Estou focado em ganho de massa muscular. Devo priorizar a creatina ou whey protein na minha dieta?
Quando comecei a treinar, fiquei com essa mesma dúvida: creatina ou whey? Descobri que eles têm funções bem diferentes.
O whey é uma proteína de absorção rápida, ideal para o pós-treino, ajudando na recuperação muscular.
Já a creatina aumenta a força e a energia nos treinos, o que, indiretamente, também contribui para o ganho de massa.
O que fiz foi incluir os dois na minha rotina: o whey logo após os treinos e a creatina diariamente. Combinando os dois, senti uma melhora significativa na força e no volume muscular em poucas semanas!
Pra ser honesto, eu testei os dois, mas senti mais resultados com o whey. Eu tenho dificuldade em consumir proteína suficiente apenas com a alimentação, então o whey entrou como um complemento perfeito.
Ele me ajudou a bater minha meta diária de proteínas e, com isso, percebi um aumento mais rápido na massa muscular.
Não que a creatina não seja boa, mas acho que ela tem mais a ver com performance. Se eu tivesse que escolher apenas um, iria de whey sem dúvidas.
Quando comecei a usar creatina, fiquei impressionado com a diferença nos meus treinos. Meus pesos aumentaram de forma consistente, e isso ajudou bastante a desenvolver meus músculos.
Claro, precisei de uma boa dieta e proteínas suficientes, mas a creatina foi o diferencial para eu ganhar força e puxar mais carga.
Então, se o seu foco é melhorar a performance no treino e, consequentemente, ganhar massa, eu recomendaria começar com creatina.
Quando comecei a pesquisar, descobri que whey e creatina não competem entre si, mas se complementam.
O whey entra pra ajudar na reconstrução muscular, principalmente no pós-treino, enquanto a creatina é ótima pra dar aquele gás nos treinos e melhorar a retenção de energia nos músculos.
Uso os dois juntos e, sinceramente, acho que essa combinação foi o segredo para os meus resultados. Sem falar que é importante não esquecer a alimentação e o treino bem estruturado.
Quando comecei a academia, optei pelo whey porque sempre ouvi falar que era o melhor suplemento para ganhar massa.
Ele realmente ajudou, mas foi só quando comecei a usar creatina que senti meus treinos evoluírem de verdade.
Consegui aumentar minhas cargas, meu desempenho melhorou, e, como resultado, meu ganho muscular foi ainda mais perceptível. Hoje, não abro mão de nenhum dos dois!
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Pode tomar creatina sem whey?
- Qual é o melhor: creatina ou whey protein para ganhar massa?
- Creatina ou creatina monohidratada: há diferença?
- Creatina ou whey para iniciantes: qual iniciar?
- Creatina ou pré-treino: o que é mais eficaz?
- Qual é a melhor marca de creatina?
- Melhor marca de creatina no mercado
- Qual é o melhor tipo de proteína em pó?
- Qual a melhor marca de suplemento para ganho de massa muscular?
- Qual a melhor marca de vitamina C?
- Qual é a melhor marca de vitaminas para idosos?
- Quais são os melhores suplementos para saúde articular?
- Qual é o melhor queimador de gordura?
Sempre tive dificuldades em ganhar massa porque minha alimentação era desorganizada. Quando comecei a suplementar com whey, foi um divisor de águas.
Consegui atingir minha meta de proteínas diárias, e meus músculos começaram a responder melhor aos treinos.
Nunca usei creatina, então não posso opinar muito sobre ela, mas o whey se mostrou essencial no meu dia a dia para a hipertrofia.
Gente creatina faz bem pra saúde?
Sempre treinei pesado, mas sentia que tinha um limite que não conseguia superar. Foi aí que introduzi a creatina na rotina.
Em poucas semanas, minha força aumentou consideravelmente, e isso me permitiu treinar com mais intensidade.
Como consequência, meu ganho de massa também foi acelerado. Eu não acho que ela substitua o whey, mas se o seu foco é desempenho e força, a creatina é imbatível.
Eu comecei a tomar creatina há uns três meses, depois de pesquisar bastante sobre o assunto e conversar com meu nutricionista.
No começo, confesso que tinha aquela ideia de que era algo “químico” ou que poderia prejudicar os rins, porque muita gente fala isso sem nem entender direito o que é.
Mas a verdade é que a creatina é uma substância que já existe no nosso corpo, só que em pequenas quantidades.
Eu treino musculação e percebi uma diferença significativa no meu desempenho. Me sinto mais forte, consigo aumentar as cargas nos exercícios e até minha recuperação muscular melhorou.
Além disso, descobri que a creatina não é só para quem malha. Estudos mostram que ela pode ajudar na saúde do cérebro e até na prevenção de doenças neurodegenerativas.
Claro, o ideal é não sair tomando por conta própria, mas com orientação certa, faz muito bem.
Eu sempre fui muito cética com suplementação, incluindo a creatina. Mas, depois de ouvir tantas pessoas elogiando, resolvi testar.
Comecei a usar no final do ano passado, mais por curiosidade do que por necessidade, já que eu não era de treinar pesado.
A surpresa foi que, mesmo com treinos leves, senti que tinha mais energia e disposição.
Fui atrás de informações confiáveis e descobri que a creatina não é só para quem quer “ficar gigante”.
Ela também é benéfica para quem precisa de mais energia no dia a dia e até para idosos, porque ajuda a preservar a massa muscular.
Outra coisa legal é que ela não causa retenção de líquido de forma ruim, como muita gente pensa. No meu caso, só percebi efeitos positivos.
Olha, eu sou estudante de nutrição e sempre ouvi falar sobre creatina na faculdade.
A gente estuda muito os mitos e verdades sobre suplementos, e posso dizer com certeza que a creatina é uma das substâncias mais seguras e bem pesquisadas que existem.
Inclusive, ela vai muito além do que apenas aumentar a força muscular.
Por exemplo, tem estudos que mostram que a creatina pode ajudar na saúde do cérebro, especialmente para quem tem Alzheimer ou outras doenças neurodegenerativas.
Também é indicada para melhorar o desempenho em atividades de alta intensidade, como esportes e treinos. Mas, como tudo na vida, é preciso equilíbrio.
O segredo é tomar a dose certa geralmente 3 a 5 gramas por dia e ter acompanhamento, principalmente se você tem alguma condição de saúde preexistente.
No meu caso, tenho usado há um tempo e só vi benefícios!