O iPad sempre foi referência em fluidez e qualidade, principalmente com o chip M1 e M2. Mas será que, em 2025, ele ainda é a escolha mais certeira?
Olha, eu uso iPad há uns quatro anos e, sinceramente, pra mim, ele ainda é uma das melhores ferramentas de produtividade que já testei.
Tenho um iPad Air com teclado da própria Apple e Apple Pencil, e consigo fazer praticamente tudo nele: responder e-mails, editar textos, criar apresentações, estudar, anotar à mão, fazer chamadas no Zoom, usar apps de organização como Notion, Trello, tudo flui muito bem.
Claro, tem suas limitações em relação a um notebook, principalmente em multitarefa mais pesada, mas pro meu estilo de trabalho híbrido e leve, ele dá conta com sobra. A bateria dura bem e o sistema é muito fluido. Eu continuo recomendando sem medo.
Eu já fui muito fã da Apple, mas tenho que ser sincero: hoje em dia, dependendo do que você chama de produtividade, o iPad pode não ser a melhor escolha.
Eu sou designer e, no começo, achei que com o iPad Pro e o Pencil eu ia conseguir substituir meu notebook ledo engano.
Os apps são bons, mas ainda não têm a complexidade dos softwares de desktop. Pra desenhar e rabiscar, ele é ótimo, mas pra tarefas mais robustas, prefiro um MacBook ou até um tablet com Windows.
A produtividade no iPad é boa pra quem trabalha com escrita, leitura, organização, coisas mais “limpas”. Fora isso, pode frustrar um pouco.
Com certeza o iPad ainda é a melhor escolha pra produtividade no meu caso. Trabalho com educação e uso muito pra dar aulas online, corrigir PDFs com a caneta, fazer anotações e acompanhar reuniões.
É leve, rápido, e com a capinha teclado vira um mini notebook. Outra coisa que me ajuda demais é a sincronização com o iPhone e com o Mac: tudo flui entre os dispositivos com uma facilidade que eu nunca vi em nenhum ecossistema Android.