Como saber se o notebook é bom?
Eu sei bem como é: comprar um notebook é sempre uma aventura. Com tantas opções e especificações, às vezes bate aquele medo de fazer uma escolha ruim, né? Mas, ao longo dos anos, aprendi a observar alguns pontos que ajudam muito na hora de saber se o notebook é realmente bom. Vou compartilhar com vocês esses pontos, desde os mais básicos até os detalhes que fazem toda a diferença.
1. Performance: o coração do notebook
Quando penso em performance, sempre avalio três componentes essenciais: o processador, a memória RAM e o armazenamento. Vou explicar cada um deles:
-
Processador: O processador (ou CPU) é o cérebro do notebook. Os modelos Intel i5 e i7, por exemplo, são opções excelentes para quem busca uma boa velocidade. Já os da linha Ryzen 5 e 7 da AMD também têm um desempenho incrível. Para tarefas mais pesadas (como edição de vídeo ou programação avançada), recomendo algo entre um i7 ou Ryzen 7.
-
Memória RAM: Para o uso diário, eu recomendaria pelo menos 8GB de RAM. Com essa quantidade, dá para navegar, trabalhar e até jogar alguns jogos leves. Agora, se você precisa de algo mais rápido e eficiente, como para edição de fotos ou vídeos, 16GB é o ideal.
-
Armazenamento (HD vs. SSD): Esse é um ponto que mudou minha vida. Quando troquei de HD para SSD, senti uma diferença absurda na velocidade. Recomendo fortemente um notebook com SSD de pelo menos 256GB – ele faz o sistema iniciar mais rápido e torna o trabalho bem mais ágil.
Dica pessoal: Sempre vejo o notebook como um investimento de longo prazo, então, se puder, invista em um bom processador e SSD. Isso faz toda a diferença no dia a dia!
- Qual marca de notebook é melhor, Acer ou Asus?
- Quantos anos dura um notebook ASUS?
- O que diminui a vida útil do notebook?
- Qual a melhor marca de laptop para designers gráficos?
- Qual a melhor marca de laptop para negócios: Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?
2. Qualidade da tela: para quem trabalha com visual
A tela é um fator que muitas vezes passa despercebido, mas faz toda a diferença! Se você usa o notebook para assistir filmes, editar imagens ou até para ler bastante, uma tela de qualidade é indispensável. Aqui estão alguns pontos que sempre observo:
-
Resolução: A resolução ideal hoje é a Full HD (1920x1080). As imagens ficam nítidas, as cores mais vivas e você cansa menos os olhos.
-
Tipo de painel: Os painéis IPS têm melhores ângulos de visão e cores mais vibrantes. Já os TN são mais baratos, mas pecam na qualidade das cores e ângulos de visão.
-
Tamanho da Tela: Particularmente, prefiro telas de 13 a 15 polegadas para um equilíbrio entre portabilidade e conforto visual. No entanto, quem gosta de espaço para editar imagens ou ver gráficos pode considerar telas de 17 polegadas.
Tabela de comparação entre telas:
| Tipo de Tela | Vantagem | Desvantagem |
|---|---|---|
| IPS | Cores vivas e ângulos amplos | Preço mais alto |
| TN | Resposta rápida, mais barato | Cores menos precisas |
| OLED | Pretos profundos, cores ricas | Maior consumo de bateria e preço |
3. Bateria: autonomia que salva no dia a dia
Nada pior do que um notebook que vive na tomada, né? Eu priorizo modelos com pelo menos 6 horas de autonomia para não depender tanto de tomadas o tempo todo. Aqui vai o que costumo analisar:
-
Capacidade da bateria: Geralmente medida em Wh (watts-hora), valores entre 50Wh e 60Wh oferecem uma boa autonomia para uso geral.
-
Tipo de uso: Tarefas leves como navegar na internet consomem menos bateria, enquanto edições de vídeo ou jogos esgotam a carga mais rápido.
Dica pessoal: Na dúvida, levo o carregador sempre na mochila! E também uso o modo de economia de energia quando não preciso de alta performance.
4. Teclado e touchpad: conforto acima de tudo
Eu passo horas digitando, então um bom teclado faz toda a diferença. Modelos com teclas macias e bem espaçadas são os melhores. Notebooks da linha Dell e Lenovo, por exemplo, costumam ter teclados bem confortáveis. Além disso, um touchpad preciso é indispensável, especialmente se você trabalha com design ou edição.
Dica: Antes de comprar, se puder, teste o teclado e o touchpad em uma loja física para ver se você se adapta ao modelo.
5. Conectividade e portas: não dá pra ficar sem
Hoje em dia, um notebook precisa ter conexões modernas para facilitar o uso de outros dispositivos. Aqui está o que considero essencial:
-
Portas USB: Pelo menos duas portas USB 3.0 e, se possível, uma USB-C. A USB-C permite carregar outros dispositivos e fazer transferência de dados bem rápida.
-
HDMI: Se você planeja conectar o notebook em monitores ou projetores, uma porta HDMI é muito útil.
-
Wi-Fi e Bluetooth: Verifique se o notebook tem suporte ao Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0 para garantir conexões mais rápidas e estáveis
6. Marca e suporte técnico: tranquilidade que vale ouro
Pode parecer um detalhe, mas eu sempre confiro o suporte técnico da marca. Já precisei acionar o suporte da Dell uma vez, e foi bem tranquilo. Marcas como Dell, Lenovo e Apple, por exemplo, costumam ter um bom suporte e assistência técnica, o que dá uma segurança extra.
Experiência pessoal: Eu evito marcas com pouca assistência no Brasil, porque caso algo dê errado, sei que não ficarei sem suporte.
7. Peso e portabilidade: quanto mais leve, melhor
Se você pretende carregar o notebook para lá e para cá, o peso é um fator importante. Eu prefiro modelos de até 1,5 kg para garantir que ele caiba na mochila sem pesar tanto. Além disso, notebooks com estrutura de alumínio, como o MacBook Air, são mais leves e resistentes.
8. preço e custo-benefício: escolha inteligente
Por último, mas não menos importante, está o preço. É muito fácil se encantar com notebooks caríssimos, mas o segredo é avaliar o que você realmente precisa.
Dica para o bolso: Com um bom orçamento entre R$3.000 e R$5.000, você já consegue encontrar modelos excelentes para tarefas do dia a dia e até para algumas edições mais leves.
Checklist final: para não esquecer de nada
Para simplificar, aqui vai um checklist dos pontos mais importantes na escolha de um bom notebook:
- Processador e RAM de acordo com suas necessidades
- Armazenamento SSD
- Tela Full HD com bom ângulo de visão
- Bateria que dure pelo menos 6 horas
- Conexões suficientes (USB 3.0, HDMI, etc.)
- Peso e portabilidade
- Bom suporte técnico da marca
Conclusão: cada detalhe faz a diferença
Escolher um notebook é mais que só olhar especificações. Cada detalhe, da tela ao teclado, faz uma diferença enorme no uso diário. Então, antes de se decidir, faça uma lista com suas prioridades e veja quais modelos atendem ao que você realmente precisa. Assim, você garante que seu investimento será bem aproveitado e que o notebook vai acompanhar você em todas as tarefas.
Espero que essas dicas ajudem você a escolher o notebook certo e que ele se torne uma ferramenta indispensável na sua rotina, assim como foi para mim!
Dica pessoal: Os notebook Dell ou Asus são as melhores marcas do mercado atualmente, recomendo muito!