Minha experiência com smartwatches de entrada
Quando eu comecei a buscar um relógio inteligente, confesso que fiquei um pouco perdida. Tantas opções, tantos modelos, tantas promessas… Eu só queria algo que me ajudasse no dia a dia, com funções básicas como notificações, controle de atividades físicas e, claro, que tivesse um bom custo-benefício.
Foi nesse momento que três marcas chamaram minha atenção: Iwo, Haylou e Amazfit. São bem conhecidas quando o assunto é smartwatch de entrada, e todas prometem entregar bastante pelo preço. Mas, afinal, qual delas vale mais a pena?
Vou compartilhar aqui tudo que descobri e também minhas impressões usando cada uma.
O que é um smartwatch de entrada?
Antes de comparar as marcas, é importante entender o que define um relógio inteligente de entrada. Geralmente, são modelos mais simples, com:
- Recursos básicos: monitoramento de passos, batimentos cardíacos, notificações de apps e chamadas.
- Preço acessível: normalmente abaixo dos R$ 500.
- Construção mais simples, mas ainda funcional.
- Compatibilidade com Android e iOS.
Ou seja, não espere telas AMOLED incríveis ou sensores super avançados. Mas, sim, funcionalidades suficientes para quem está começando ou não quer investir muito.
Comparação entre Iwo, Haylou e Amazfit
Depois de testar (ou pesquisar a fundo) vários modelos dessas marcas, fiz um comparativo direto entre elas com base em critérios que considero essenciais. Dá uma olhada:
| Critério | Iwo | Haylou | Amazfit |
|---|---|---|---|
| Design | Inspirado no Apple Watch, bonito | Simples, mais discreto | Mais esportivo e moderno |
| Tela | IPS, brilho razoável | IPS, com contraste melhor que o Iwo | AMOLED em alguns modelos (grande destaque) |
| Sistema e fluidez | Interface simples, às vezes engasga | Interface leve e responsiva | Sistema Zepp leve e bem otimizado |
| Recursos de saúde | Batimentos, pressão e oxigênio | Batimentos e oxigênio (mais precisos) | Batimentos, oxigênio, sono, PAI |
| Bateria | 1 a 2 dias de uso | 7 a 10 dias | 10 a 14 dias |
| App de suporte | FitPro (fraco e instável) | Haylou Fun ou Haylou Fit (ok) | Zepp (bem completo e estável) |
| Preço médio | R$ 120 a R$ 200 | R$ 150 a R$ 250 | R$ 250 a R$ 400 |
Iwo: o mais barato, mas com limitações
O Iwo foi o primeiro que testei. De cara, achei o design bem bonito, quase uma cópia do Apple Watch. Mas, com o uso, algumas limitações apareceram:
- A tela tem brilho baixo, difícil de ver no sol.
- O app FitPro é confuso e vive desconectando.
- A bateria mal dura dois dias.
- E os sensores de saúde? Bem, eu medi minha pressão em 11x7 sentado no sofá… depois de subir escadas, continuava 11x7.
Funciona? Sim, para quem quer algo básico, visualmente bonito e só quer ver notificações e controlar música. Mas não espere precisão ou uma boa experiência com o app.
Haylou: a escolha mais equilibrada
Depois, testei o Haylou Solar Lite e, sinceramente, me surpreendi. Por um preço parecido com o Iwo, ele oferece:
- Interface simples, mas muito mais fluida.
- Sensores de batimentos e oxigênio mais confiáveis.
- Bateria que dura uma semana fácil.
- E o app Haylou Fun, que, apesar de simples, é muito mais confiável que o FitPro.
O único ponto negativo é que ele tem um visual mais simples, quase sem firulas. Mas se você quer funcionalidade, ele entrega muito bem.
Amazfit: mais caro, mas com ótima entrega
Por fim, testei um Amazfit Bip U, que já é um pouco mais caro, mas com razão. A experiência aqui é outra:
- O sistema é mais completo, com métricas como PAI (índice de saúde baseado na sua atividade física).
- A tela é linda, mesmo nos modelos com LCD. E em alguns modelos, vem AMOLED.
- O app Zepp é muito bom, dá pra acompanhar tudo com gráficos e históricos.
- E a bateria chega a 14 dias dependendo do uso.
Se você pode investir um pouco mais e quer algo mais completo e com qualidade consistente, recomendo muito.
Então, qual eu escolho?
Depende do seu perfil! Para facilitar, montei esse resuminho rápido:
- Iwo: se você quer só um relógio bonito, para ver notificações e gastar o mínimo possível.
- Haylou: se busca equilíbrio entre preço, precisão dos sensores e autonomia.
- Amazfit: se quer mais qualidade, app confiável, tela boa e mais recursos de saúde.
- Echo Dot ou Google Nest Mini: qual é melhor pra casa inteligente?
- Interruptor Inteligente Sonoff é bom?
- Qual o melhor interruptor inteligente Wi-fi?
- Interruptor inteligente Coibeu é bom?
- Interruptor inteligente Steck é bom?
- Interruptor inteligente Intelbras é bom?
- Quais são as melhores marcas de Smart Home?
Conclusão: vale a pena investir um pouco mais
Eu sei que o preço pesa, mas, pela minha experiência, um smartwatch de entrada bom pode sim fazer a diferença no seu dia a dia — mas tem que ser bem escolhido. Entre os três, o que mais me agradou foi o Haylou, justamente por entregar mais do que promete pelo valor que custa.
Mas se eu pudesse dar uma dica final: se conseguir guardar um pouquinho mais, o Amazfit é o tipo de relógio que você compra e nem pensa em trocar tão cedo.