Tenho visto bastante vídeo com essas marcas e queria saber qual compensa mais investir, principalmente pra quem já tem certa experiência.
Já experimentei as duas marcas em diversos trabalhos, e posso dizer com tranquilidade que Rembrandt é a minha favorita. A textura do pastel seco deles é simplesmente maravilhosa: macia, pigmentada e fácil de esfumar.
Eu trabalho muito com camadas e efeitos de luz, e o Rembrandt responde muito melhor quando quero intensificar as cores ou fazer transições suaves.
Ele tem uma alta concentração de pigmento, o que faz muita diferença, principalmente nos tons mais escuros.
Acho que o Van Gogh é ótimo também, especialmente para quem está começando, mas o Rembrandt tem um acabamento mais refinado que me ajuda a elevar a qualidade dos meus trabalhos.
Olha, eu sou professora de arte e sempre recomendo o Van Gogh para meus alunos e até para artistas iniciantes avançados. Por quê? Porque ele oferece uma excelente relação custo-benefício.
As cores são lindas, vibrantes e fáceis de aplicar. O toque dele é um pouco mais seco e menos oleoso do que o Rembrandt, o que pode ser uma vantagem se você gosta de mais controle.
Também notei que o pó que ele solta é mais leve, o que facilita quando você quer manter detalhes nítidos.
Não é que o Rembrandt seja ruim pelo contrário, é top de linha mas para o meu uso diário e para aulas, o Van Gogh dá conta do recado muito bem e custa menos.
Quando eu finalmente decidi investir num material mais profissional, comprei uma caixa da linha Rembrandt e me apaixonei. O nível de pigmentação é absurdo!
Eu faço retratos com pastel seco, e os tons de pele da Rembrandt são incríveis, super naturais. O que mais me impressiona é como eles se misturam bem entre si, quase como se fossem tinta a óleo em bastão.
Sinto que consigo resultados muito mais realistas com eles. Van Gogh tem sua qualidade, mas depois que usei Rembrandt, nunca mais consegui voltar. Vale cada centavo, na minha opinião.
Eu tenho mãos muito leves e gosto de fazer muitos detalhes nos meus desenhos. Por isso, me adaptei melhor ao Van Gogh, que é um pouco mais firme e menos oleoso do que o Rembrandt.
Acho que ele me dá mais controle, principalmente quando uso papel com pouco relevo. Também percebi que ele suja menos, o que ajuda muito quando estou trabalhando em lugares com pouco espaço ou sem fixador por perto.
Claro que o Rembrandt tem um acabamento mais sofisticado, mas pra quem curte mais controle e definição, o Van Gogh pode ser a melhor escolha.
Gente como escolher bons materias de artesanato?
Pra mim, não é questão de um ser melhor que o outro, mas sim de saber usar cada um no momento certo.
Tenho caixas das duas marcas no ateliê e escolho conforme o tipo de trabalho. Rembrandt é ideal para fundos, sombras suaves e efeitos atmosféricos, porque é super macio.
Já o Van Gogh funciona melhor para traços mais firmes, contornos e até detalhes arquitetônicos.
Se eu tivesse que escolher um só para levar numa viagem, talvez pegasse o Van Gogh por ser mais versátil, mas para trabalhos mais profundos, o Rembrandt ainda reina.
Eu trabalho com ilustração botânica e uma das coisas que mais prezo é a variedade de tons sutis, principalmente nos verdes, marrons e tons pastel.
Nesse quesito, o Rembrandt se destaca demais. Eles têm uma cartela impressionante e nuances que não encontrei na linha da Van Gogh.
Além disso, o acabamento do Rembrandt é mais aveludado, o que fica ótimo em papéis texturizados.
Às vezes uso o Van Gogh para esboços rápidos, mas quando quero qualidade artística e durabilidade, vou de Rembrandt sem pensar duas vezes.
Olha, eu demorei um tempo pra entender que escolher bons materiais de artesanato não é só uma questão de preço, mas de observar mesmo. No começo, eu me empolgava com qualquer coisa colorida ou baratinha e saía comprando.
Só que depois de um tempo, percebi que o barato saía caro. O papel rasgava fácil, as tintas perdiam a cor, o acabamento ficava grosseiro. Hoje, eu só compro material depois de pesquisar bastante, ver a opinião de quem já usou e, principalmente, testar.
Se não conheço a marca, pego um produto pequeno só pra experimentar. Já aconteceu de eu me apaixonar por marcas alternativas assim. Também passei a prestar atenção em como o material se comporta depois de alguns dias, porque tem coisa que parece linda na hora e estraga rapidinho.
Aprendi a valorizar a durabilidade e o acabamento. No fim das contas, usar material bom faz toda a diferença no resultado e na minha própria satisfação com o que eu crio.
