Quais os melhores livros sobre educação do momento?

Estou à procura de livros que ofereçam insights e estratégias para melhorar a educação e o ensino. Quais são os melhores livros sobre educação que estão fazendo sucesso no momento?

6 curtidas

Recentemente, eu li ‘Sociologia da Educação’ do Pedro Demo, e é um livro que me fez repensar muito sobre o papel da educação na formação crítica dos alunos.

sociologia da educação

O autor aborda bastante a necessidade de uma educação que vai além do simples ensinar, mas que realmente emancipa o indivíduo.

5 curtidas

Acabei de terminar ‘A Sala de Aula Inovadora’ de Thuinie Daros e Fausto Camargo e achei incrível como eles propõe práticas modernas para professores. O livro é perfeito para quem quer implementar tecnologia na educação, mas sem perder o foco no aluno.

Também recomendo ‘Pedagogia da Autonomia’ do Paulo Freire. Eu sei que é um clássico, mas continua super atual, especialmente para quem quer refletir sobre o papel do educador na formação de cidadãos críticos.

Li os dois praticamente juntos e foi uma explosão de ideias sobre como transformar a sala de aula.

9 curtidas

Eu estou estudando para ser pedagoga e dois livros mudaram totalmente minha visão de educação: ‘Pedagogia do Oprimido’, também do Paulo Freire, e ‘Educação Não Violenta’ da Elisama Santos.

O primeiro me trouxe uma visão de como a educação pode ser usada como ferramenta de transformação social, e o segundo ensina como a comunicação não-violenta pode melhorar o relacionamento entre professores e alunos.

Ambos são leitura obrigatória para quem está interessado em educação de qualidade, com empatia e crítica social.

4 curtidas

Se você está procurando livros atuais sobre educação, recomendo muito ‘A Cabeça Bem-Feita’, do Edgar Morin. Ele fala sobre a necessidade de uma reforma no pensamento educacional, e eu achei as ideias muito provocativas.

Se ainda tiver curiosidades ou dúvidas dá uma olhada nesse vídeo aqui!

4 curtidas

Eu, como professor, sempre estou em busca de novidades, e um livro que me marcou foi ‘Ensinar é Transgredir’ da Bell Hooks. Ela escreve sobre o ato de ensinar como algo revolucionário, que transcende a simples transmissão de conhecimento.

Outro que estou lendo agora é ‘A Educação na Era Digital’ da Martha Gabriel. Ele aborda o impacto da tecnologia no aprendizado e a importância de nos atualizarmos para ensinar às novas gerações. Esses livros são um combo perfeito para quem busca inovação com uma abordagem crítica.

5 curtidas

Gostei muito de ‘A Escola Com Que Sempre Sonhei Sem Imaginar Que Pudesse Existir’, do Rubem Alves. Ele traz uma visão super poética da educação, mostrando que aprender deve ser algo prazeroso, e não uma simples obrigação.

Esse livro realmente me fez repensar como a educação pode ser mais leve e significativa. É uma leitura inspiradora pra quem busca uma abordagem mais humana no ensino!

4 curtidas

Estou estudando pra ser professora, quais os melhores livros focados em pedagogia?

4 curtidas

Olha, pra mim, um dos melhores livros de pedagogia é ‘Pedagogia da Autonomia’, do Paulo Freire. Ele fala sobre como o educador deve respeitar a autonomia do aluno e valorizar o conhecimento que ele já traz consigo.

É uma leitura super reflexiva e que me fez repensar várias práticas. Outro que gosto muito é ‘Didática’, da Magda Soares. Ele tem um conteúdo bem prático, ótimo pra quem tá começando e precisa de dicas aplicáveis pra sala de aula. Ambos são indispensáveis na minha opinião!

5 curtidas

Eu sou apaixonada por ‘A Pedagogia do Oprimido’, do Paulo Freire. Esse livro mudou completamente a forma como eu vejo a educação e o papel do educador.

Ele fala sobre uma educação mais libertadora, voltada para a realidade do aluno, e tem uma visão crítica que acho essencial. Outro que indico muito é ‘Ensinar é um Ato Político’, do José Pacheco.

Ele traz uma abordagem mais moderna, focando no papel social da educação. Acho que esses dois são ótimos pra quem quer mergulhar mais profundamente na pedagogia crítica!

Se quiser saber mais títulos recomendo dar uma olhada aqui!

4 curtidas

Acho que esses links podem te interessar, dá uma olhada!

4 curtidas

Uma obra que realmente me impactou foi ‘Educação Baseada em Evidências’ de Pedro Demo. Ele defende a ideia de que precisamos repensar a forma como encaramos o ensino, utilizando pesquisas científicas para embasar práticas educacionais mais eficazes.

5 curtidas

Um livro que me chamou muito a atenção foi ‘Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso’ da Carol Dweck. Embora não seja focado diretamente em educação, ele tem tudo a ver com o processo de aprendizagem.

O conceito de mindset de crescimento que ela apresenta é super relevante no ambiente escolar, mostrando que os alunos, quando acreditam no seu próprio desenvolvimento, podem superar desafios e evoluir.

Esse livro me fez refletir bastante sobre como a maneira de pensar influencia o aprendizado e até a postura dos professores. Vale muito a leitura, principalmente pra quem quer incentivar os alunos a acreditarem mais no próprio potencial!

5 curtidas

Um outro livro interessante é ‘O Professor Inovador’ da Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, que trata sobre o uso de novas tecnologias em sala de aula. A combinação desses dois livros me fez refletir sobre como podemos inovar no ensino sem perder de vista o aluno como centro do processo. Recomendo muito!

4 curtidas