Fogão a Lenha Venax é bom?

Quero saber se o fogão a Lenha Venax é bom?

7 curtidas

Eu comprei um fogão a lenha Venax para a minha casa no sítio, e posso dizer que foi uma das melhores aquisições que já fiz.

O calor que ele proporciona deixa a comida com aquele sabor caseiro que só quem já cozinhou em fogão a lenha sabe.

Além disso, ele tem um acabamento muito bonito, todo esmaltado, e combina perfeitamente com o ambiente rústico.

A chapa esquenta bem rápido e distribui o calor de maneira uniforme, o que é essencial para cozinhar de forma eficiente.

Eu também uso para aquecer a cozinha nos dias frios, e ele cumpre esse papel muito bem. Claro, exige manutenção, como qualquer fogão a lenha, mas no geral, estou super satisfeito!

5 curtidas

Se você gosta de cozinhar como antigamente e busca um fogão a lenha de qualidade, o Venax é uma excelente escolha.

Eu comprei o meu há dois anos e ele continua impecável. A estrutura dele é bem resistente, feita para durar anos, e a chapa de ferro fundido é robusta.

No começo, eu tive que aprender a controlar melhor a queima da lenha para não exagerar na temperatura, mas depois que peguei o jeito, ficou tranquilo.

O forno também funciona muito bem e já fiz diversos assados nele, todos ficaram deliciosos. O único ponto que exige paciência é a limpeza, já que acumula fuligem e cinzas, mas isso é algo normal em qualquer fogão a lenha.

5 curtidas

O preço do gás só sobe, e por isso resolvi investir em um fogão a lenha Venax. No início, eu fiquei com receio de não me adaptar, mas foi a melhor escolha que fiz.

Além de economizar no gás, a comida tem um sabor muito melhor e o ambiente fica mais aconchegante.

Uso principalmente para cozinhar feijão, arroz e carnes, e tudo sai muito mais gostoso. O material do fogão é resistente, e a porta do forno veda bem, o que mantém a temperatura estável para assados. Se você está pensando em comprar um, recomendo bastante é a melhor marca de fogão a lenha!

7 curtidas

Eu comprei o meu fogão a lenha Venax porque sempre quis ter um em casa. A qualidade do material é muito boa, principalmente a chapa de ferro, que distribui bem o calor.

No entanto, percebi que é necessário cuidar bem da manutenção, principalmente na parte interna, para evitar ferrugem.

Também é importante usar lenha seca para evitar o acúmulo excessivo de fumaça. Se você está acostumado com fogões convencionais, pode estranhar um pouco no começo, mas depois que aprende a lidar com ele, a experiência de cozinhar nele é incrível. Recomendo, mas saiba que exige dedicação!

4 curtidas

O que é melhor, fogão normal ou a lenha?

5 curtidas

Olha, eu sempre preferi o fogão a lenha! O sabor da comida é outra história, principalmente quando faço aquele feijão bem temperado ou um frango caipira. Sem falar no cheirinho da lenha queimando, que dá uma nostalgia boa demais. Claro, dá mais trabalho pra acender e controlar o fogo, mas pra mim, vale a pena!

4 curtidas

Eu sou mais prático, então fico com o fogão normal mesmo. É rápido, fácil de limpar e eu não preciso ficar controlando a lenha. No dia a dia, principalmente com a correria do trabalho, não tem como perder tempo esperando o fogo pegar. E hoje em dia tem fogão a gás ou elétrico com tanta tecnologia que até imita o calor da lenha.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode te interessar, dá uma olhada!

4 curtidas

Pra mim, depende! No dia a dia, eu uso fogão normal, porque é mais prático e rápido. Mas quando vou pra chácara da minha família, aí o fogão a lenha reina absoluto. O sabor da comida feita nele não tem comparação, e é uma experiência diferente cozinhar assim. Mas se fosse pra ter só um, acho que ficaria com o fogão a gás pela praticidade.

5 curtidas

Aqui em casa eu tenho os dois! O fogão normal é pro uso diário, mas o fogão a lenha fica na área externa pra aqueles dias especiais, quando quero preparar algo mais rústico. Adoro um arroz carreteiro feito na lenha, mas no dia a dia, sem dúvidas, o fogão a gás salva. O segredo é saber aproveitar o melhor de cada um!

5 curtidas

Olá! Gosto muito de fogão a lenha e acho esse modelos Venax bonito. Só ainda não comprei pois moro em Goiás uma região que é quente na maior parte do Ano! É para meu sítio! Minha preocupação é será que vou conseguir usar? Ele decepa muito calor?
Alguém aqui usa ou já teve experiência em locais com climas mais quente? Ou pessoal do sul que é mais frio consegue utilizar no verão?

