Os tablets da Amazon fazem sucesso lá fora pelo preço baixo e integração com os serviços da empresa, mas no Brasil pouca gente conhece. Será que vale trazer de fora?
Eu resolvi importar um Amazon Fire HD 10 porque vi que o preço era bem mais em conta do que tablets da Samsung e Xiaomi aqui no Brasil.
Só que eu não me atentei a um detalhe importante: ele vem com o sistema Fire OS, que é muito limitado. Ele é todo integrado com os serviços da Amazon, e você nem consegue instalar a Play Store nativamente.
Até dá pra fazer umas gambiarras, mas pra quem não tem paciência, complica. Eu consegui usar bem pra assistir Prime Video e ler livros no Kindle, mas só.
Fora isso, achei muito travado. Se você quer algo mais versátil, talvez seja melhor investir em outro tablet.
Eu importei um Fire HD 8 Plus há mais de um ano e sou só elogios. Claro, eu já sabia das limitações do sistema e instalei a Play Store por fora com um tutorial no YouTube, foi fácil até.
Depois disso, o tablet ficou bem mais usável. Uso pra ler no Kindle, ver vídeos no YouTube, Netflix, estudar com PDFs e até jogar uns joguinhos leves.
O preço que paguei foi MUITO mais baixo do que qualquer tablet decente aqui no Brasil. Se você é minimamente curioso e gosta de fuçar em tecnologia, vale super a pena.
Eu ganhei um Fire 7 e achei ele bem fraquinho. A tela tem resolução baixa, a resposta ao toque é lenta e o desempenho geral deixa a desejar.
A interface é totalmente voltada pros serviços da Amazon, então se você não assina Prime ou não usa Kindle com frequência, ele perde muito sentido.
É como se fosse um tablet feito só pra consumir o ecossistema deles. Se for pra isso, até vai. Mas pra uso geral, redes sociais, estudo, produtividade? Melhor passar longe.
Gente o que compensa mais notebook ou tablet?
Eu fui com muita sede ao pote achando que o Fire HD 10 ia substituir meu notebook e até meu celular em algumas tarefas. Não rolou.
Mas depois que baixei a bola e entendi que ele é mais um tablet básico pra entretenimento, comecei a curtir.
Uso pra ler quadrinhos, ver séries e filmes e até escrever uns textos simples. Ele tem boa bateria, carrega relativamente rápido (o modelo Plus), e é leve de carregar por aí. Mas não é tablet pra multitarefa pesada, isso é fato.
Minha experiência com o Fire Tablet foi bem frustrante. Ele tem um hardware até razoável pro preço, mas o sistema engessa muito o uso.
Você é obrigado a usar a Amazon Appstore, que tem uma oferta de apps muito limitada. E por mais que dê pra instalar a Play Store, isso acaba invalidando a garantia e pode dar dor de cabeça.
Fora que muitos apps não rodam direito. O Fire OS parece um Android de 2013. Enfim, se você quer um tablet pra trabalhar, estudar ou até mesmo se divertir com jogos e redes sociais, vá de outra marca.
Eu achava que dava pra me virar com tablet, mas não deu certo. Comprei um mais baratinho pra estudar, assistir aula e jogar alguma coisinha… mas me arrependi.
Os jogos que eu gosto nem rodam direito, e pra escrever trabalhos longos é um saco. O teclado virtual ocupa metade da tela e atrapalha tudo.
Já o notebook que peguei depois é uma mão na roda. Uso pra tudo: estudar, jogar, navegar, ver série.
Ele é mais pesado, sim, mas pelo menos entrega muito mais. A real é que, se for pra fazer mais do que só consumir conteúdo, o notebook ainda é rei.
Eu nunca fui muito ligada em tecnologia, mas meus filhos me deram um tablet de presente e eu amei. Uso todo dia pra ler meus livros, ver receitas, assistir vídeos no YouTube e conversar com minha irmã pelo WhatsApp.
Não sinto falta de um notebook, sinceramente. Até tentei mexer em um uma vez, mas achei pesado, complicado, com muita coisa que eu nem uso.
O tablet é direto, fácil, rápido. Pra quem não precisa de nada muito técnico e quer só praticidade, acho que vale muito mais a pena.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Quais as melhores marcas de teclado para quem usa tablets para desenho?
- Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?
- Teclado OEX é bom?
- Quais os melhores modelos de teclado para quem usa Apple?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem passa muito tempo no computador?
- Teclado sem fio é bom?
- Tablet para estudar: Samsung, Lenovo ou Multilaser?
- Kindle ou tablet: qual é melhor pra quem lê bastante?
- Tablet infantil: quais são seguros, resistentes e educativos?
- Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?
- Samsung ainda é a melhor marca de tablet intermediário?
- Marcas como Realme e OnePlus podem se destacar com seus tablets?
- Huawei ainda compensa em tempos de bloqueios e falta de apps do Google?
- Qual marca de tablet tem o melhor suporte e atualizações no Brasil?
Olha, como alguém da área, vou te dizer: tablet é ótimo, mas não substitui um notebook completo. Principalmente se você precisa instalar programas específicos, mexer com arquivos pesados ou trabalhar com múltiplas janelas abertas.
Já vi muita gente comprar tablet achando que vai ser igual, mas depois percebe as limitações. Claro, se o uso for mais casual, o tablet atende bem.
Mas em termos de produtividade e compatibilidade com software, o notebook ainda é mais completo. Eu tenho os dois, mas se tiver que escolher só um, vou de notebook sem pensar duas vezes.
Então… eu uso os dois, mas confesso que o tablet me conquistou demais. Levo ele pra todo lugar, edito meus vídeos direto nele com apps de edição, posto nas redes, respondo e-mails… tudo de um jeito super rápido.
Eu uso um modelo mais top, com caneta e teclado, e isso já me ajuda demais. Notebook pra mim virou mais uma estação fixa pra backup, sabe?
Hoje em dia, com os apps certos, dá pra fazer praticamente tudo no tablet. Pra quem vive na correria e precisa de mobilidade, o tablet compensa muito mais.