Estou buscando materiais que cubram os conteúdos exigidos no Enem, desde as áreas de conhecimento até as habilidades específicas de interpretação e raciocínio. Quais livros são os mais recomendados para esse exame?
Quando comecei a estudar para o Enem, o ‘Manual do Enem’ da Editora Moderna foi uma das minhas principais referências. Ele cobre todos os conteúdos de forma objetiva e com muitos exercícios.
Além disso, o ‘Descomplica: Matemática Enem’ também foi muito útil pra mim, já que a matemática é uma das partes mais temidas.
O jeito descontraído do livro e os exemplos simples me ajudaram a entender melhor os conceitos. Com esses dois livros, me senti mais confiante e preparado.
Eu comecei minha preparação pro Enem com o ‘Coleção Objetivo Enem Completa’, que é um material bastante completo e cobre todas as matérias.

O que mais gostei nele foram os resumos práticos no final de cada capítulo. Além disso, eu usava o ‘Redação Enem - Descomplica’ que me ajudou demais a entender a estrutura da redação e a melhorar minhas técnicas de escrita.
Esses dois livros foram essenciais pra minha preparação.
O ‘Apostila Poliedro para o Enem’ foi meu principal material de estudo. Ele tem uma abordagem bem completa e traz muitos exercícios pra você praticar.
Eu também usei o ‘Guia Completo de Redação para o Enem’ da Editora Saraiva, que me ensinou a organizar melhor minhas ideias e escrever de forma clara e objetiva.
Achei muito importante ter essa base tanto pra redação quanto pras outras disciplinas.
Eu comecei com o ‘Teoria e Prática Enem’ da Editora FTD, que é excelente pra quem quer revisar o conteúdo de forma organizada. O livro traz resumos muito bons e exercícios que te preparam bem pra prova.
Também gostei muito do ‘Redação Enem - Como tirar nota 1000’ da Thaís Furtado. Ele é super completo e me deu várias dicas práticas pra melhorar minha escrita. Achei esses dois materiais fundamentais pra minha preparação.
Recomendo ver esse vídeo, me ajudou muito quando fui escolher os livros e apostilas certos!
Essas respostas vão me ajudar muito, mas além de bons livros, que materia eu começo a estudar primeiro pro enem?
Usei o ‘Completo Enem’, da Editora Moderna, que é um livro bem didático e organizado. Ele tem resumos de todos os temas que caem no Enem e muitos exercícios pra praticar. A parte de redação foi meu calcanhar de Aquiles, e o livro ‘Descomplica - Redação Enem’ me ajudou a melhorar muito. Com esses dois materiais, consegui equilibrar meus estudos e ganhar mais confiança pra fazer a prova.
Olha, quando eu comecei a me preparar pro Enem, foquei logo em redação. Acho que é uma das partes que mais pesa na nota, e além disso, a redação te obriga a estar por dentro de vários temas da atualidade.
Isso acaba te ajudando indiretamente em outras áreas, tipo humanas. Depois, fui pra matemática porque é onde geralmente o pessoal perde mais ponto, então quis garantir uma boa base logo de cara. Mas cada um tem seu ritmo. Eu achei que essa estratégia funcionou bem pra mim!
Além disso dá uma olhada nesse vídeo, pode ajudar!
Eu comecei por biologia. Eu já tinha uma certa facilidade com humanas, então preferi focar nas exatas e nas ciências da natureza, que são mais “conteúdo pesado” pra mim.
Biologia tem muita coisa que a gente consegue absorver mais rápido se souber os conceitos básicos. Depois fui intercalando com matemática, que é sempre um terror. Mas uma coisa que me ajudou muito foi variar entre matérias, assim não ficava cansativo. Vai testando pra ver o que funciona melhor no teu caso!
Dá uma olhada nesses links, acho que pode te interessar!
- Quais livros devo ler para entender melhor a história mundial?
- Quais são os melhores livros sobre desenvolvimento pessoal?
- Quais são os melhores livros sobre economia?
- Quais os melhores livros para estudar para concurso?
- Quais os melhores livros de documentários do momento?
- Quais os melhores livros de terror do momento?
- Quais livros me ajudariam a melhorar minhas habilidades de escrita?
- Quais livros são recomendados para aprender sobre investimentos?
Quando comecei a estudar, peguei o ‘Manual do Enem’ da Moderna, que tem uma linguagem simples e cobre tudo que cai na prova. Pra redação, eu usei muito o ‘Como Escrever Textos Nota Mil’ do Fernando Dantas.
O livro traz vários exemplos de redações nota 1000, o que me ajudou a entender melhor o que os corretores esperam. Com esses dois livros, me senti bem mais preparado pra encarar a prova.
O ‘Guia do Estudante - ENEM Completo’ foi meu grande companheiro durante a preparação. Ele tem uma abordagem bem clara e objetiva de todas as matérias e também oferece simulados que são ótimos pra testar os conhecimentos.
Pra redação, usei o ‘Manual de Redação para o Enem’, que me ensinou como estruturar melhor o texto e evitar erros comuns. Esses dois livros foram fundamentais na minha jornada de estudo.
Eu estudei com o ‘Coleção Enem - Editora Moderna’ que cobre todas as matérias de forma bem detalhada, com muitos exemplos e exercícios. Ele é muito bom pra quem quer revisar todo o conteúdo e não deixar nenhuma matéria pra trás.
Pra redação, recomendo o ‘Guia da redação Nota mil’, que tem várias dicas sobre como organizar a estrutura do texto e melhorar a argumentação.
Usei muito o ‘Enem Express’ da Editora Saraiva. Ele é um livro bem resumido, ótimo pra quem quer revisar os conteúdos principais sem perder tempo.
Quando eu sentia que precisava de mais prática, usava o ‘Exercícios para o Enem - Poliedro’ que tem uma quantidade enorme de questões que simulam o estilo da prova. Esses dois livros foram essenciais pra mim, pois consegui estudar de maneira eficiente e prática.
O ‘Estuda Que Passa: Guia Completo para o Enem’ foi meu guia principal. Ele é super completo e traz muitas dicas práticas de estudo.
Também gostei bastante do ‘Manual da Redação Enem 1000’ da Thaís Furtado, que me ajudou a estruturar melhor minhas redações e focar nos critérios de correção. Esses dois materiais foram fundamentais na minha preparação e me ajudaram a alcançar uma boa pontuação.