Gosto de personalizar camisetas e tênis, mas queria investir em algo que dure mais e tenha boa pigmentação.
Entre Posca, Molotow e Acrilpen, qual é a melhor marca de caneta para arte em tecido e customização?
Já testei as três marcas e, honestamente, eu fico com a Molotow. Sei que muita gente ama a Posca e ela é super conhecida, mas no tecido, a Molotow tem uma pigmentação que me surpreendeu muito.
As cores são bem vivas e, principalmente, depois de secar e lavar a peça, a tinta continua ali firme, sem desbotar tanto.
Eu personalizo tênis, ecobags e até jaquetas jeans, então pra mim durabilidade conta muito. Além disso, a ponta da Molotow me parece mais resistente, não deforma tão fácil como já aconteceu comigo com as Poscas finas. Claro, o preço é mais salgado, mas compensa demais.
Eu uso Posca faz anos e nunca me decepcionei. Sempre tive uma preferência por ela principalmente pela variedade de pontas e pela cobertura, que é ótima mesmo quando o tecido é mais escuro.
Já tentei usar Acrilpen e Molotow, mas confesso que não curti tanto. A Acrilpen tem um preço bom e é fácil de achar, mas achei meio rala, sabe?
E a Molotow, apesar da qualidade, achei complicada de achar reposição de cor e ponta onde moro.
A Posca já virou minha parceira nos trabalhos de customização principalmente camiseta e tênis de lona. Só selo o desenho com ferro depois e pronto.
Fui na contramão de muita gente e escolhi a Acrilpen. Explico: meu foco é roupa infantil e, nesse caso, preciso de um custo-benefício bom, porque faço muitas peças por encomenda e não posso usar um material muito caro.
A Acrilpen funciona super bem no algodão e, pra minha surpresa, resiste bem às lavagens. As cores não são tão vibrantes quanto Molotow ou Posca, mas são bonitas.
E outra: ela já vem preparada pra tecido, então não preciso me preocupar tanto com acabamento extra. Claro, se for algo super detalhado ou artístico, talvez eu partisse pra Molotow. Mas pra volume e praticidade, fico com Acrilpen.
Já experimentei todas em diferentes tipos de tecido e, no fim das contas, acabei ficando com a Molotow. É cara? É.
Mas é aquela história: quando o cliente paga mais por uma peça exclusiva, ele quer que aquilo dure.
E a durabilidade da Molotow é absurda. Faço muitas jaquetas e bonés personalizados e, mesmo depois de chuva ou exposição ao sol, a arte permanece.
O traço também é mais limpo e a tinta não espalha. Com a Posca, já tive problema com manchas em tecidos mais finos. Então, se for pra entregar algo premium, vou de Molotow sem pensar duas vezes.
Gente como saber se essas canetas são boas?
A melhor pra mim vai depender do que eu quero fazer. Acho injusto dizer que uma é melhor que a outra no geral.
Por exemplo, quando quero fazer um detalhe mais preciso, tipo uma linha branca pra contorno ou brilho no tecido escuro, nada bate a Posca.
Mas pra preenchimento de área maior e quando tô lidando com tecidos tipo lona ou brim, a Molotow tem uma pigmentação mais consistente.
A Acrilpen, sinceramente, só uso pra esboço ou quando é algo que não vai ser lavado com tanta frequência. No fim das contas, acabo misturando as três no mesmo projeto, dependendo da necessidade.
Pra mim, escolher uma boa caneta pra arte em tecido envolve principalmente observar como ela se comporta depois da lavagem.
Eu já comprei algumas que, na primeira olhada, tinham uma pigmentação maravilhosa, super vivas, mas bastou uma ida na máquina e… desbotaram quase completamente.
Então, hoje em dia, eu só compro depois de pesquisar se o fabricante garante resistência à lavagem e ao uso de ferro quente.
Gosto de testar em um retalhinho antes, lavo, passo, e vejo se o traço se mantém firme. E outra: a ponta também precisa ser durável. Já usei umas que abriram depois de dois ou três desenhos mais detalhados e isso atrapalha demais.
Eu demorei um pouco pra entender que nem toda caneta serve pra tecido de verdade. Tem muita gente vendendo caneta “multiuso” como se fosse pra tecido, mas quando você aplica, o traço não fixa direito ou escorre.
Eu trabalho com customização de camisetas e bolsas, então a qualidade da tinta tem que ser top. O que me ajuda a escolher é sempre procurar por marcas que são específicas pra tecido e que tenham boa reputação entre outros artistas.
Também dou muito valor pra firmeza da cor se ela aparece bem mesmo em tecidos mais escuros. Já desisti de algumas canetas porque o pigmento era fraco e o resultado final parecia desbotado logo na aplicação.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos interessantes, dá uma olhada!
- Vale a pena investir em marcadores da marca Copic ou existem alternativas boas e mais baratas?
- Quem já trabalhou com modelagem e escultura: qual é a melhor marca de massa de modelar profissional?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
- Quais são as melhores marcas de tinta acrílica para quem pinta quadros decorativos?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
- Qual é a melhor marca de cadernos de desenho para quem trabalha com grafite e carvão?
- Melhores marcas de lápis de cor para artistas
- Marcas recomendadas de lápis de cor
- Qual a melhor marca de tablet para desenho digital?
- Alguém usa materiais da marca Winsor & Newton? São realmente superiores?
- O que vocês acham dos sketchbooks da marca Moleskine?
- Pincéis Tigre ainda são referência no mercado?
- Alguém já usou os cadernos da marca Leuchtturm1917? Eles são realmente bons para bullet journal?
- Caderno universitário: qual a marca que tem as melhores opções de folhas?
- Post-it: qual marca tem o melhor poder de aderência e durabilidade?
Caneta pra arte em tecido, pra mim, tem que ser quase uma extensão do pincel. Eu gosto de fazer detalhes bem precisos, então a ponta tem que ser fina e firme, e a tinta tem que sair de forma uniforme.
Já tive experiências com canetas que falhavam no meio do traço, o que é péssimo quando você tá fazendo uma letra ou um contorno. Hoje, minha prioridade é a fluidez da tinta.
Levo uma amostra de tecido quando vou comprar em loja física e testo ali mesmo. Quando é compra online, eu confiro vídeos de review, vejo testes práticos de quem já usou. Caneta boa não é só a marca, é saber se ela se encaixa no seu estilo de arte.
Eu sou daquelas que aprendeu errando, sabe? Comecei usando caneta escolar em tecido, só pra ver como ficava… e ficou péssimo, lógico!
Depois disso, comecei a procurar por materiais próprios e entendi que tem muita diferença entre uma caneta pra papel e uma pra tecido.
Hoje eu presto atenção em três coisas: se a tinta é à base de pigmento, se é permanente e se ela não vaza no tecido.
Tem algumas que “sangram” demais e estragam o desenho. Outro ponto é que eu gosto de fazer sombreados e mistura de cores, então eu dou preferência pras que têm tinta à base de água são mais fáceis de trabalhar em camadas. E sim, eu levo tudo isso em conta antes de comprar.