Quando eu comecei a fazer artesanato, mais especificamente costura criativa, eu achava que podia usar qualquer tecido, qualquer manta, qualquer botão.
Foi só depois de perder tempo e dinheiro em peças que desmanchavam ou ficavam com acabamento ruim que eu entendi a importância de escolher os materiais certos.
Hoje, eu presto atenção na textura do tecido, se ele desfia muito, se encolhe, se a estampa é firme. Também procuro fornecedores que eu confio e que vendem exatamente o que dizem. Já me decepcionei com muito material que parecia ótimo na foto e era bem inferior pessoalmente.
E aprendi que não adianta nada ter uma máquina boa se o zíper trava ou a linha arrebenta. No meu caso, a qualidade do material influencia diretamente no que o cliente vê e sente quando recebe a peça.
Por isso, prefiro investir um pouco mais em coisas que eu sei que funcionam e duram. Meu trabalho ficou mais profissional desde que fiz essa mudança.
Pra quem trabalha com scrapbook como eu, escolher bons materiais é quase uma arte à parte. Já tive experiências bem frustrantes com papéis que desbotavam, colas que enrugavam tudo, carimbos que não fixavam direito.
Então, hoje em dia, quando vou escolher meus materiais, eu penso no que quero transmitir com o projeto e também na durabilidade. Um álbum de recordações, por exemplo, precisa de papel livre de ácido, senão estraga com o tempo.
E já aprendi que nem toda tinta funciona em toda superfície. Já cometi erros feios por não me atentar a isso. Além disso, o toque faz diferença. Eu gosto de sentir o material nas mãos, perceber se ele é firme, se vai dar o efeito que eu quero.
Também tenho minhas marcas queridinhas que sei que sempre entregam qualidade. E mesmo assim, sempre que vou experimentar algo novo, tento fazer um projeto de teste antes.
Evita decepção e me ajuda a entender o comportamento de cada produto. O mais importante, pra mim, é confiar no material que estou usando. Isso me dá segurança na hora de criar.
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!
- Melhores marcas de lápis de cor para artistas
- Marcas recomendadas de lápis de cor
- Para scrapbooking e artesanato em papel, qual é a melhor marca de papel e acessórios?
- Qual a melhor marca de tablet para desenho digital?
- Alguém usa materiais da marca Winsor & Newton? São realmente superiores?
- O que vocês acham dos sketchbooks da marca Moleskine?
- Pincéis Tigre ainda são referência no mercado?
- Vale a pena investir em marcadores da marca Copic ou existem alternativas boas e mais baratas?
- Quem já trabalhou com modelagem e escultura: qual é a melhor marca de massa de modelar profissional?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
ou artesão que trabalha com madeira e pintura decorativa, então pra mim o material precisa ser bom mesmo, resistente. Já comprei verniz que amareleceu em semanas, tinta que descascava só de passar a mão e pincel que virou espanador.
Então eu fui ficando mais atento, mais criterioso. Hoje, quando escolho meus materiais, eu penso no uso final da peça. Se vai ficar em área externa, se vai ter contato com água, se é decorativo ou funcional. Isso já direciona bem minhas escolhas.
Também parei de comprar só pela marca. Tem muito produto “famoso” que não vale o preço, e outros menos conhecidos que surpreendem. Conversar com outros artesãos me ajudou muito nisso.
E também comecei a prestar mais atenção na combinação entre os materiais. Já fiz peça linda que estragou porque usei selador errado com a tinta errada. Agora, tudo que compro, eu pesquiso, leio rótulo, pergunto, experimento. E só assim consegui alcançar um nível de acabamento que realmente me orgulha.
Minha área é artesanato com EVA e biscuit, então os materiais têm que ser maleáveis, mas também resistentes. No começo, eu comprava qualquer EVA colorido que achava bonito, sem saber que alguns desbotavam no sol ou enrugavam com o calor da cola quente.
Também comprei muita cola errada que derretia o material em vez de colar. Depois de errar bastante, comecei a observar mais e ouvir dicas de quem já estava nesse meio há mais tempo. Hoje, antes de comprar qualquer coisa, eu penso no tipo de peça que vou fazer.
Se for um arranjo de flores, por exemplo, o EVA precisa ser macio o suficiente pra moldar, mas firme pra segurar a forma. Já o biscuit, eu compro só de marcas que sei que não racham depois de secar. E aprendi também que ferramentas boas fazem toda a diferença.
Um cortador bom deixa a pétala lisinha, um ferro de passar adequado molda melhor. No fim das contas, a escolha do material virou quase um ritual pra mim. Faz parte do processo criativo e eleva muito o resultado final.