e médios marcantes, perfeito pra jazz e fusion.

Depois de muita pesquisa e testes, escolhi uma Gibson ES-335. O corpo semi-hollow dela trouxe exatamente o que eu precisava um timbre aveludado, mas com ataque suficiente pra solos bem definidos.

O que me fez fechar o negócio foi perceber como ela reagia à minha dinâmica. Quando tocava suavemente, o som ficava limpo e cheio de nuances já com mais força, a guitarra respondia com um drive natural incrível.

Minha dica é clara: se você sabe que som está buscando, teste cada detalhe captadores, construção e até mesmo o tipo de corda que combina melhor com a guitarra.

4 curtidas

Uma coisa que percebi ao tocar por longas horas é que a ergonomia faz toda a diferença. Por isso, escolhi uma Strandberg Boden 6, que tem um design supermoderno e ergonômico, ideal pra quem passa muito tempo tocando, seja no palco ou no estúdio.

A guitarra é leve, e o braço com perfil assimétrico ajuda a manter a mão numa posição confortável, reduzindo a fadiga.

Além disso, o headless design não é apenas bonito, mas também prático o equilíbrio dela é perfeito, e fica fácil de transportar. Se você toca profissionalmente, invista em um instrumento que cuide do seu conforto e da sua saúde a longo prazo.

5 curtidas

Quando busquei minha guitarra profissional, uma coisa que analisei bastante foi o sustain. Eu precisava de uma guitarra que segurasse as notas por bastante tempo, especialmente pra solos mais lentos e melódicos.

A escolha foi uma Gibson Les Paul Standard, que com seu corpo sólido em mogno e ponte fixa, entregou um sustain impressionante.

Outro detalhe que me fez optar por ela foi como as notas soavam “vivas” mesmo sem estar conectada a um amplificador.

Isso me mostrou que a guitarra já tinha uma ressonância natural muito boa, o que é essencial pra quem quer gravar ou tocar ao vivo. Se o sustain é importante pra você, teste o instrumento desplugado primeiro ele deve soar cheio e encorpado por si só.

4 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

5 curtidas

Quando decidi investir em uma guitarra profissional, passei meses pesquisando. Li reviews, vi vídeos de demonstração e fui a várias lojas.

Acabei escolhendo uma Suhr Modern porque ela combinava todos os fatores que eu considerava essenciais: qualidade impecável, versatilidade e um design que me inspirava a tocar.

O que mais me chamou a atenção foram os captadores SSH+, que conseguem entregar desde timbres cristalinos até distorções pesadas, dependendo do ajuste.

Também adorei o acabamento impecável é aquele tipo de instrumento que te faz ter orgulho de subir ao palco. Meu conselho é: não tenha pressa.

Experimente diferentes marcas, converse com outros músicos e só invista quando tiver certeza de que encontrou “a guitarra”, e recomendo a guitarra marcas da Ibanez, são ótimas!

5 curtidas