1 curtida

Oi, @Rodrigo_N. Tudo bem?

Eu também sou fã de fogão a lenha, e entendo perfeitamente sua preocupação. Tenho um no meu sítio no interior de Minas, e realmente, em dias muito quentes, o calor dele pode ser um pouco incômodo, principalmente se a cozinha não for bem ventilada.

Mas uma coisa que ajuda bastante é instalar o fogão em uma área externa coberta, tipo uma varanda gourmet, sabe? Assim o calor não fica acumulado dentro de casa, e dá pra cozinhar com mais conforto, mesmo no verão. Aqui a gente fez isso e funciona super bem. Outra dica é usar lenha seca e acender o fogo de forma eficiente, pra evitar fumaça e calor em excesso.

Você pretende instalar o seu dentro da casa ou em uma área mais aberta no sítio? E já chegou a ver se o modelo da Venax tem isolamento térmico melhor? Alguns têm a fornalha mais fechada e retêm menos calor externo.

1 curtida

@Rodrigo_N, eu nasci no sul, em Santa Catarina. Minha avó tinha um fogão a lenha da Venax e, em dias muito quentes, a gente conseguia usar sem problemas, pois ficava em um ambiente aberto.

Por isso, faço das palavras do @RobsonMaia as minhas. Se for possível, tenta colocar o seu fogão em um ambiente externo ou que tenha bastante passagem de ar.

Mas, se isso não for possível, você pode comprar aqueles exaustores, sabe? Isso dá uma grande aliviada no calor também.

Bom dia! Agradeço demais a reposta me ajudou bastante. Minha área é interna porém é como se fosse externa pois tem uma porta de 7 folhas que abre totalmente proporcionando bastante ventilação. Vc falou sobre algum modelo com isolamento térmico maior, se tem sabe me dizer qual?

Minha preferência é pelo chapa de ferro para proporcionar mais experiência sabor defumação com a lenha. Porém sei que a chapa de ferro pode esquentar mais que outros tipos. Mas não abro mão do sabor!

1 curtida

Agradeço amigo! Sim irei colocar exaustor para ajudar! Obrigado! Ficará em uma aérea bastante aberta como se fosse externa mesmo. :+1:t4:

1 curtida

@Rodrigo_N, tem vários modelos da Venax que trazem bons isolamentos térmicos. Mas, os que eu acho mais relevantes, são esses daqui:

1. Venax Fogão a Lenha N 00 Imperador Premium

• Modelo bem avaliado por sua construção robusta — geralmente emprega chapa de ferro mais espessa, o que costuma oferecer melhor retenção de calor.
  • Ideal para ambientes onde se busca manter o calor por mais tempo, contribuindo para a eficiência térmica.

2. Venax Fogão a Lenha N 2 Sec XVIII Premium

• Maior, com forno estilo tradicional. A espessura das chapas (quando em ferro) favorece uma distribuição de calor prolongada dentro da câmara de cocção.
  • Também tende a apresentar bom isolamento se recheado corretamente com massa térmica, como argila ou refratário, especialmente se for para uso interno recoberto por isolamento.

3. Venax Fogão a Lenha N 1 Renaissance (chapa de alumínio)

• Fabricado com chapa de alumínio, que esquenta mais rápido, mas também transfere calor com mais facilidade, resultando em menor isolamento térmico em comparação ao ferro.
  • Embora aqueça rápido, perde calor com mais rapidez; não seria a melhor escolha se seu foco principal for retenção de calor.

Recomendações baseadas na sua preferência:

Se você preza pelo sabor de defumação com lenha e deseja um fogão que retenha mais calor por mais tempo, sem aquecer tanto a área externa, os modelos feitos com chapa de ferro, como o N 00 Imperador Premium ou o maior N 2 Sec XVIII Premium, são mais apropriados.

A maior espessura do material metálico e um bom revestimento com isolamento térmico (como argila ou placas refratárias) ajudam muito a manter a temperatura ideal por dentro, com menos calor se espalhando para fora.

Evite, se possível, o modelo com chapa de alumínio, pois este material tende a aquecer demais a estrutura externa. Mesmo que traga calor mais rapidamente para dentro, pode comprometer o conforto externo e não reter tão bem.

Sugestão adicional:

Considere utilizar técnicas adicionais de isolamento:

• Aplicar recheio cerâmico ou refratário entre a chapa e o revestimento.
  • Incluir uma camada isolante (como lã cerâmica ou vermiculita) abaixo da tampa ou ao redor da câmara, se a aplicação permitir.
1 curtida