Apesar de ter ótimos hardwares, a Huawei sofre com restrições nos serviços Google. Será que hoje ainda vale comprar um tablet da marca?
Comprei um tablet da Huawei mesmo sabendo das restrições com os serviços do Google, e sinceramente? Não me arrependo.
Uso mais pra leitura, streaming e edição de textos com apps alternativos, e o AppGallery até me surpreendeu.
Achei soluções para quase tudo, e onde não achei, usei versões web. Não vou mentir que faz falta ter o YouTube oficial ou o Google Drive funcionando 100%, mas depende muito do perfil de uso. Eu, que queria algo rápido, com boa tela e bateria duradoura, tô bem satisfeito.
Pra mim, não vale mais a pena. Tive um tablet Huawei top de linha, com acabamento impecável e desempenho incrível, mas a ausência dos serviços Google complicou demais.
Trabalho com planilhas no Google Drive, uso Google Fotos, Gmail, Google Meet… e ter que ficar acessando tudo via navegador ou buscando alternativas me atrasava demais.
Acabei trocando por um Samsung intermediário que entrega tudo que eu preciso, mesmo com hardware inferior.
Eu vejo a Huawei como uma gigante da tecnologia, e os tablets deles são realmente potentes. O problema é que a falta dos serviços do Google, pelo menos pra mim, tira muito da experiência.
Dá pra contornar? Dá. Mas eu não sou muito fã de adaptações. Não quero ficar fazendo gambiarra pra instalar um app ou dar um jeito de acessar o YouTube.
Então, apesar de admirar a marca, eu não voltaria a comprar.
Galera como saber escolher um bom tablet?
Olha, comprei um MatePad pra minha filha estudar e foi um baita acerto. O desempenho é ótimo, a caneta stylus funciona super bem e a tela tem uma qualidade absurda.
Como ela usa mais apps educativos e alguns que já estavam disponíveis na AppGallery, nem sentiu falta do Google. Instalei o YouTube Kids por fora e pronto.
Então acho que tudo depende da proposta. Se for pra uso básico ou focado, ainda vale muito a pena sim.
Já tive um tablet Huawei antes das restrições e era maravilhoso. Depois que eles perderam o suporte ao Google, fiquei meio receoso, mas resolvi testar um novo modelo por causa do custo-benefício.
De início, estranhei bastante, mas depois me adaptei. Hoje uso o Petal Search pra encontrar apps, o navegador da Huawei é ótimo e já me acostumei com o ecossistema deles.
Não é igual ao Android tradicional, mas é funcional.
Eu sou daqueles que ama tecnologia, então sempre que vou comprar algo novo, estudo tudo antes.
Um tablet bom, pra mim, precisa ter conectividade completa: Wi-Fi de 5GHz, Bluetooth 5.0, entrada USB-C e, se possível, versão com 4G.
Tem tablet que parece bom, mas só tem Wi-Fi 2.4GHz e aí a conexão vive instável. Outra coisa que sempre olho é a versão do Android se for muito antiga, esquece.
Prefiro os que vêm com Android mais novo e sem muita modificação da fabricante.
Comprei um tablet pra organizar minhas tarefas da casa, listas de compras, agenda da família… então, pra mim, saber se ele é bom é bem simples: precisa ser leve, rápido e com tela confortável de ler.
Teve um que comprei que era pesadão, eu não aguentava segurar por muito tempo. Outra coisa que me decepcionou num modelo foi a bateria: parecia durar bastante, mas descarregava mesmo sem estar usando.
Hoje só confio depois de ver avaliações de pessoas reais em sites e vídeos com testes de duração de bateria.
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!
- Quais as melhores marcas de teclado para quem usa tablets para desenho?
- Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?
- Teclado OEX é bom?
- Quais os melhores modelos de teclado para quem usa Apple?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem passa muito tempo no computador?
- Teclado sem fio é bom?
- Tablet para estudar: Samsung, Lenovo ou Multilaser?
- Kindle ou tablet: qual é melhor pra quem lê bastante?
- Tablet infantil: quais são seguros, resistentes e educativos?
- Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?
- Samsung ainda é a melhor marca de tablet intermediário?
- Marcas como Realme e OnePlus podem se destacar com seus tablets?
Eu sou aquele tipo de cara que não entende muito de tecnologia, então o que faço é bem direto: vou na loja, pego o tablet na mão e vejo se ele responde bem ao toque, se abre os apps rápido e se a imagem é bonita.
Se tiver tempo, até levo um pendrive pra testar se ele lê arquivos. Já caí em cilada de comprar um que parecia legal nas fotos, mas era lerdo demais.
Hoje em dia, só compro se puder testar antes ou se tiver muita avaliação positiva de gente dizendo que ele não trava.
No meu caso, uso o tablet pra mostrar portfólio de trabalho pras clientes, então o brilho e a nitidez da tela são essenciais.
Tablet bom, pra mim, é aquele que mostra as fotos com cores vivas, tem bordas finas (fica mais bonito visualmente) e não me deixa na mão durante o expediente.
Ah, e tem que ser rápido pra abrir galeria, vídeos, etc. Já tive um que demorava uma eternidade só pra abrir um vídeo… aí não dá.
Hoje em dia também presto atenção no peso e no design, porque carrego pra todo lado.