Já quebrei vários pratos finos demais. Vi jogos da Oxford, Schmidt, Porto Brasil e Brinox. Qual é melhor para o dia a dia?
Olha, depois de muitos anos testando marcas diferentes, posso dizer com toda certeza que a Oxford é a mais confiável pra jogos de jantar bonitos e duráveis.
Tenho um conjunto deles há mais de 5 anos, uso quase todos os dias, coloco no micro-ondas, na lava-louça, e até hoje está intacto, sem lascas ou manchas.
Além disso, os designs são lindos, modernos e combinam com qualquer decoração. Eu acho que é o equilíbrio perfeito entre beleza e resistência.
Pra mim, a Porto Brasil é imbatível quando se trata de qualidade e estética. Eu me apaixonei pelos modelos em cerâmica artesanal deles.
São peças super elegantes, com acabamento rústico e ao mesmo tempo sofisticado. Uso bastante em jantares com amigos, e sempre perguntam de onde é.
Além disso, nunca tive problema de quebra fácil, mesmo com uso frequente. Claro, não é a opção mais barata, mas vale cada centavo, aqui tem boas dicas, dá uma olhada!
Eu já testei várias marcas populares, mas confesso que a Schmidt me surpreendeu. Comprei um jogo branco com bordas douradas para ocasiões especiais e ele é simplesmente impecável.
Depois disso, comprei um segundo conjunto para o dia a dia, e a qualidade se manteve. As louças são resistentes, não mancham com facilidade e continuam brilhantes mesmo depois de muito uso.
Recomendo muito pra quem busca durabilidade com um toque de sofisticação.
Gente como saber se o jogo de jantar é duravel?
Sempre tive receio de investir em jogos de jantar mais caros porque achava que todos quebravam do mesmo jeito.
Mas depois que ganhei um jogo da Ceraflame, mudei completamente de opinião. Eles são feitos com cerâmica que pode ir direto ao fogo, micro-ondas, forno…
É surreal a resistência. E além disso, são super bonitos, com acabamento brilhoso e moderno. Hoje em dia, só penso nessa marca quando preciso renovar a louça de casa.
A Oxford me ganhou pela variedade. Eu estava buscando um jogo que fosse bonito, mas que também aguentasse o tranco do uso diário com duas crianças pequenas em casa.
Achei uma linha deles com pratos coloridos, super divertidos, e pra minha surpresa, são muito resistentes. Já caíram algumas vezes e continuam inteiros.
Sem contar que vão direto do micro-ondas pra mesa sem esquentar demais. Vale muito a pena.
Olha, uma coisa que eu sempre faço antes de comprar um jogo de jantar é prestar atenção no material.
Por exemplo, porcelana e cerâmica de boa qualidade costumam durar bastante, mas é importante ver se são mais grossas, sabe?
Aquelas peças muito fininhas, por mais bonitas que sejam, às vezes quebram fácil. E outra: dou uma olhada se ele é resistente ao micro-ondas e à lava-louças.
Isso já me dá uma noção da resistência no dia a dia. Eu já comprei um jogo que parecia lindo, mas só durou uns três meses porque começou a trincar. Desde então, aprendi a checar tudo antes.
Pra mim, a durabilidade de um jogo de jantar vai muito além da marca. Eu costumo ir na loja e pegar as peças na mão mesmo.
Se for muito leve, fico desconfiada. Também bato de leve com o dedo ou com outro prato e escuto o som parece bobeira, mas dá pra sentir se o prato é meio “oco” ou frágil.
E uma dica que peguei com minha mãe: vejo se tem algum tipo de garantia ou se a loja fala da resistência térmica, porque isso ajuda bastante. Um bom jogo aguenta uso diário, não é só pra enfeitar armário.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de purificador de água do momento?
- Opiniões sobre as melhores marcas de filtro de barro
- Qual a melhor marca de água mineral: Evian ou Fiji?
- Qual a melhor marca de água engarrafada: Evian ou Voss?
- Qual a melhor marca de água mineral?
- Melhores marcas de garrafa térmica
- Como saber se uma garrafa de café é boa?
- Garrafa de café Tramontina é boa?
- Garrafa de café Zojirushi é boa?
- A garrafa térmica Moment é boa?
- Qual é melhor marca, Termolar ou Invicta?
- Qual a melhor garrafa térmica da Invicta?
Na minha experiência, durabilidade tem muito a ver com o acabamento. Já reparei que jogos com um bom esmalte, bem aplicadinho, tendem a durar mais porque não ficam com riscos e manchas tão fácil.
E eu também olho as bordas se elas são lisas e bem-feitas, sem falhas, é sinal de cuidado na fabricação.
Outro ponto é ver avaliações de quem já comprou. Eu sempre dou uma lida nos comentários online, principalmente aqueles de quem já usa há um tempinho. Dá uma boa noção de como o material se comporta no dia a dia.
Quando fui montar meu enxoval, pesquisei bastante sobre isso. Descobri que existem tipos diferentes de cerâmica, por exemplo, e que nem toda porcelana é igual.
Tem umas mais resistentes, como a “porcelana feldspática”, que aguenta altas temperaturas e impactos leves.
Além disso, comecei a evitar jogos com muitos detalhes pintados por cima, porque eles desbotam rápido.
Prefiro os que têm decoração sob o esmalte, que são mais duráveis. No fim das contas, vale mais investir um pouco a mais e ter algo que vai durar anos.