Escolher um bom jogo americano pode parecer algo simples, mas quando comecei a me importar mais com a decoração da mesa — principalmente em almoços de domingo e cafés com visitas — percebi que essa escolha faz bastante diferença no resultado final. Depois de testar diferentes marcas, formatos e materiais, resolvi compartilhar aqui no fórum minha opinião pessoal sobre quais são as melhores marcas de jogo americano atualmente.
- Qual a melhor marca de purificador de água do momento?
- Opiniões sobre as melhores marcas de filtro de barro
- Qual a melhor marca de água mineral: Evian ou Fiji?
- Qual a melhor marca de água engarrafada: Evian ou Voss?
Por que me preocupei com isso?
Sempre gostei de montar a mesa de forma bonita. Não precisava ser nada super luxuoso, mas aquele toque de cuidado muda totalmente a percepção da refeição. Já tive jogo americano que encolheu na lavagem, desbotou com pouco tempo de uso e até uns que começaram a desfiar nas bordas.
Foi aí que comecei a pesquisar marcas mais confiáveis e testar por conta própria. Abaixo, compartilho minhas percepções sobre algumas das mais conhecidas.
Marcas que testei e o que achei de cada uma
1. Karsten
A Karsten foi uma das primeiras que testei quando resolvi investir um pouco mais. E vou te contar: vale cada centavo.
- Ponto forte: acabamento impecável e tecidos resistentes
- Ponto fraco: preço mais elevado
- Duração comigo: mais de 2 anos sem sinais de desgaste
- Modelos preferidos: linha Clean e Naturalle
“Lavei incontáveis vezes na máquina e continuam como novos. Mesmo nas cores claras, não mancharam.”
2. Copa & Cia
Outro nome que aparece bastante e que eu não conhecia até pouco tempo atrás. Ganhei um kit de presente e fiquei bem surpresa.
- Ponto forte: design moderno e muitas opções em PVC (fáceis de limpar)
- Ponto fraco: alguns modelos são muito finos
- Duração comigo: 8 meses de uso frequente e ainda estão bons
- Melhor uso: café da manhã ou lanche rápido
“São práticos e estilosos. Gosto de deixar esses para refeições rápidas no dia a dia.”
3. Buddemeyer
Conheci a Buddemeyer por causa das toalhas (sou apaixonada pela maciez delas!) e resolvi experimentar os jogos americanos da marca.
- Ponto forte: toque macio e aparência sofisticada
- Ponto fraco: mais difíceis de encontrar em lojas físicas
- Duração comigo: 1 ano e meio em ótimo estado
- Sugestão de uso: jantares mais formais
“A textura é incrível e o acabamento parece coisa de hotel 5 estrelas.”
4. Lyor
Essa é uma opção que encontrei em promoção e resolvi experimentar. É mais voltada para quem busca custo-benefício.
- Ponto forte: preços acessíveis e modelos bonitos
- Ponto fraco: acabamento mais simples
- Duração comigo: 6 meses antes de começarem a perder firmeza
- Melhor uso: uso eventual, para variar a decoração
“Cumpre o papel, mas não é pra quem quer algo duradouro.”
Comparação geral das marcas
| Marca | Qualidade | Design | Facilidade de limpeza | Durabilidade | Preço |
|---|---|---|---|---|---|
| Karsten | Excelente | Sofisticado | Média (tecido) | Alta | Alto |
| Copa & Cia | Boa | Moderno | Alta (PVC) | Média | Médio |
| Buddemeyer | Excelente | Elegante | Média (tecido) | Alta | Alto |
| Lyor | Média | Variado | Alta (PVC) | Baixa | Baixo |
- Qual a melhor marca de água mineral?
- Melhores marcas de garrafa térmica
- Como saber se uma garrafa de café é boa?
- Garrafa de café Tramontina é boa?
- Garrafa de café Zojirushi é boa?
- A garrafa térmica Moment é boa?
Dicas pessoais para escolher um bom jogo americano
Depois de testar tantas marcas, deixo aqui algumas dicas práticas que me ajudaram a fazer escolhas melhores:
- Defina a finalidade: uso diário ou ocasiões especiais?
- Considere o material: PVC é prático, tecido é mais elegante.
- Verifique a limpeza: se puder, escolha os que vão à máquina ou que sejam fáceis de limpar com pano úmido.
- Veja o tamanho: parece óbvio, mas alguns modelos são estreitos demais e mal comportam o prato.
- Combine com a louça: isso faz uma diferença enorme na apresentação da mesa.
Qual é a melhor marca?
Se for pra escolher uma marca para recomendar com segurança, eu diria que Karsten é a minha preferida, tanto pelo visual quanto pela resistência. Mas se a ideia for algo bonito e prático pro dia a dia, Copa & Cia também merece destaque.
No fim, tudo depende do seu estilo de vida e do que você prioriza: beleza, durabilidade ou praticidade.
Se alguém tiver outras sugestões, marcas diferentes ou experiências boas (ou ruins!), vamos trocar ideias aqui no post. Eu adoraria conhecer outras opções também!