Hoje quero levantar um assunto que, sinceramente, sempre gera boas discussões entre amigos, nas redes e agora aqui no fórum também: vocês confiam nas marcas próprias das lojas de departamento?
Sim, estou falando daquelas marcas que a gente encontra em lojas como Renner, Riachuelo, C&A, Marisa e por aí vai. Aquelas peças que às vezes parecem lindas e acessíveis, mas que geram aquele pensamento:
“Será que essa roupa vai durar ou vai virar pano de chão depois da segunda lavada?”
Pois é… eu mesma já passei por isso — tanto positivamente quanto negativamente — e resolvi compartilhar minha experiência e abrir esse espaço pra gente trocar ideia sobre isso.
- Qual a melhor marca de terno para eventos formais?
- Qual a melhor marca de terno para eventos formais?
- Melhores marcas de ternos baratos
[center]
[/center]O Lado Bom: Acessibilidade, Estilo e Variedade
Vamos começar sendo justos, né?
Eu gosto muito de garimpar roupas em lojas de departamento. Tem vezes que encontro peças estilosas, com caimento ótimo, por um preço super justo. Algumas vantagens:
O que eu curto nas lojas de departamento:
- Preço acessível – Principalmente nas promoções de troca de coleção!
- Tendência rápida – As lojas acompanham as modas da estação, o que é ótimo se você gosta de estar atualizada sem gastar horrores.
- Facilidade de encontrar tamanho – Muitas têm numeração ampla, do PP ao Plus Size.
- Troca simples – Normalmente, o processo de troca ou devolução é tranquilo.
Exemplo pessoal:
No verão passado, comprei uma blusa na C&A da marca própria deles (Clock House) por R$ 49,90 e usei o verão inteiro! Lavava direto, e ela continuou com a cor e formato intactos. Uma das minhas favoritas até hoje!
[center]
[/center]O Lado Ruim: Qualidade Irregular e Desgaste Rápido
Mas nem tudo são flores… Já aconteceu de eu comprar uma calça que parecia incrível no provador, e depois de duas lavagens estava com bolinhas, desbotada e parecendo roupa de 5 anos atrás.
Pontos que me decepcionam às vezes:
- Tecidos de baixa qualidade – Principalmente em camisetas e malhas mais finas.
- Costura frágil – Já tive saia que descosturou na primeira usada (sorte que estava em casa! ).
- Modelagem inconstante – Às vezes um M de uma peça parece um G e vice-versa.
- Peças que encolhem – Já perdi camiseta assim, mesmo lavando com cuidado.
Marcas de Loja de Departamento: Quais Têm se Sido Mais Confiáveis?
Abaixo montei uma tabela comparativa com base nas minhas experiências pessoais (e também observações de amigas e comentários da internet):
| Loja | Marca Própria | Minha Avaliação Pessoal |
Pontos Fortes | Pontos Fracos |
|---|---|---|---|---|
| Renner | A-Collection, Blue Steel, Cortelle | ★★★★☆ | Design moderno, boa durabilidade | Preço subiu bastante nos últimos anos |
| C&A | Clock House, Ace, Yessica | ★★★★☆ | Variedade enorme, peças da moda | Algumas peças finas demais |
| Riachuelo | Pool, Marfinno, Principessa | ★★★☆☆ | Preço atrativo, coleções rápidas | Tecido às vezes esquenta ou desbota |
| Marisa | Marisa Moda, TalQual | ★★☆☆☆ | Boa para peças básicas e íntimas | Qualidade inconsistente |
| Posthaus (online) | Variadas (Bonprix, Moda Pop) | ★★★☆☆ | Ótimo custo-benefício online | Tamanho pode vir fora do padrão |
[center]
[/center]Vale a Pena Comprar? Minha Opinião Sincera
Depende. A chave é saber garimpar e não se deixar levar só pela beleza da peça no cabide. Eu tenho uma regra pessoal:
Se a peça estiver bonita, com bom acabamento, tecido agradável ao toque e por um preço justo… por que não?
Mas sempre fico atenta a:
- Etiqueta de composição (procuro evitar poliéster 100% em blusas);
- Costuras e acabamento;
- Corte e modelagem, que às vezes enganam;
- E claro, promoções – nunca pago o preço cheio se puder evitar.
Dicas de Ouro na Hora de Comprar Roupas em Lojas de Departamento
Aqui vão algumas regrinhas que aprendi na prática:
- Experimente SEMPRE! A modelagem varia MUITO.
- Dobre e amasse a peça na mão – Se amassar fácil, provavelmente vai sair da máquina todo amassado.
- Olhe a composição do tecido – Itens com algodão e viscose tendem a durar mais e esquentam menos.
- Veja se há linha puxando, costura torta ou botão frouxo – Isso já diz muito sobre a durabilidade.
- Aproveite as trocas de estação – É quando os preços caem e você pode fazer ótimos achados.
- Como saber se o terno é de boa qualidade?
- Qual a melhor qualidade de terno?
- Melhores marcas de terno italiano
- Qual a melhor marca de camiseta básica?
- Quais são as melhores marcas de grife masculina?
- Qual a melhor marca de jaqueta impermeável para trekking?
- O casaco The North Face é bom para clima frio extremo?
- Jaqueta Forclaz Decathlon é boa?
- Qual é a melhor marca de casaco trekking feminino?
- As roupas da Zara valem o preço?
- Qual é a marca de roupa fitness mais recomendada atualmente?
- Qual marca de roupa masculina tem melhor custo-benefício?
- Hering ainda é uma boa opção de roupa básica?
- Quais marcas são boas para quem tem corpo plus size?
- As roupas da Calvin Klein são realmente superiores?
- Roupas da Lupo são boas pra treinar?
- Vestidos da Farm são só bonitos ou também duráveis?
Dá pra confiar… com moderação!
Na minha experiência, dá sim pra confiar nas marcas de roupas de lojas de departamento, mas com aquele olhar esperto de quem já aprendeu algumas lições. Algumas peças vão durar anos, outras vão durar 3 lavagens — faz parte.
O segredo é ir sem grandes expectativas, garimpar com calma e nunca pagar caro por uma peça que não parece valer aquilo. E claro, se você encontrar uma marca que te veste bem, agarra!