Tenho buscado consumir moda de forma mais consciente. Quais marcas são reconhecidas por práticas sustentáveis reais e não apenas marketing?
Olha, eu demorei pra entender o que era de fato uma roupa sustentável. No início, achava que bastava ser feita de algodão orgânico e pronto. Mas não é bem assim.
A sustentabilidade vai muito além do tecido envolve o processo de produção, o respeito aos trabalhadores, o impacto ambiental… Enfim, um combo inteiro.
Uma marca que me conquistou nesse sentido foi a Insecta Shoes. Apesar do nome, eles também têm algumas peças de roupa, e o cuidado com o meio ambiente é visível em todos os detalhes. Eles reutilizam materiais, têm produção local e ainda são veganos.
O preço é um pouco mais salgado, mas a durabilidade compensa. Me senti realmente bem vestindo algo que não foi feito às custas do planeta.
Eu já testei várias marcas que se dizem “eco-friendly”, mas percebi que muitas usam isso só como marketing. A marca que mais me surpreendeu positivamente foi a Basiq.
Ela é brasileira, tem um estilo minimalista (que eu amo!) e aposta bastante na transparência. Eles mostram de onde vem cada insumo, falam do impacto da produção e ainda têm uma pegada neutra de carbono.
Uma das minhas camisetas básicas preferidas é de lá. Já lavei e usei um monte de vezes e continua impecável.
Acho que o grande diferencial deles é não vender só um produto, mas uma ideia de consumo mais consciente.
Eu só comecei a olhar pra moda sustentável quando tive filhos. Fiquei pensando em que tipo de mundo estou deixando pra eles.
Desde então, tenho buscado consumir de marcas com responsabilidade social e ambiental. Uma que eu adoro é a Outra Coisa, uma marca que usa reaproveitamento de tecidos, o famoso upcycling.
Eles produzem em pequenas quantidades e a maioria das peças é praticamente única. Sem falar que o atendimento é todo humano, personalizado. Você sente que está comprando de pessoas, não de máquinas. Isso me toca de um jeito especial.
Gente essas roupas sustentáveis duram bastante?
Trabalho com moda há anos e posso dizer que tem muita marca por aí surfando na onda verde só de fachada. Mas algumas fazem um trabalho honesto e consistente. Vou deixar uma lista aqui das que já comprei, pesquisei ou conheço o processo de perto:
Marcas que considero realmente sustentáveis:
- Farm Rio (principalmente depois da coleção com reflorestamento)
- Re-Roupa
- Insecta Shoes
- Basiq
- Linus (mais calçados, mas com design bem interessante)
- AHLMA
- Vert (para quem curte tênis com propósito)
Cada uma tem suas particularidades, mas todas têm ações reais em relação à sustentabilidade e à transparência. Vale a pena olhar com carinho!
Eu era bem cética no começo, sabe? Tinha aquela ideia de que roupa sustentável era meio “frágil”, meio artesanal demais, como se não fosse feita pra durar.
Mas mudei completamente de opinião depois que comecei a usar marcas que realmente prezam pela qualidade, como a Linus e a Insecta Shoes.
Eu tenho uma camiseta de algodão orgânico que comprei há quase quatro anos ela já passou por dezenas de lavagens, sol forte, até manchas de molho de tomate e ainda assim tá intacta!
A costura continua firme, a malha não esgarçou e a cor desbotou bem pouco. O segredo, eu percebi, tá no cuidado com a matéria-prima e no processo de produção. Ou seja: roupa sustentável dura sim, e muito às vezes até mais do que muita fast fashion por aí.
Olha, pra ser sincero, eu já tive de tudo com roupa sustentável. Algumas peças que comprei em marcas pequenas duraram super bem, tipo uma calça de linho que me acompanha há três invernos.
Já outras que paguei caro, achando que estavam sendo feitas com o maior cuidado, começaram a esgarçar em menos de um ano.
Então, o que eu aprendi foi que sustentável não é sinônimo automático de durável. A durabilidade depende de vários fatores: o tecido usado, a modelagem, o acabamento, a costura…
Tem marca que usa o termo “sustentável” mais como marketing, e isso me irrita um pouco. Hoje em dia eu pesquiso bastante antes de comprar e vejo avaliações reais. Quando a marca é séria mesmo, a roupa dura e muito.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de terno para eventos formais?
- Qual a melhor marca de terno para eventos formais?
- Melhores marcas de ternos baratos
- Como saber se o terno é de boa qualidade?
- Qual a melhor qualidade de terno?
- Melhores marcas de terno italiano
- Qual a melhor marca de camiseta básica?
- Quais são as melhores marcas de grife masculina?
- Qual a melhor marca de jaqueta impermeável para trekking?
- O casaco The North Face é bom para clima frio extremo?
- Jaqueta Forclaz Decathlon é boa?
- Qual é a melhor marca de casaco trekking feminino?
- As roupas da Zara valem o preço?
- Qual é a marca de roupa fitness mais recomendada atualmente?
- Qual marca de roupa masculina tem melhor custo-benefício?
- Hering ainda é uma boa opção de roupa básica?
- Quais marcas são boas para quem tem corpo plus size?
- As roupas da Calvin Klein são realmente superiores?
Eu mudei pro consumo de roupas sustentáveis há cerca de dois anos, como parte de uma tentativa de ter um guarda-roupa mais consciente.
O que mais me surpreendeu foi que as peças duraram bem mais do que as roupas de fast fashion que eu comprava antes. Pra dar um exemplo, eu tenho uma blusa de modal ecológico que tá igualzinha desde 2022! Sem bolinha, sem deformar.
Eu percebi que como essas marcas trabalham com tecidos de maior qualidade e têm menor produção, elas dão mais atenção aos detalhes.
Então sim, na minha experiência, roupas sustentáveis são MUITO duráveis e isso me faz sentir que estou investindo bem meu dinheiro, além de ajudar o planeta.
Eu sou super fã de marcas sustentáveis e tenho várias peças no meu armário, mas aprendi que, mesmo sendo feitas com materiais bons, se a gente não cuidar, não dura.
Já perdi uma camisa de algodão orgânico que encolheu toda porque lavei do jeito errado. Por outro lado, uma saia de cânhamo que eu sigo as instruções direitinho continua perfeita.
Então, na minha opinião, as roupas sustentáveis são feitas pra durar, sim, mas precisam de cuidado.
Elas não têm tantos produtos químicos como as convencionais, então reagem diferente ao sabão, ao calor, etc. Tem que ler a etiqueta e tratar com carinho. A durabilidade tá tanto na peça quanto na forma como a gente lida com ela.