Quais marcas de tintas para aquarela são mais recomendadas para iniciantes? A Winsor & Newton realmente faz diferença?

Quando comecei a me aventurar no mundo da aquarela, uma das primeiras perguntas que me fiz foi: “Qual tinta devo escolher?” Como iniciante, estava completamente perdida no meio de tantas opções disponíveis no mercado. Mas, como qualquer artista que já passou por isso, logo percebi que a escolha das tintas é crucial para o processo criativo e pode fazer uma diferença enorme no resultado final.

Se você está começando agora e se perguntando quais marcas de aquarela são as melhores para iniciantes, ou se a Winsor & Newton realmente vale o investimento, vou compartilhar minha experiência pessoal e algumas dicas que, espero, ajudem você a decidir com mais confiança.

Marcas de tintas para aquarela recomendadas para iniciantes

Quando comecei a pintar com aquarela, eu procurei por tintas que fossem acessíveis, mas que não comprometessem a qualidade do trabalho. Inicialmente, acabei me deparando com algumas marcas mais conhecidas, e algumas delas realmente se destacaram pela facilidade de uso e boa relação custo-benefício. Vou falar um pouco sobre as minhas experiências com essas marcas.

1. Winsor & Newton: A marca consagrada

A Winsor & Newton é, sem dúvida, uma das marcas mais renomadas no mundo das tintas para aquarela. No começo, eu pensei que talvez fosse um exagero gastar tanto em tintas de uma marca tão famosa, mas logo percebi que, sim, a Winsor & Newton faz uma diferença no resultado final.

• Qualidade: As tintas dessa marca são muito pigmentadas, o que significa que você consegue fazer cores vibrantes com menos quantidade de tinta. Além disso, elas misturam bem e são fáceis de trabalhar, o que foi ótimo para minha adaptação.
  • Durabilidade: As cores se mantêm vivas por mais tempo e são resistentes à luz, o que é super importante, especialmente se você planeja expor seus trabalhos.
  • Preço: O lado negativo é o preço. A Winsor & Newton é uma marca de alto custo, o que pode ser um pouco difícil para quem está começando e ainda não sabe se vai se dedicar à aquarela a longo prazo.

Mesmo assim, se você puder investir, vale a pena! Eu definitivamente recomendaria para quem já tem alguma experiência ou deseja se aprofundar no mundo da aquarela.

2. Van Gogh: Custo-benefício excelente

A Van Gogh foi a marca que eu comecei a usar quando estava ainda aprendendo os primeiros passos da aquarela. O que eu mais gosto dessa marca é o custo-benefício. As tintas são de qualidade e têm uma excelente durabilidade, mas com um preço mais acessível se comparado à Winsor & Newton.

• Qualidade: Embora as cores não sejam tão vibrantes quanto as da Winsor & Newton, elas ainda são bastante boas, especialmente para quem está começando. As tintas da Van Gogh são um bom ponto de partida para quem não quer gastar tanto.
  • Mistura: Elas se misturam bem e têm uma boa transparência, o que permite criar camadas de cor de forma suave e fluida.
  • Preço: Como mencionei, o preço é mais acessível, o que torna essa marca uma excelente opção para iniciantes.

Eu usei muito a linha Van Gogh no começo e nunca me decepcionei. Se você não quer gastar tanto, mas ainda busca uma boa performance, essa marca é ótima!

3. Kuretake Gansai Tambi: Para quem ama um estilo mais artístico

Se você é como eu e gosta de explorar diferentes estilos de aquarela, a linha Kuretake Gansai Tambi é uma excelente opção para iniciantes. Essas tintas são um pouco diferentes das tradicionais aquarelas em tubos, pois elas são em blocos (pães de tinta), o que as torna mais fáceis de transportar.

• Qualidade: As cores têm uma pigmentação intensa e uma textura aveludada muito legal. Embora não sejam 100% transparentes como as tintas tradicionais de aquarela, elas têm uma sensação única e ficam incríveis em papel grosso.
  • Ideal para estilos artísticos: São ótimas para quem gosta de ilustrações mais expressivas ou deseja uma aquarela com mais corpo e presença.
  • Preço: Considerando que são em bloco, o preço acaba sendo muito acessível, o que torna o Kuretake uma ótima escolha para iniciantes.

Para quem está começando e quer experimentar algo diferente, essa é uma marca que vale muito a pena!

4. Cotman: Uma linha acessível da Winsor & Newton

A Cotman é a linha mais acessível da Winsor & Newton, feita especialmente para artistas iniciantes e estudantes. Eu comecei com as tintas Cotman antes de migrar para a linha profissional da Winsor & Newton, e posso dizer que a qualidade é muito boa considerando o preço.

• Qualidade: As tintas têm boa pigmentação, mas, como são mais baratas, elas não têm a intensidade de cores das tintas profissionais. Mesmo assim, são ótimas para quem está começando e ainda está experimentando a técnica.
  • Mistura e transparência: A mistura das cores é tranquila, e a transparência é boa. Se você está começando a entender o controle de água e pigmento, a Cotman oferece uma boa experiência.
  • Preço: O preço é bem acessível, o que torna essa linha uma opção excelente para iniciantes que não querem fazer um grande investimento no início.

Como escolher a melhor marca de tinta para aquarela para iniciantes?

