Tenho visto bastante vídeo com essas marcas e queria saber qual compensa mais investir, principalmente pra quem já tem certa experiência.
Já experimentei as duas marcas em diversos trabalhos, e posso dizer com tranquilidade que Rembrandt é a minha favorita. A textura do pastel seco deles é simplesmente maravilhosa: macia, pigmentada e fácil de esfumar.
Eu trabalho muito com camadas e efeitos de luz, e o Rembrandt responde muito melhor quando quero intensificar as cores ou fazer transições suaves.
Ele tem uma alta concentração de pigmento, o que faz muita diferença, principalmente nos tons mais escuros.
Acho que o Van Gogh é ótimo também, especialmente para quem está começando, mas o Rembrandt tem um acabamento mais refinado que me ajuda a elevar a qualidade dos meus trabalhos.
Olha, eu sou professora de arte e sempre recomendo o Van Gogh para meus alunos e até para artistas iniciantes avançados. Por quê? Porque ele oferece uma excelente relação custo-benefício.
As cores são lindas, vibrantes e fáceis de aplicar. O toque dele é um pouco mais seco e menos oleoso do que o Rembrandt, o que pode ser uma vantagem se você gosta de mais controle.
Também notei que o pó que ele solta é mais leve, o que facilita quando você quer manter detalhes nítidos.
Não é que o Rembrandt seja ruim pelo contrário, é top de linha mas para o meu uso diário e para aulas, o Van Gogh dá conta do recado muito bem e custa menos.
Quando eu finalmente decidi investir num material mais profissional, comprei uma caixa da linha Rembrandt e me apaixonei. O nível de pigmentação é absurdo!
Eu faço retratos com pastel seco, e os tons de pele da Rembrandt são incríveis, super naturais. O que mais me impressiona é como eles se misturam bem entre si, quase como se fossem tinta a óleo em bastão.
Sinto que consigo resultados muito mais realistas com eles. Van Gogh tem sua qualidade, mas depois que usei Rembrandt, nunca mais consegui voltar. Vale cada centavo, na minha opinião.