Quando Rihanna lançou a Fenty Beauty em 2017, a indústria de cosméticos estava em um ponto de inflexão, e a marca dela chegou para quebrar barreiras de uma forma tão poderosa que até hoje, estamos vendo os reflexos dessa mudança. Eu, como alguém com a pele mais escura, posso afirmar com certeza que a Fenty Beauty não apenas impactou, mas revolucionou o mercado de maquiagem, principalmente para peles negras e mais profundas. Vamos conversar um pouco sobre como a marca fez isso e o que a diferencia de tantas outras.
[center]
[/center]A Revolução da Diversidade: Como a Fenty Beauty Mudou Tudo
Antes da Fenty, a realidade para quem tinha pele negra no mercado de cosméticos era bem difícil. Não é exagero dizer que, muitas vezes, encontrar o tom certo de base para a minha pele era uma verdadeira missão. Eu, e muitas amigas minhas, passávamos horas tentando achar uma base que não fosse muito clara ou, pior ainda, muito alaranjada.
Foi aí que Rihanna chegou com a Fenty Beauty, oferecendo 40 tons de base logo de cara (atualmente, são mais de 50!), atendendo uma gama incrível de tons de pele, do mais claro ao mais escuro. Esse gesto foi como um grito de liberdade para muitas de nós que, antes, éramos ignoradas ou, na melhor das hipóteses, ficávamos com um número muito limitado de opções. A inclusão passou a ser o pilar da Fenty Beauty, e isso foi um divisor de águas.
Minha Experiência Pessoal com a Fenty Beauty
Eu lembro perfeitamente quando experimentei a primeira base da Fenty. Eu estava tão empolgada, mas também um pouco cética, porque já tinha tentado tantas outras bases antes. Quando apliquei a base Pro Filt’r Soft Matte Longwear Foundation, imediatamente percebi a diferença: a cobertura era impecável, e o tom parecia ter sido feito sob medida para mim. Eu fiquei maravilhada com a durabilidade também. Em um dia quente e corrido, a base não escorreu nem se acumulou, o que é super raro para quem tem pele oleosa, como eu.
Essa sensação de encontrar finalmente uma base de qualidade para o meu tom de pele me fez repensar como muitas marcas haviam sido insensíveis com a questão da diversidade até aquele momento. Fenty Beauty não só atendeu, mas abraçou a diversidade, o que foi um grande ponto de mudança para a indústria.
[center]
[/center]O Que Torna a Fenty Beauty Diferente?
Agora, você pode estar se perguntando: “Mas o que faz a Fenty Beauty se destacar entre tantas outras marcas?” Bom, vou te contar o que eu realmente percebo como diferencial nos produtos dessa marca:
1. Variedade de Tons: Não Só para Pele Negra, Mas para Todos
Como mencionei antes, a Fenty Beauty foi a primeira grande marca a realmente trazer uma linha de base tão inclusiva e pensada para todos os tons de pele. Quando a marca foi lançada, não foi apenas sobre incluir peles negras, mas sobre garantir que cada pessoa tivesse uma opção que realmente fosse compatível com seu tom e subtom. Isso inclui não só peles claras, mas também aquelas com tons mais profundos, que até então eram ignoradas pela maioria das marcas de maquiagem.
Exemplo da Variedade de Tons de Base da Fenty:
- Pro Filt’r Soft Matte Foundation: 50 tons para todos os tipos de pele, desde os mais claros até os mais escuros.
- Match Stix: Cremes de contorno e iluminadores também têm uma gama que atende de forma inclusiva.
2. Fórmulas para Todos os Tipos de Pele
Outro ponto forte da Fenty é a variedade de fórmulas que ela oferece, atendendo a diferentes necessidades de pele. Eu, por exemplo, tenho pele oleosa, e a base Pro Filt’r tem uma textura matte que funciona muito bem para mim. Ela controla a oleosidade sem deixar minha pele ressecada. Além disso, a Fenty tem bases e outros produtos que funcionam para quem tem pele seca ou mista também.
A marca pensou em todos os tipos de pele ao criar suas fórmulas, garantindo que não fosse necessário escolher entre algo que durasse ou que fosse hidratante — você poderia ter ambos.
3. Acesso a Produtos de Alta Qualidade a Preços Justos
Um dos maiores mitos sobre a Fenty Beauty, quando ela foi lançada, era que os produtos seriam caros demais. No entanto, Fenty conseguiu oferecer qualidade de grife com preços justos. Isso fez com que a marca se tornasse acessível a muitas pessoas, incluindo eu, que nem sempre posso gastar muito com maquiagem, mas queria algo que fosse eficaz.
Aqui está o diferencial:
- Alta qualidade e preço acessível: Mesmo produtos como o Gloss Bomb, que virou um ícone, são super acessíveis, o que faz a marca se destacar em relação a outras de luxo.
4. Marketing Inclusivo
A Fenty Beauty não apenas lançou uma gama de produtos inclusivos, mas fez isso de maneira brilhante com seu marketing. Ao contrário de muitas outras marcas, Fenty celebrou a diversidade, e isso se refletiu em suas campanhas publicitárias. Eu lembro quando vi pela primeira vez a campanha com modelos de diferentes etnias, idades e tamanhos. Era a representatividade que faltava nas campanhas de beleza.
Isso me fez me sentir vista, me senti parte de algo. Nunca vi tantas mulheres negras em campanhas publicitárias de maquiagem antes de Fenty.
5. A Filosofia da Beleza como Expressão Pessoal
A Fenty Beauty não se limita apenas à venda de maquiagem. Ela tem um conceito muito mais profundo sobre o que a maquiagem pode ser: uma expressão pessoal, algo para empoderar. Ao usar os produtos da marca, sinto que estou em controle de como me expresso, seja para um look mais natural ou para algo mais ousado. E essa filosofia, definitivamente, tocou o coração de muitas mulheres e homens ao redor do mundo.
- Como escolher uma boa esponja de maquiagem?
- Qual é a melhor base para pele oleosa?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele com manchas e descolorações?
- As sombras da Avon são boas?
- Qual o melhor tipo de maquiagem para pele acneica e com imperfeições?
- A Too Faced é realmente a melhor escolha quando se fala de máscaras de cílios? Como ela se compara com a Maybelline?
- Qual a diferença entre as bases da MAC e as da Fenty Beauty? Qual delas oferece maior durabilidade e cobertura?
[center]
[/center]A Fenty Beauty Mudou o Jogo da Maquiagem
Não posso negar o quanto a Fenty Beauty mudou minha experiência com maquiagem, especialmente no que diz respeito à diversidade e representatividade. Essa marca não é apenas sobre criar produtos, mas sim sobre transformar a indústria. Ela nos ensinou que a maquiagem é para todos e que cada tom de pele merece ser visto e respeitado.
A Fenty não só mudou o mercado de maquiagem para pele negra, como também abriu portas para outras marcas repensarem suas fórmulas, suas campanhas e, principalmente, o que elas consideram ser beleza.
Agora, a pergunta é: você já experimentou a Fenty Beauty? Se sim, qual produto você ama? Eu com certeza continuo usando e recomendo de coração!