Como saber se o terno é de boa qualidade?
Eu sempre gostei de estar bem vestido em eventos especiais, e uma das peças que mais me dão confiança é o terno. Mas vou te contar: já comprei alguns que, na hora, pareciam ótimos, mas depois percebi que a qualidade deixava muito a desejar. Hoje, eu consigo identificar alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de saber se um terno é realmente de boa qualidade.
Se você está pensando em investir em um terno, seja para o trabalho, casamento ou qualquer ocasião especial, aqui vão algumas dicas que eu uso para não errar na escolha:
1. O tecido faz toda a diferença
A primeira coisa que eu olho é o tecido. Um terno de qualidade geralmente é feito de materiais naturais como a lã, o linho ou até mesmo o algodão. Eles têm um toque suave e caem melhor no corpo. Já os tecidos sintéticos, como o poliéster, costumam ser mais baratos, mas você sente a diferença na hora… o tecido não respira tão bem, esquenta muito, e com o tempo ele vai ficando desgastado.
Dica: Prefira sempre ternos de lã super 100 ou superiores. Quanto maior o número, mais fina é a lã e mais macio será o terno.
2. Conferindo a costura
Costura é outro ponto essencial! Dê uma boa olhada nos pontos e veja se estão alinhados e firmes. Se você notar que as costuras estão frouxas ou com linhas soltas, é sinal de que o terno foi feito às pressas e com pouca atenção aos detalhes. Uma boa costura garante a durabilidade do terno e também ajuda no caimento perfeito.
Experiência pessoal: já comprei um terno onde, na primeira festa, a costura do bolso já estava se abrindo… Fiquei super constrangido! Então, hoje eu faço questão de verificar isso antes.
3. Verificando o caimento
Outra coisa muito importante: como o terno cai em você. Não adianta o tecido ser bom e a costura estar impecável se o terno não encaixa direito no corpo. Para isso, o ombro é um dos pontos que mais observamos. A costura do ombro deve ficar alinhada com o seu ombro, sem sobrar tecido ou parecer apertado.
Uma dica é: experimente sentar e levantar enquanto estiver vestindo o terno. Se ele não amassar muito, é um bom sinal de que o tecido e a costura são de qualidade. Além disso, observe se as mangas estão no comprimento certo e se o terno não está puxando quando você mexe os braços.
4. Botões de qualidade fazem a diferença
Pode parecer um detalhe pequeno, mas os botões de um terno também dizem muito sobre sua qualidade. Os melhores ternos costumam ter botões feitos de materiais como chifre ou madrepérola, que são mais resistentes e sofisticados. Já os ternos de menor qualidade geralmente usam botões de plástico que, além de serem menos elegantes, tendem a quebrar com facilidade.
Dica rápida: Preste atenção nos botões das mangas. Nos ternos mais sofisticados, eles são funcionais e não apenas decorativos.
5. Detalhes que não podem passar despercebidos
Alguns detalhes finais que eu sempre observo: o forro do terno (prefira os de seda ou viscose, que são mais leves), as lapelas (as mais finas são mais modernas, mas se você quer algo mais tradicional, as largas são a escolha certa), e o acabamento geral da peça.
Espero que essas dicas ajudem você a encontrar um terno de qualidade! Não se esqueça: fazer pequenos ajustes no seu terno pode ser o que vai garantir aquele caimento impecável e elegante que todos desejam.
Dica pessoal: Uma das melhores marcas de ternos nacionais são os da VR Collezioni!