Quero saber qual violão Vogga elétrico vale a pena?
Comprei um violão Vogga elétrico há cerca de seis meses e, no geral, estou bastante satisfeito. O que me atraiu foi o preço, que é bem acessível para um violão com captação elétrica.
Quando o toquei pela primeira vez, a qualidade do som me surpreendeu, especialmente pelo custo.
Não é um violão de marca premium, então não espere um som de guitarrista profissional, mas para quem está começando ou para quem gosta de um violão com boa relação custo-benefício, ele serve muito bem.
A captação tem um som bem limpo quando ligado ao amplificador, o que é um ponto positivo. Além disso, o design dele é bem bonito e a construção é sólida.
No entanto, tive um pequeno problema com as cordas, elas começaram a desafinar com mais facilidade depois de um tempo de uso. Mas, para o preço, vale a pena.
Eu sou músico amador e, depois de pesquisar sobre violões de entrada, decidi comprar um Vogga elétrico. Já tinha ouvido falar da marca, mas não sabia o que esperar em termos de qualidade. Quando recebi, fiquei impressionado com o acabamento. O violão tem um design simples, mas elegante. Quanto ao som, ele tem um timbre razoável, mas confesso que não é o mais incrível que já ouvi. Quando ligado ao amplificador, o som melhora um pouco, mas ainda sinto falta de um pouco mais de definição. A captação funciona bem, mas poderia ser mais forte. Mesmo assim, é um ótimo violão para quem está começando e não quer investir muito no início. Achei que o custo-benefício vale a pena, mas para quem já tem experiência, pode ser interessante considerar opções mais caras.
Estou usando o meu Vogga elétrico há mais de um ano e, para ser honesto, a minha experiência tem sido mista.
O violão é ótimo para quem está começando, tem uma pegada confortável e um som decente para treinos em casa.
No entanto, se você tocar em ambientes maiores ou em apresentações, pode sentir que ele perde um pouco de presença.
A captação é boa, mas não é comparável a modelos mais caros. O que realmente me incomodou foi o fato de que ele começou a desafinar com certa facilidade, o que não aconteceu com outros violões que tive.
No geral, vale a pena se você está buscando algo acessível e está iniciando na música, mas se você já tem experiência, pode ser interessante investir em um modelo mais avançado, é um dos melhores violão marca Vogga!
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- Cavaquinho Vogga é bom?
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Violão Vogga VCK370 é bom?
- Violão Vogga VCA 201 é bom?
Como eu faço pra saber que o violão que comprei é bom?
Adquiri o violão Vogga elétrico porque precisava de um instrumento que fosse acessível, mas que me permitisse tocar em casa e fazer algumas gravações.
Confesso que ele me surpreendeu. O som, quando ligado ao amplificador, é muito bom para o preço que paguei. Ele tem um timbre agradável, especialmente para músicas mais calmas e acústicas.
O corpo é confortável e o braço é fácil de manusear, o que facilita o aprendizado. No entanto, percebi que a construção não é tão robusta quanto outros modelos mais caros.
Depois de um tempo de uso, notei que ele começou a ter um pouco de chiado ao ligar ao amplificador, mas nada que uma manutenção básica não resolva. Se você busca um violão com um bom custo-benefício, acho que vale muito a pena.
Uma coisa que aprendi com o tempo é que um violão realmente bom se destaca nos detalhes. A primeira vez que fui comprar um violão, fiquei encantado com o visual, mas logo percebi que a aparência não é tudo.
Quando você olhar o violão, observe se a construção é sólida, sem rachaduras ou imperfeições visíveis.
Olhe atentamente para a parte das tarraxas (as peças onde as cordas são afinadas): elas devem ser firmes, sem folgas.
Além disso, as pontes e os rastros do violão também são cruciais uma ponte bem fixada e bem ajustada é essencial para garantir um bom som.
Pode parecer um detalhe pequeno, mas faz uma diferença enorme na qualidade e durabilidade do instrumento.
Outro ponto que aprendi depois de alguns erros foi a importância de testar a ressonância do violão.
Quando eu fui procurar meu último violão, não me contentei em apenas tocar acordes simples. Experimentei tocar acordes longos e observei o quanto o som “sustentava” no ar, como se o violão tivesse uma alma, sabe?
Um violão bom tem uma ressonância rica que vai além do simples som de uma corda sendo
dedilhada.
Toquei de forma mais leve e, se o som se dissipava muito rápido ou se faltava “corpo”, eu já sabia que não era o instrumento certo.
Isso é um bom sinal de que o violão tem a estrutura e a qualidade de madeira que garantem uma boa projeção sonora.
Uma dica que eu sempre dou é nunca comprar um violão sem tocá-lo por mais de alguns minutos. Quando fui escolher o meu, passei cerca de meia hora com ele. Isso porque, com o tempo, você vai perceber se o braço fica desconfortável, se as cordas começam a machucar a sua mão, ou se a ação das cordas está muito alta ou muito baixa. Essas pequenas coisas fazem uma diferença enorme, principalmente se você for tocar por muito tempo. O violão que eu comprei depois de testá-lo por esse tempo me agradou muito mais do que qualquer outro que eu tenha visto apenas por algumas músicas. Experiência é tudo! E o violão deve se adaptar a você, e não o contrário.
Algo que muitas pessoas não percebem é a estabilidade da afinação. Quando comprei meu primeiro violão “de verdade”, uma coisa que me chamou a atenção foi que ele mantinha a afinação muito bem, mesmo após longas sessões de tocada.
Eu sempre testava ele por um bom tempo, tocando músicas mais agitadas, e via se as tarraxas seguravam a afinação.
Isso é um sinal de que o violão tem uma boa construção e que a qualidade das peças (principalmente as tarraxas e a madeira) é superior.
Não vale a pena comprar um violão que desafina toda hora, e não tem como saber isso a não ser testando ele por algum tempo.