Quero começar a automatizar algumas coisas aqui em casa, e tô entre a Alexa e o Google Assistente. Quem já usou os dois pode me dizer qual é mais útil no dia a dia?
Olha, eu tenho os dois aqui em casa, o Echo Dot (4ª geração) na sala e o Google Nest Mini no quarto, então posso falar com propriedade.
Pro meu dia a dia, o Echo Dot me atende melhor. A Alexa entende os comandos em português com mais precisão, e eu tenho vários dispositivos compatíveis com ela: lâmpadas, tomada inteligente, o controle do ar-condicionado… tudo sincronizado direitinho.
O que eu mais gosto é o ecosistema da Amazon, que é muito robusto. Dá pra criar rotinas super completas, tipo: “Alexa, boa noite” e ela apaga as luzes, tranca a porta (uso fechadura inteligente) e ainda me deseja bons sonhos.
O Google Nest tem um som até que bom, e se você usa muito os serviços do Google (tipo Agenda, Maps, Gmail), talvez ele integre melhor. Mas no geral, aqui em casa, a Alexa reina!
Eu sou fã do Google, então acabei indo de Nest Mini. E pra mim, foi a melhor escolha. Eu uso muito o Google Agenda, os lembretes e até as pesquisas por voz no meu dia a dia.
Então quando eu digo “Ok Google, qual é minha primeira reunião hoje?” ele já me responde com tudo sincronizado do celular. Fora que o Google Assistant é muito mais natural nas conversas. Parece que ele entende melhor o contexto, sabe?
Outra coisa: pra quem tem Android, a integração é quase mágica. A minha casa ainda tá só começando na automação, tenho só umas lâmpadas da Positivo e uma TV que dá pra controlar, mas o Nest responde super bem. Eu recomendaria pra quem já vive no ecossistema do Google.
Vou ser sincero: comecei com o Google Nest Mini e me arrependi. Ele é bonitinho, discreto, tem até um som bacana pra música ambiente… mas na hora de controlar dispositivos da casa, achei bem limitado.
A integração com marcas como a Positivo, Tuya, Intelbras e outras mais acessíveis não foi tão boa quanto eu esperava.
Aí comprei um Echo Dot (5ª geração) pra testar, e nossa, outra história! A Alexa entende bem melhor os comandos, a configuração foi super rápida e tem muito mais compatibilidade com dispositivos de automação brasileiros.
Sem falar que a própria Amazon vive lançando promoção de combo com tomada inteligente, então vale mais o investimento.
Gente esses aparelhos são seguros mesmo?
Eu fiquei um bom tempo pesquisando antes de decidir, e no fim fui de Echo Dot 3ª geração, mesmo sendo mais antigo. E sabe que me surpreendi?
O som é ótimo pro tamanho, a Alexa responde bem rápido e o aplicativo da Amazon é bem intuitivo pra criar rotinas. Eu uso muito pra automatizar a iluminação da casa e tocar músicas quando tô cozinhando.
O único ponto fraco, na minha opinião, é que ela às vezes não entende quando falo muito rápido. Mas fora isso, é tudo muito prático.
Ah, e tem integração com o Spotify, o que pra mim era essencial. Eu recomendaria o Echo Dot pra quem quer começar a montar uma casa inteligente aos poucos e com mais controle.
Eu uso o Google Nest Mini mais como uma assistente pessoal do que como controlador da casa em si. Ele fica na minha escrivaninha e virou meu “secretário particular”.
Ligo o despertador, peço pra tocar podcast, pergunto sobre o tempo, e até uso pra estudar inglês com os comandos em outro idioma.
Sobre casa inteligente, ele até funciona bem com lâmpadas e Chromecast, mas confesso que acho a Alexa mais completa nesse sentido. Mesmo assim, prefiro o Nest Mini porque o Google Assistant me dá respostas mais completas.
Quando peço uma receita, por exemplo, ele realmente explica o passo a passo, me dá sugestões, etc. No fim, acho que depende mais do seu perfil de uso.
Olha, eu uso vários aparelhos de casa inteligente aqui em casa e, pra ser bem sincero, eu me sentia meio receoso no começo.
Tinha aquela paranoia de “estão me ouvindo?”, sabe? Principalmente com as assistentes de voz. Mas aí comecei a estudar um pouco mais sobre o funcionamento dos dispositivos e também a configurar direitinho as permissões.
Hoje, por exemplo, eu deixo o microfone ativado só quando realmente vou usar o assistente. Além disso, minha rede Wi-Fi tem senha forte e uso autenticação em dois fatores em tudo que é possível.
Então, pra mim, é seguro sim mas exige cuidado. O problema não é o aparelho em si, é a forma como a gente o usa.
Se você deixar tudo aberto, sem proteção, aí sim vira uma porta escancarada pra invasão. Mas se configurar direitinho, dá pra ter conforto e segurança ao mesmo tempo.
Eu trabalho com TI e posso dizer que os aparelhos de casa inteligente são relativamente seguros, mas existe sim um risco.
A verdade é que qualquer dispositivo conectado à internet é passível de ataque, inclusive o seu roteador.
Então, quando você coloca câmeras, lâmpadas, fechaduras inteligentes, precisa entender que está criando pontos de entrada na sua rede.
Mas o que me deixa mais tranquilo é que os grandes fabricantes (tipo Google, Amazon, Samsung) costumam fazer atualizações frequentes de segurança.
O problema maior está nos dispositivos muito baratos, de marcas desconhecidas, que muitas vezes nem atualizações recebem. Eu particularmente evito esse tipo de produto. E sempre faço uma rede separada só pra IoT aqui em casa. Com essas medidas, me sinto bem seguro usando esses aparelhos.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
Eu tenho uma relação meio de amor e desconfiança com aparelhos de casa inteligente. Por um lado, é super prático controlar tudo pelo celular, ligar o ar-condicionado antes de chegar, acender luz por voz… parece coisa de filme, né?
Mas por outro lado, tem aquela sensação de que estamos entregando muita informação. Eu nunca me esqueço de uma vez que o assistente respondeu do nada enquanto eu conversava com uma amiga.
Me deu um frio na espinha! Depois disso, comecei a revisar bem as permissões e até desliguei alguns dispositivos à noite. Então eu diria que não é 100% seguro, mas também não é um perigo iminente. Vai muito do uso consciente.
Não dá pra ser inocente e confiar cegamente tem que saber o que tá usando, como tá usando e de onde vem.
Sinceramente? Eu nunca tive nenhum problema com meus dispositivos inteligentes aqui em casa. Tenho câmera na entrada, lâmpadas conectadas, robô aspirador e até a geladeira dá pra controlar pelo app. Tudo funciona muito bem.
Claro que eu levo a segurança a sério sempre deixo os apps atualizados, uso senhas fortes e não compro qualquer marca desconhecida. Mas acho que as pessoas às vezes criam um medo exagerado.
Tem muita notícia sensacionalista por aí. Se fosse tão inseguro assim, não estaria se tornando tão comum.
A gente precisa aprender a usar a tecnologia a nosso favor e não viver assustado. Hoje, eu me sinto mais seguro com a câmera inteligente do que antes, quando nem sabia o que tava acontecendo na porta de casa.