Quais os melhores livros para aprender programação?

Estou interessado em livros que ofereçam uma introdução clara e abrangente aos conceitos de programação, desde os fundamentos até as práticas avançadas. Quais são os melhores recursos para aprender programação?

5 curtidas

Quando comecei a aprender programação, o primeiro livro que me ajudou muito foi ‘Python para Desenvolvedores’ do Luiz Eduardo Borges.

Ele é bem direto ao ponto, ideal pra quem tá começando. O foco é no Python, que é uma linguagem simples e poderosa. A didática é muito boa, cheia de exemplos práticos.

4 curtidas

Eu comecei minha jornada na programação com ‘Aprendendo Java’. É um livro excelente pra quem quer aprender Java do zero. Ele cobre desde os conceitos mais básicos até tópicos mais avançados, como programação orientada a objetos.

aprendendo java

O que mais gostei foi que ele traz muitos exercícios práticos e exemplos, o que ajuda muito na fixação. Depois que já tinha uma boa base, peguei o ‘Estruturas de Dados e Algoritmos em Java’ de Lafore, que é mais técnico, mas fundamental pra quem quer dominar a lógica de programação e a eficiência de código.

4 curtidas

Quando eu decidi aprender a programar, comecei com ‘Como Programar’ do Deitel. Ele é um clássico, cobrindo várias linguagens e conceitos importantes de uma forma bem detalhada. Outro livro que me ajudou bastante foi ‘Java: Como Programar’ do mesmo autor, que é um dos melhores pra quem quer se aprofundar em Java.

Eu também li ‘Introdução aos Algoritmos’ do Cormen, que é mais avançado e tem bastante matemática, mas é excelente pra quem quer dominar algoritmos e se preparar pra resolver problemas complexos de programação.

5 curtidas

Pra quem tá começando do zero, recomendo muito o ‘Use a Cabeça! Java’ de Sierra e Bates. Ele tem uma abordagem super divertida e interativa, o que facilita muito o aprendizado.

Eu lembro de rir com algumas analogias que eles faziam, mas também consegui absorver muito conteúdo de forma fácil.

Depois, quando já estava mais confiante, parti pra algo mais pesado, o ‘Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software’ dos Gang of Four. Esse livro é essencial pra entender padrões de projeto e melhorar a qualidade do código.

4 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

5 curtidas

Quando eu comecei a programar, confesso que tive dificuldade com a lógica no início. Foi aí que um amigo me recomendou o ‘Lógica de Programação: Criação de Algoritmos e Estruturas de Dados’ do André Luiz Villar.

Esse livro é perfeito pra quem tá perdido na parte de lógica e estruturação de algoritmos. Depois que já estava entendendo melhor a parte lógica, comecei a aprender Python com o ‘Automate the Boring Stuff with Python’ do Al Sweigart.

É um livro que ensina Python de uma forma prática, voltado pra automação de tarefas cotidianas. Muito útil!

4 curtidas

Gente mas qual seria a melhor ordem pra estudar programação?

4 curtidas

Olha, eu comecei aprendendo lógica de programação e foi a melhor coisa que fiz! Entender o básico, tipo variáveis, loops e condições, fez com que qualquer linguagem ficasse muito mais fácil depois. Acho que muita gente comete o erro de já ir direto pra uma linguagem específica sem dominar a lógica antes.

Depois de pegar bem essa base, eu fui pro Python, que é super amigável pra iniciantes. Aí, quando já tava confortável, fui explorando outras como JavaScript pra web. Mas na moral, a base em lógica foi o que mais me ajudou a entender tudo mais rápido. Recomendo muito essa sequência!

Recomendo ver esse vídeo também, tira bastante dúvidas!

4 curtidas

Quando comecei, fui logo me jogando no HTML e CSS, porque queria ver coisas na tela o mais rápido possível. Depois disso, passei pro JavaScript pra começar a deixar as páginas interativas.

Mas senti que me faltava uma base mais sólida, então voltei e estudei lógica de programação. Isso me deu uma visão muito melhor do que eu tava fazendo, não só decorando código.

Se pudesse começar de novo, acho que faria o caminho inverso: lógica primeiro, depois uma linguagem mais prática como Python, e por fim voltaria pro front-end. Mas depende do teu objetivo também!

5 curtidas

Quando comecei a estudar o mundo da programação, um dos primeiros livros que devorei foi o ‘Estruturas de Dados e Algoritmos com Java’ de Goodrich e Tamassia. Ele é bem focado na parte de algoritmos e performance, e foi crucial pra minha evolução. Outra leitura indispensável pra mim foi o ‘The Pragmatic Programmer’ do Hunt e Thomas.

Ele aborda muito mais do que linguagens específicas, focando em práticas de desenvolvimento, produtividade e boas práticas. Sem dúvida, esses dois livros me deram uma base sólida, tanto na parte técnica quanto na mentalidade de um bom programador.

4 curtidas

O livro que mais me ajudou no início foi o ‘Fundamentos de Programação de Computadores’ do Ascencio e Campos. Ele explica tudo com uma linguagem simples, perfeita pra quem nunca programou.

Outro que li logo em seguida foi o ‘Python Crash Course’ do Eric Matthes, que é super prático e focado em quem quer aprender rápido.

python crash course

Com esses dois, senti que consegui uma boa base pra começar a programar de verdade, sem depender tanto de vídeos ou tutoriais.

8 curtidas

Comecei a programar com o ‘C Completo e Total’ de Herbert Schildt. Ele é focado em C, uma das linguagens mais clássicas, e explica tudo de maneira bem didática, com muitos exemplos práticos.

c completo e total

Recomendo demais, ajuda muito!

4 curtidas

Eu gosto de livros que vão direto ao ponto, e foi por isso que comecei com o ‘Aprendendo Python’ do Mark Lutz. Ele é bem completo, cobrindo desde os conceitos mais básicos até tópicos mais avançados. Pra quem gosta de ler livros em inglês, é uma excelente escolha. Depois, pra entender mais sobre as boas práticas e a estruturação de código, o ‘Refactoring: Improving the Design of Existing Code’ do Martin Fowler foi fundamental pra mim. Ele te ensina a pegar um código bagunçado e transformá-lo em algo mais organizado e funcional.

5 curtidas

Eu comecei a estudar programação lendo o ‘Código Limpo’ do Robert C. Martin. Embora ele não ensine uma linguagem específica, foi um dos livros mais importantes pra mim. Ele foca nas boas práticas, na legibilidade e na manutenção do código, que são habilidades essenciais pra qualquer programador.

Depois, estudei Python com o ‘Python para Análise de Dados’ do Wes McKinney, que é ótimo pra quem quer trabalhar com dados e aprender a usar bibliotecas como Pandas e NumPy.

4 curtidas