Quero saber qual o melhor: violão de nylon ou aço?
Eu sempre toquei violão com cordas de nylon, e para mim, ele é insubstituível. O som é mais suave e quente, o que combina perfeitamente com o estilo que gosto de tocar, como MPB e bossa nova. Além disso, acho que as cordas de nylon são mais confortáveis para os dedos, principalmente para quem está começando ou toca por longas horas. Quando tentei um violão de aço, percebi que as cordas machucaram mais os dedos, o que não me agradou muito. Então, para mim, nylon é o melhor, sem dúvida.
Sempre preferi os violões de aço porque eles têm um som mais brilhante e potente. Isso faz toda a diferença quando toco estilos como rock, folk e pop.
Gosto de como o som se destaca mesmo sem amplificação. É verdade que as cordas são mais duras e exigem mais dos dedos, mas com o tempo, a gente se acostuma e até fortalece a musculatura.
Se você curte tocar em grupo ou usar o violão para solos mais marcantes, o aço é a melhor escolha, na minha opinião, e olha o violão marca Vogga é o melhor!
Quando comecei a tocar, optei pelo nylon, e foi uma decisão muito acertada. As cordas são mais macias, o que é perfeito para quem está aprendendo, já que não machucam tanto os dedos.
Além disso, o som é mais acolhedor e menos agressivo, o que ajuda a praticar sem se irritar com erros.
Hoje, depois de anos de prática, ainda prefiro o nylon porque toco mais estilos clássicos e latinos, onde ele brilha. Para quem está começando, recomendo o nylon sem pensar duas vezes.
Essa questão me faz lembrar de uma conversa que tive com um amigo músico. Ele ama o som metálico e encorpado do violão de aço, enquanto eu sou apaixonado pelo tom suave e delicado do nylon. No final das contas, o melhor violão depende do estilo musical que você toca. Se você é fã de música clássica, flamenco ou MPB, vá de nylon. Agora, se seu negócio é rock, blues ou country, o aço é imbatível. Ambos têm suas qualidades, então é mais uma questão de gosto pessoal.
Eu tenho um violão de nylon que me acompanha há anos, e é como um velho amigo. O som é mais intimista e tranquilo, o que combina muito com meu jeito de tocar. Sempre fui atraído por músicas que têm uma pegada mais calma, como bossa nova ou algumas canções acústicas de sertanejo. Já experimentei um violão de aço, mas o som dele parecia muito “estridente” para o que eu queria. Por isso, continuo fiel ao nylon, que é mais do que suficiente para o meu estilo.
Comecei tocando nylon, mas, com o tempo, percebi que o som dele não preenchia as minhas expectativas para alguns gêneros musicais, como o folk.
Quando comprei meu primeiro violão de aço, foi uma experiência incrível. A sonoridade mais brilhante e a projeção do som fizeram total diferença nas apresentações ao vivo.
Claro, foi difícil me adaptar às cordas mais duras, mas valeu a pena. Hoje, nem penso em voltar para o nylon porque o aço combina muito mais com o meu estilo.
Dá uma olhada nesses links pode gostar!
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- https://produtosreviews.com.br/t/cavaquinho-vogga-e-bom/1https://produtosreviews.com.br/t/violao-vogga-e-bom-para-iniciantes/2798
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Violão Vogga VCK370 é bom?
- Violão Vogga VCA 201 é bom?
- Violão Vogga elétrico vale a pena?
Gente como eu sei que o meu violão é bom?
Olha, uma coisa que sempre faço quando estou escolhendo um violão é testar ele pessoalmente. É incrível como a sensação na mão faz toda a diferença.
Primeiro, eu verifico o conforto do braço, porque não adianta o violão ter um som lindo se ele for desconfortável de tocar.
Depois, dou umas batidas nas cordas para ouvir o timbre. Um violão bom, pra mim, tem que ter um som equilibrado, nem muito agudo nem muito grave. E, claro, sempre olho se ele está bem construído.
Dou uma checada nos detalhes, tipo se as tarraxas seguram a afinação e se não tem rebarbas na madeira. Se não consigo testar antes de comprar, procuro por reviews detalhados, principalmente de pessoas que tocam no meu estilo, porque o que funciona pra um pode não funcionar pra outro.
Uma coisa que aprendi com o tempo é prestar atenção na madeira do violão. Eu já comprei um modelo barato de compensado e o som não tinha vida, sabe?
Hoje em dia, sempre busco violões com tampo sólido, tipo de cedro ou spruce, porque eles têm uma ressonância muito melhor.
Também olho pro tipo de madeira do fundo e das laterais, como jacarandá ou mogno, que podem dar um som mais quente ou brilhante.
Não é só questão de estética, mas de como o som sai. Ah, e tem a questão do tempo! Madeiras sólidas melhoram o som com os anos, então vejo o violão como um investimento a longo prazo. Quanto mais toco, melhor ele fica.
Sempre que pego um violão novo, minha primeira preocupação é com a estabilidade da afinação. Pra mim, não tem nada mais frustrante do que um violão que desafina rápido.
As tarraxas têm que ser boas, de preferência blindadas. Se elas giram muito soltas ou prendem, já fico com o pé atrás.
Outra coisa que olho é o nut e o rastilho. Se eles não estiverem bem ajustados, pode causar problemas de entonação, e aí, mesmo que você toque as notas certinhas, o som não sai afinado.
É um detalhe pequeno que muita gente esquece de checar, mas faz toda a diferença, principalmente se você pretende tocar em público.
Eu aprendi da pior forma que um violão bom pra um amigo meu pode não ser o ideal pra mim. Comprei um modelo elétrico indicado por ele, mas quando fui tocar, o som não combinava com meu estilo. Hoje, sempre penso no meu uso: se é pra tocar em casa, prefiro um modelo acústico com som encorpado. Já pra apresentações, invisto num eletroacústico que tenha um bom sistema de captação. Além disso, o tamanho do violão importa muito. Eu sou de estatura média, então modelos dreadnought são confortáveis pra mim, mas sei que tem gente que prefere um folk ou um clássico. O principal é você se sentir à vontade tocando e gostar do som que sai. É como uma parceria: tem que ter conexão.