Como saber se o notebook é bom?

Como saber se o notebook é bom?

Eu sei bem como é: comprar um notebook é sempre uma aventura. Com tantas opções e especificações, às vezes bate aquele medo de fazer uma escolha ruim, né? Mas, ao longo dos anos, aprendi a observar alguns pontos que ajudam muito na hora de saber se o notebook é realmente bom. Vou compartilhar com vocês esses pontos, desde os mais básicos até os detalhes que fazem toda a diferença.

1. Performance: o coração do notebook

Quando penso em performance, sempre avalio três componentes essenciais: o processador, a memória RAM e o armazenamento. Vou explicar cada um deles:

• Processador: O processador (ou CPU) é o cérebro do notebook. Os modelos Intel i5 e i7, por exemplo, são opções excelentes para quem busca uma boa velocidade. Já os da linha Ryzen 5 e 7 da AMD também têm um desempenho incrível. Para tarefas mais pesadas (como edição de vídeo ou programação avançada), recomendo algo entre um i7 ou Ryzen 7.

• Memória RAM: Para o uso diário, eu recomendaria pelo menos 8GB de RAM. Com essa quantidade, dá para navegar, trabalhar e até jogar alguns jogos leves. Agora, se você precisa de algo mais rápido e eficiente, como para edição de fotos ou vídeos, 16GB é o ideal.

• Armazenamento (HD vs. SSD): Esse é um ponto que mudou minha vida. Quando troquei de HD para SSD, senti uma diferença absurda na velocidade. Recomendo fortemente um notebook com SSD de pelo menos 256GB – ele faz o sistema iniciar mais rápido e torna o trabalho bem mais ágil.

Dica pessoal: Sempre vejo o notebook como um investimento de longo prazo, então, se puder, invista em um bom processador e SSD. Isso faz toda a diferença no dia a dia!

2. Qualidade da tela: para quem trabalha com visual

A tela é um fator que muitas vezes passa despercebido, mas faz toda a diferença! Se você usa o notebook para assistir filmes, editar imagens ou até para ler bastante, uma tela de qualidade é indispensável. Aqui estão alguns pontos que sempre observo:

• Resolução: A resolução ideal hoje é a Full HD (1920x1080). As imagens ficam nítidas, as cores mais vivas e você cansa menos os olhos.

• Tipo de painel: Os painéis IPS têm melhores ângulos de visão e cores mais vibrantes. Já os TN são mais baratos, mas pecam na qualidade das cores e ângulos de visão.

• Tamanho da Tela: Particularmente, prefiro telas de 13 a 15 polegadas para um equilíbrio entre portabilidade e conforto visual. No entanto, quem gosta de espaço para editar imagens ou ver gráficos pode considerar telas de 17 polegadas.

Tabela de comparação entre telas:

Tipo de Tela Vantagem Desvantagem
IPS Cores vivas e ângulos amplos Preço mais alto
TN Resposta rápida, mais barato Cores menos precisas
OLED Pretos profundos, cores ricas Maior consumo de bateria e preço

3. Bateria: autonomia que salva no dia a dia

Nada pior do que um notebook que vive na tomada, né? Eu priorizo modelos com pelo menos 6 horas de autonomia para não depender tanto de tomadas o tempo todo. Aqui vai o que costumo analisar:

• Capacidade da bateria: Geralmente medida em Wh (watts-hora), valores entre 50Wh e 60Wh oferecem uma boa autonomia para uso geral.

• Tipo de uso: Tarefas leves como navegar na internet consomem menos bateria, enquanto edições de vídeo ou jogos esgotam a carga mais rápido.

Dica pessoal: Na dúvida, levo o carregador sempre na mochila! E também uso o modo de economia de energia quando não preciso de alta performance.

4. Teclado e touchpad: conforto acima de tudo

Eu passo horas digitando, então um bom teclado faz toda a diferença. Modelos com teclas macias e bem espaçadas são os melhores. Notebooks da linha Dell e Lenovo, por exemplo, costumam ter teclados bem confortáveis. Além disso, um touchpad preciso é indispensável, especialmente se você trabalha com design ou edição.

Dica: Antes de comprar, se puder, teste o teclado e o touchpad em uma loja física para ver se você se adapta ao modelo.