Aqui estão algumas dicas que me ajudaram a escolher a melhor marca para o meu estilo e nível de habilidade:

1. Orçamento: Se o orçamento for apertado, marcas como Van Gogh e Cotman são opções acessíveis, mas ainda oferecem boa qualidade.
  2. Qualidade de pigmentação: Se você busca cores vibrantes e maior durabilidade, as tintas da Winsor & Newton são difíceis de superar. Mas para quem está começando, talvez valha a pena começar com uma marca mais barata e ir aprimorando o gosto à medida que evolui.
  3. Estilo de pintura: Se você gosta de fazer ilustrações mais delicadas, a Kuretake Gansai Tambi pode ser uma opção interessante pela sua textura única.
  4. Mistura e transparência: Se você busca facilidade para misturar cores e fazer transições suaves, invista em tintas com boa transparência, como as da Winsor & Newton ou Van Gogh.

A Winsor & Newton realmente faz diferença?

Minha opinião pessoal, após usar várias marcas, é que a Winsor & Newton realmente faz diferença se você está em um nível mais avançado ou se deseja investir em qualidade profissional. As cores são mais vibrantes, a mistura é mais suave e a durabilidade é incomparável. No entanto, para iniciantes, outras marcas como Van Gogh, Cotman e Kuretake oferecem uma excelente relação custo-benefício, com boa performance para quem está apenas começando a explorar a aquarela.

Se você está iniciando, minha dica é começar com algo mais acessível e, à medida que ganhar confiança e técnica, investir em tintas de marcas mais renomadas. O importante é se divertir e experimentar – e, claro, escolher o que faz mais sentido para o seu bolso e seu estilo de pintura!

7 curtidas

Muito bom o post! Eu sempre fiquei em dúvida entre tantas marcas, mas estava com medo de investir em algo caro como a Winsor & Newton sem saber se ia gostar mesmo da aquarela. Agora estou considerando começar com a Van Gogh ou Cotman. Como você acha que essas duas se comparam para quem está começando? Eu sou bem iniciante mesmo, então não quero gastar muito ainda.

5 curtidas

Eu sou bem iniciante também e já testei tanto a Van Gogh quanto a Cotman. Eu diria que, se você quer algo com boa qualidade e preço acessível, Van Gogh é uma ótima escolha! A pigmentação não é tão forte quanto a da Winsor & Newton, mas tem uma boa relação custo-benefício. Agora, se o seu foco é economizar mesmo, a linha Cotman da Winsor & Newton pode ser uma excelente opção para começar. A qualidade é um pouco inferior, mas ainda assim é bem decente. A transparência também é boa! :wink:

5 curtidas

Pessoal, só para confirmar, a linha Cotman realmente é mais barata, mas a durabilidade das cores não é tão boa quanto as tintas profissionais? Eu estava pensando em comprar a Winsor & Newton por causa da durabilidade, mas estava com receio de gastar muito. A Van Gogh é realmente tão boa quanto, ou só vai dar pra perceber a diferença quando eu for mais avançada?

4 curtidas

@OliviaCruz A Cotman é uma boa opção para quem está começando e não quer investir em tintas mais caras de cara, mas sim, a durabilidade das cores não chega nem perto das tintas profissionais, como a Winsor & Newton. A diferença na intensidade das cores e na resistência à luz é bem notável. Já a Van Gogh tem uma qualidade intermediária muito boa para iniciantes, mas as cores são um pouco menos vivas em comparação com as tintas profissionais. Se você está com o orçamento apertado, eu diria para começar com Van Gogh e só investir nas profissionais quando sentir que está dominando a técnica!

5 curtidas

Eu comecei com a linha Van Gogh também e adorei! As cores são bem vibrantes, e a facilidade de mistura ajudou muito no início. Mas depois de um tempo, eu acabei comprando algumas tintas da Winsor & Newton e senti uma diferença enorme na intensidade e na transparência das cores. Acho que não vale a pena começar com elas se você estiver muito no início, mas com o tempo, você vai perceber que o investimento vale. Acho que a Van Gogh é um ótimo meio termo!

5 curtidas

E quando você comprou a Winsor & Newton, você escolheu a linha profissional? Ou a linha Cotman mesmo? Estou um pouco em dúvida sobre qual linha profissional escolher. Tenho visto boas recomendações sobre a Series 1, mas queria saber se alguém aqui já usou e pode compartilhar uma opinião mais pessoal sobre a diferença entre elas.

4 curtidas

Eu usei a linha Series 1 da Winsor & Newton por um tempo, e gostei muito! Mas para quem está começando, eu realmente acho que a linha Cotman é uma ótima opção. Ela já traz boa pigmentação, mas sem ser tão cara quanto a linha profissional. Eu diria que, se você já tem alguma experiência ou quer investir de vez em algo mais durável, Series 1 é uma boa escolha. Agora, se for algo mais casual ou de estudo, a Cotman já resolve bem.

4 curtidas

Gente, estou começando a pintar agora e vi a recomendação da Kuretake Gansai Tambi. Alguém aqui já usou? Eu gostei bastante das cores e da ideia de ser em blocos, mas fico com medo de perder a transparência típica da aquarela. Como foi a experiência de vocês com essa linha? Tem uma textura mais pesada?

5 curtidas

@IsabelSampaio Eu uso a Kuretake Gansai Tambi já faz algum tempo, e adoro a textura mais encorpada que ela oferece. Como você mencionou, ela não é 100% transparente, então o resultado final é diferente da aquarela tradicional. Mas, para quem gosta de ilustrações mais vibrantes e com mais “presença”, essa linha é maravilhosa. Eu usaria para algo mais expressivo, como ilustrações ou para criar mais profundidade em seus trabalhos. Se a transparência é muito importante para você, talvez seja melhor investir em uma linha mais tradicional, como Van Gogh ou Winsor & Newton.

5 curtidas