Quando comecei a trabalhar com grafite e carvão, uma das minhas maiores dúvidas era qual caderno escolher para as minhas criações. Eu não sabia se deveria investir em marcas mais caras ou se poderia encontrar algo bom sem precisar gastar muito. Afinal, um bom caderno faz toda a diferença, principalmente quando estamos lidando com técnicas como o grafite e o carvão, que exigem um papel de qualidade para garantir que o trabalho final tenha o efeito desejado.
Agora, vou contar tudo o que aprendi ao longo dessa jornada para te ajudar a escolher o melhor caderno para suas produções!
- Melhores marcas de lápis de cor para artistas
- Marcas recomendadas de lápis de cor
- Qual a melhor marca de tablet para desenho digital?
- Alguém usa materiais da marca Winsor & Newton? São realmente superiores?
- O que vocês acham dos sketchbooks da marca Moleskine?
- Pincéis Tigre ainda são referência no mercado?
1. O que Considerar na Hora de Escolher o Caderno de Desenho?
Antes de mais nada, você deve considerar alguns pontos chave para garantir que está fazendo uma escolha inteligente:
- Tipo de Papel: O papel precisa ter uma boa gramatura, para suportar o grafite e o carvão sem amassar ou deixar a tinta se espalhar de forma indesejada.
- Textura: O tipo de textura do papel é fundamental. Um papel rugoso pode ser ótimo para o carvão, enquanto um mais liso funciona bem com grafite.
- Cor do Papel: Embora o branco seja o mais comum, um papel com uma tonalidade ligeiramente amarelada pode destacar melhor certos detalhes no seu desenho.
- Tamanho do Caderno: Se você trabalha em grandes escalas, um caderno maior pode ser a melhor opção. Para esboços rápidos, um tamanho A4 pode ser ideal.
Esses fatores vão impactar diretamente a forma como seus materiais de desenho se comportam no papel, e portanto, o resultado final.
2. Marcas de Cadernos de Desenho que Recomendo
Aqui estão as marcas que, na minha experiência, são as melhores quando se trata de desenhar com grafite e carvão. Vou falar um pouco sobre o que cada uma oferece, com base nas minhas próprias experiências de uso.
Canson XL
- Tipo de Papel: Papel de gramatura média (180g/m²), ideal para quem busca uma boa absorção e resistência ao grafite e ao carvão.
- Textura: Textura levemente rugosa, o que ajuda o carvão a aderir melhor, mas sem perder a suavidade do grafite.
- Preço: Razoável, acessível para a maioria dos artistas.
Eu pessoalmente uso o Canson XL quando estou esboçando algo mais casual. A textura do papel é perfeita para usar com carvão, pois ele “segura” bem os pigmentos, mas o grafite também se comporta maravilhosamente aqui, principalmente se você está fazendo camadas e sombreamento. É uma opção muito equilibrada entre custo e benefício.
Moleskine Art Plus
- Tipo de Papel: 200g/m², mais denso, o que torna o Moleskine uma ótima opção para quem gosta de trabalhar com múltiplas camadas de grafite e carvão sem que o papel deforme.
- Textura: O Moleskine tem uma textura suave, mas não é completamente lisa. O que ajuda a criar um sombreamento mais uniforme com o grafite.
- Preço: Mais caro, mas com uma qualidade superior.
Quando eu quero mais controle sobre o meu desenho, eu aposto no Moleskine Art Plus. O papel é incrivelmente resistente e funciona muito bem com o grafite, pois a suavidade do papel ajuda a conseguir detalhes mais finos. No entanto, é um pouco mais caro, então costumo usar para projetos mais especiais.
Strathmore 400 Series
- Tipo de Papel: Papel de alta gramatura (260g/m²), com uma resistência excelente tanto para o grafite quanto para o carvão.
- Textura: Textura mais áspera, ideal para quem trabalha com carvão, pois permite que o pigmento se fixe bem.
- Preço: Médio, com qualidade que justifica o valor.
Se você trabalha com carvão, a Strathmore 400 é uma das melhores opções que eu já testei. O papel tem uma rugosidade que ajuda o carvão a aderir melhor, e ainda proporciona uma boa quantidade de controle, o que é essencial quando estamos lidando com técnicas que exigem mais “tragabilidade” do carvão.
Fabriano Artistico
- Tipo de Papel: 100% algodão, com gramatura de 200g/m², proporcionando um toque mais luxuoso e uma resistência impressionante.
- Textura: Super texturizado, ótimo para quem trabalha com carvão, pois cria uma superfície rica e detalhada.
- Preço: Mais alto, mas de excelente qualidade.
Essa foi uma das minhas descobertas mais recentes e, sinceramente, o Fabriano Artistico foi um divisor de águas. O papel é um pouco mais caro, mas para quem leva o desenho a sério, vale cada centavo. A textura do papel é muito boa para carvão, e o grafite também se comporta maravilhosamente. Eu recomendo para quem está buscando um caderno que dê aquele toque “profissional” ao trabalho.
3. Comparação Rápida das Marcas
| Marca | Tipo de Papel | Textura | Gramatura | Preço | Melhor para… |
|---|---|---|---|---|---|
| Canson XL | Papel de celulose | Levemente rugosa | 180g/m² | Razoável | Grafite e carvão leves |
| Moleskine Art Plus | Papel de alta qualidade | Suave com textura leve | 200g/m² | Mais caro | Desenhos detalhados e sombreamento |
| Strathmore 400 | Papel 100% algodão | Texturizado | 260g/m² | Médio | Carvão e trabalhos com camadas pesadas |
| Fabriano Artistico | 100% algodão | Super texturizado | 200g/m² | Alto | Carvão e desenhos profissionais |
4. Dicas Pessoais de Como Aproveitar Melhor Seu Caderno
Agora, vou te passar algumas dicas para aproveitar ao máximo qualquer um desses cadernos de desenho:
-
Use um bom fixador – O carvão tende a se soltar com o tempo, então sempre que terminar um desenho, aplique uma camada fina de fixador. Isso ajuda a manter a textura do papel intacta e evita borrões.
-
Trabalhe em camadas – O grafite e o carvão têm muito mais profundidade quando você trabalha em camadas, especialmente se o papel permitir essa técnica. Comece com camadas mais leves e vá escurecendo aos poucos.
-
Experimente as diferentes texturas – Não tenha medo de experimentar com papéis mais ásperos ou mais lisos. Cada tipo de papel vai oferecer uma experiência diferente, então explore os resultados!
-
Escolha o tamanho certo – Se você for fazer desenhos maiores, opte por cadernos de tamanho A3 ou maior. O formato A4 pode ser ótimo para esboços rápidos e estudos.
- Vale a pena investir em marcadores da marca Copic ou existem alternativas boas e mais baratas?
- Quem já trabalhou com modelagem e escultura: qual é a melhor marca de massa de modelar profissional?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
- Quais são as melhores marcas de tinta acrílica para quem pinta quadros decorativos?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
Qual é a Melhor Marca?
A resposta depende muito do que você procura. Se você está começando, o Canson XL é uma excelente escolha, pois oferece uma boa qualidade por um preço justo. No entanto, se você busca algo mais premium e está disposto a investir, o Moleskine Art Plus ou o Fabriano Artistico vão te surpreender.
No final das contas, a melhor marca de caderno de desenho para quem trabalha com grafite e carvão é aquela que se adapta ao seu estilo e orçamento. Teste diferentes opções e veja qual delas proporciona a melhor experiência para você.