5. Conectividade e portas: não dá pra ficar sem

Hoje em dia, um notebook precisa ter conexões modernas para facilitar o uso de outros dispositivos. Aqui está o que considero essencial:

• Portas USB: Pelo menos duas portas USB 3.0 e, se possível, uma USB-C. A USB-C permite carregar outros dispositivos e fazer transferência de dados bem rápida.

• HDMI: Se você planeja conectar o notebook em monitores ou projetores, uma porta HDMI é muito útil.

• Wi-Fi e Bluetooth: Verifique se o notebook tem suporte ao Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0 para garantir conexões mais rápidas e estáveis

6. Marca e suporte técnico: tranquilidade que vale ouro

Pode parecer um detalhe, mas eu sempre confiro o suporte técnico da marca. Já precisei acionar o suporte da Dell uma vez, e foi bem tranquilo. Marcas como Dell, Lenovo e Apple, por exemplo, costumam ter um bom suporte e assistência técnica, o que dá uma segurança extra.

Experiência pessoal: Eu evito marcas com pouca assistência no Brasil, porque caso algo dê errado, sei que não ficarei sem suporte.

7. Peso e portabilidade: quanto mais leve, melhor

Se você pretende carregar o notebook para lá e para cá, o peso é um fator importante. Eu prefiro modelos de até 1,5 kg para garantir que ele caiba na mochila sem pesar tanto. Além disso, notebooks com estrutura de alumínio, como o MacBook Air, são mais leves e resistentes.

8. preço e custo-benefício: escolha inteligente

Por último, mas não menos importante, está o preço. É muito fácil se encantar com notebooks caríssimos, mas o segredo é avaliar o que você realmente precisa.

Dica para o bolso: Com um bom orçamento entre R$3.000 e R$5.000, você já consegue encontrar modelos excelentes para tarefas do dia a dia e até para algumas edições mais leves.

Checklist final: para não esquecer de nada

Para simplificar, aqui vai um checklist dos pontos mais importantes na escolha de um bom notebook:

• Processador e RAM de acordo com suas necessidades
  • Armazenamento SSD
  • Tela Full HD com bom ângulo de visão
  • Bateria que dure pelo menos 6 horas
  • Conexões suficientes (USB 3.0, HDMI, etc.)
  • Peso e portabilidade
  • Bom suporte técnico da marca

Conclusão: cada detalhe faz a diferença

Escolher um notebook é mais que só olhar especificações. Cada detalhe, da tela ao teclado, faz uma diferença enorme no uso diário. Então, antes de se decidir, faça uma lista com suas prioridades e veja quais modelos atendem ao que você realmente precisa. Assim, você garante que seu investimento será bem aproveitado e que o notebook vai acompanhar você em todas as tarefas.

Espero que essas dicas ajudem você a escolher o notebook certo e que ele se torne uma ferramenta indispensável na sua rotina, assim como foi para mim!

Dica pessoal: Os notebook Dell ou Asus são as melhores marcas do mercado atualmente, recomendo muito!

7 curtidas

Ótimo post! Muito completo mesmo. Mas fiquei com uma dúvida em relação à RAM. Você mencionou que 8GB é o suficiente para o uso diário, mas eu faço edições de vídeo e renderizações leves. Será que eu preciso investir em 16GB, ou 8GB ainda dá conta?

4 curtidas

@GrazieleCarvalho olha, eu também trabalho com edição de imagens e às vezes até de vídeo. Tenho um notebook com 8GB de RAM, mas confesso que quando estou com muitos programas abertos, ele dá uma travada! Acho que, se você puder, vá de 16GB. Vai te dar mais segurança, especialmente em renderizações!

5 curtidas

Gente, uma coisa que sempre fiquei em dúvida é sobre a questão do SSD. Vi que ele faz muita diferença na velocidade, mas ainda tenho receio de trocar o HD do meu notebook antigo. O SSD realmente muda tanto assim? E tem algum tamanho mínimo que vocês recomendam?

5 curtidas

Muito bom esse post, vai me ajudar muito futuramente!

4 curtidas

Olha muda MUITO! Eu troquei meu HD por um SSD de 512GB no ano passado e senti a diferença na hora! O sistema carrega mais rápido, abrir programas pesados ficou bem mais fluido. Eu recomendo pelo menos um SSD de 256GB, mas se você conseguir 512GB, melhor ainda.

4 curtidas