Vi que os Joy-Con originais são caros e propensos a drift. Alguém recomenda outras marcas como Binbok, Hori ou PDP?
Eu já comprei alguns controles alternativos pro meu Switch, sim. O primeiro que testei foi da PowerA e gostei bastante.
Ele não tem todas as funções do Pro Controller oficial, como o sensor NFC e o rumble HD, mas em compensação a pegada é muito boa, confortável mesmo em jogatinas longas.
O que mais me atraiu foi o preço, porque o Pro Controller custa quase o dobro. Eu uso muito o PowerA para jogar Mario Kart e Smash Bros, e não senti tanta diferença no desempenho. Se você não se importa em abrir mão de algumas firulas, acho uma ótima escolha.
Olha, eu comprei um controle da 8BitDo e foi uma das melhores compras que fiz. Eu curto muito jogos retrô e achei o design deles simplesmente lindo, além de ser bem funcional.
O que mais me surpreendeu foi a compatibilidade, já que consigo usar até no PC e no celular, não só no Switch. A bateria dura bem mais que os Joy-Con, e a resposta dos botões é bem precisa.
O único ponto que eu notei é que ele não tem aquele “peso” do Pro Controller, mas isso é mais questão de gosto. Pra quem busca custo-benefício e versatilidade, recomendo demais.
Já usei tanto o Pro Controller original quanto alguns alternativos, e vou te falar: os alternativos podem ser ótimos, mas depende da marca.
Eu comprei um controle da Hori e achei excelente para o preço. Ele é mais leve, não tem bateria interna (funciona com cabo), mas pra mim não é problema, já que costumo jogar no dock.
O que eu mais gosto é que a Hori é licenciada pela Nintendo, então a qualidade é garantida, sem medo de ser um produto que vai quebrar rápido.
Hoje em dia, eu alterno entre o Pro e o da Hori, dependendo do jogo que quero jogar, se tiver mais dúvidas dá uma olhada aqui.
Queria saber como escolher um bom console gamer?
Eu já comprei um daqueles controles “genéricos” que não têm marca muito conhecida, só pelo preço. Vou ser sincero: não recomendo.
No começo parecia que estava tudo bem, mas em menos de três meses o analógico começou a dar drift, e os botões ficaram meio frouxos.
- Qual a melhor marca de videogame?
- Qual o melhor videogame para criança de 8 anos
- Qual a melhor marca de óculos de realidade virtual?
- Qual o melhor iPhone para jogos e desempenho de alta performance?
- Qual o melhor celular Android para jogos e desempenho de alta performance?
- Xbox portátil é real! Conheça o ROG Xbox Ally e o ROG Xbox Ally X
- Anbernic RG Slide: novo portátil promete emulação e tela de 120Hz
- GameSir lança controle Nova 2 Lite com foco em precisão e durabilidade
- Xbox portátil é real! Conheça o ROG Xbox Ally e o ROG Xbox Ally X
- Alguém já testou as marcas de óculos gamer com filtro de luz azul?
- Qual a melhor marca de suporte ou dock station para console?
Depois dessa experiência ruim, investi em um PowerA Enhanced Wireless e não me arrependo. A diferença de construção é gritante.
Moral da história: pode até sair mais barato de início comprar um controle de marca desconhecida, mas a durabilidade acaba não compensando, esses links são interessantes também.
Eu curto experimentar controles diferentes e tenho alguns alternativos. O que mais uso é da 8BitDo Pro 2.
Ele é maravilhoso pra quem gosta de configurar tudo: dá pra remapear botões, ajustar sensibilidade dos gatilhos e até criar perfis diferentes.
Eu uso um perfil mais sensível pra jogos de luta e outro mais equilibrado pra aventura. Além disso, a ergonomia é ótima, e por ser menor que o Pro Controller oficial, cabe melhor na mochila quando quero levar o Switch comigo.
Eu não diria que substitui totalmente o Pro Controller, mas é um complemento incrível.
Sempre que penso se um console é bom, eu analiso muito a questão da comunidade. Se tem muita gente jogando online, se existe suporte de desenvolvedores independentes e se a base de fãs é engajada.
Já comprei um console “alternativo” e percebi que, apesar de bom em termos de hardware, era solitário jogar nele porque quase não tinha gente online.
Então, além de olhar ficha técnica, pra mim é fundamental ver se vou encontrar jogadores, servidores ativos e campeonatos rolando. Isso é o que faz diferença no longo prazo.
Eu aprendi na prática que não dá pra confiar só no marketing. O último console que comprei parecia perfeito nos comerciais, mas, quando chegou em casa, os controles eram desconfortáveis e os jogos custavam uma fortuna.
Hoje em dia, o que faço é pesquisar muito em fóruns como esse, ver opiniões de quem já está usando há meses, não só os reviews de lançamento.
Isso me ajuda a saber se o console realmente entrega o que promete e se continua valendo a pena depois do “hype” inicial.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Quais jogos de tabuleiro são ideais para noites em família?
- Qual a melhor marca de óculos de realidade virtual?
- Alguém já jogou algum jogo de tabuleiro da Asmodee? Quais são as opções mais divertidas para grupos?
- Qual é o melhor jogo de tabuleiro para iniciantes? Codenames ou The Resistance?
- O que acham de Dixit? A arte realmente faz a diferença ou é só um jogo bonito?
- Os jogos da Z-Man Games são realmente tão profundos e interessantes quanto falam?
- Alguém já experimentou os jogos de tabuleiro da Funforge? Quais são os melhores?
- Quem aqui já jogou Ticket to Ride? Ele realmente é tão bom quanto dizem, ou tem opções melhores?
- Qual a opinião de vocês sobre os jogos da Devir? São bons para grupos grandes?
- Os jogos de tabuleiro da Galápagos são realmente tão bons quanto falam?
- Catan ou Carcassonne? Qual desses é mais viciante e fácil de aprender?
- Qual jogo de tabuleiro da Hasbro vocês recomendam para a família toda?
- O que vale mais a pena, PS5 ou Xbox?
- Marcas de jogos físicos confiáveis no Brasil? Onde vocês compram?
Pra mim, um console bom é aquele que consegue equilibrar inovação com tradição.
Eu gosto de novidades, como novas formas de jogar, realidade virtual ou integração com celular, mas também valorizo quando ele respeita coisas básicas: um controle ergonômico, uma biblioteca sólida de jogos e estabilidade no sistema.
Já deixei de comprar um console porque era “revolucionário demais”, mas no fim faltava o essencial. Então, sempre procuro um meio-termo: moderno, mas confiável.
Uma das coisas que mais presto atenção é na vida útil do console em termos de hardware. Vejo muitos relatos de gente que sofre com superaquecimento, barulhos estranhos e peças que não são fáceis de trocar.
Eu gosto de abrir reviews técnicos, tipo teardown, pra entender como o console foi construído. Pode parecer exagero, mas já me salvou de gastar dinheiro em console que quebrava fácil.
Se a construção é robusta e a empresa oferece garantia decente, aí sim eu considero bom.