O iPad sempre foi referência em fluidez e qualidade, principalmente com o chip M1 e M2. Mas será que, em 2025, ele ainda é a escolha mais certeira?
Olha, eu uso iPad há uns quatro anos e, sinceramente, pra mim, ele ainda é uma das melhores ferramentas de produtividade que já testei.
Tenho um iPad Air com teclado da própria Apple e Apple Pencil, e consigo fazer praticamente tudo nele: responder e-mails, editar textos, criar apresentações, estudar, anotar à mão, fazer chamadas no Zoom, usar apps de organização como Notion, Trello, tudo flui muito bem.
Claro, tem suas limitações em relação a um notebook, principalmente em multitarefa mais pesada, mas pro meu estilo de trabalho híbrido e leve, ele dá conta com sobra. A bateria dura bem e o sistema é muito fluido. Eu continuo recomendando sem medo.
Eu já fui muito fã da Apple, mas tenho que ser sincero: hoje em dia, dependendo do que você chama de produtividade, o iPad pode não ser a melhor escolha.
Eu sou designer e, no começo, achei que com o iPad Pro e o Pencil eu ia conseguir substituir meu notebook ledo engano.
Os apps são bons, mas ainda não têm a complexidade dos softwares de desktop. Pra desenhar e rabiscar, ele é ótimo, mas pra tarefas mais robustas, prefiro um MacBook ou até um tablet com Windows.
A produtividade no iPad é boa pra quem trabalha com escrita, leitura, organização, coisas mais “limpas”. Fora isso, pode frustrar um pouco.
Com certeza o iPad ainda é a melhor escolha pra produtividade no meu caso. Trabalho com educação e uso muito pra dar aulas online, corrigir PDFs com a caneta, fazer anotações e acompanhar reuniões.
É leve, rápido, e com a capinha teclado vira um mini notebook. Outra coisa que me ajuda demais é a sincronização com o iPhone e com o Mac: tudo flui entre os dispositivos com uma facilidade que eu nunca vi em nenhum ecossistema Android.
Só acho que, pra aproveitar tudo mesmo, tem que investir nos acessórios. Sem teclado e sem Apple Pencil, o uso fica bem limitado, principalmente se você quer realmente ser produtivo.
Galera tem desvantagem em ter um tablet?
Eu comprei um iPad achando que ia ser a solução da minha vida, mas acabei me frustrando um pouco. Ele é ótimo como tablet, mas como ferramenta principal de trabalho… depende.
Por exemplo, sou jornalista e preciso lidar com vários arquivos, abas abertas, edição de textos, envio de documentos… no iPad, isso tudo é possível, mas com mais passos, mais “gambiarras”.
A multitarefa ainda não é como no desktop, e o gerenciamento de arquivos não é tão intuitivo. Pra estudar ou fazer tarefas pontuais, ele é incrível.
Mas pra quem precisa de produtividade contínua e mais profissional, acho que ainda falta algo.
Eu comprei um iPad achando que ia ser a solução da minha vida, mas acabei me frustrando um pouco. Ele é ótimo como tablet, mas como ferramenta principal de trabalho… depende.
Por exemplo, sou jornalista e preciso lidar com vários arquivos, abas abertas, edição de textos, envio de documentos… no iPad, isso tudo é possível, mas com mais passos, mais “gambiarras”.
A multitarefa ainda não é como no desktop, e o gerenciamento de arquivos não é tão intuitivo. Pra estudar ou fazer tarefas pontuais, ele é incrível. Mas pra quem precisa de produtividade contínua e mais profissional, acho que ainda falta algo.
Eu comprei um tablet achando que ia ser o meio termo perfeito entre celular e notebook, mas descobri que ele é meio “nem lá nem cá”. A versatilidade é super limitada.
Tipo, é bom pra ver vídeos e navegar, mas pra trabalhar mesmo, nem se compara com um notebook. E também não é tão prático e portátil quanto o celular.
É aquele tipo de aparelho que você usa bastante nas primeiras semanas, depois começa a deixar encostado, sabe? Pelo menos comigo foi assim. Hoje ele vive na gaveta da sala.
O que mais me decepcionou no tablet foi a qualidade das câmeras. Eu até entendo que não é o foco, mas em 2025 ainda ter tablet com câmera que parece de 2012 é complicado.
Faço muitas videochamadas e às vezes preciso tirar foto de documentos ou anotações. No celular, sai perfeito. No tablet, tudo fica escuro ou desfocado.
Já tive que interromper reunião pra mudar de aparelho. É um detalhe que ninguém fala muito, mas faz diferença no dia a dia de quem trabalha com ele.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Quais as melhores marcas de teclado para quem usa tablets para desenho?
- Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?
- Teclado OEX é bom?
- Quais os melhores modelos de teclado para quem usa Apple?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem passa muito tempo no computador?
- Teclado sem fio é bom?
- Tablet para estudar: Samsung, Lenovo ou Multilaser?
- Kindle ou tablet: qual é melhor pra quem lê bastante?
- Tablet infantil: quais são seguros, resistentes e educativos?
- Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?
- Samsung ainda é a melhor marca de tablet intermediário?
- Marcas como Realme e OnePlus podem se destacar com seus tablets?
- Huawei ainda compensa em tempos de bloqueios e falta de apps do Google?
- Qual marca de tablet tem o melhor suporte e atualizações no Brasil?
- Amazon Fire Tablet compensa importar ou melhor fugir dessa linha?
- Tablet da TCL: será que surpreende mesmo ou é só mais do mesmo?
- Apple iPad: continua sendo a melhor escolha pra quem quer produtividade?
- Xiaomi está mandando bem no mercado de tablets ou ainda falta alguma coisa?
Uso tecnologia pra dar aulas, e uma coisa que me atrapalha bastante é a interface de aplicativos mal adaptada para tablet.
Vários apps funcionam lindamente no celular, mas no tablet ficam esticados, com ícones perdidos, fontes minúsculas ou enormes…
É como se tivessem esquecido que a gente usa o tablet na horizontal também. Isso prejudica a experiência e torna o uso cansativo. E olha que o meu tablet é de marca boa. Fico imaginando quem compra os mais básicos.