Preciso de um cavaquinho resistente para tocar em ambientes externos. Qual tipo de cavaquinho oferece essa durabilidade?
Olha, depois de anos tocando em rodas de samba na praia e em praças, posso te dizer com toda certeza: se você quer um cavaquinho que aguente o tranco dos ambientes externos, vai de um com corpo em fibra de carbono ou policarbonato.
Eu tenho um modelo da Giannini com tampo em madeira e laterais em material sintético, e ele já enfrentou sol forte, vento com areia e até uma garoa inesperada sem sofrer dano.
Madeira maciça é linda, tem um som maravilhoso, mas é bem mais sensível à umidade e calor já perdi um instrumento por rachadura por causa disso.
Então, se a ideia é tocar fora de casa com frequência, melhor priorizar durabilidade mesmo, e tem opções bem equilibradas no mercado.
Cara, vou te falar uma coisa que aprendi na prática: cavaquinho bom pra tocar na rua, em eventos abertos, é aquele que não te deixa na mão.
Eu uso um da Rozini com acabamento em verniz fosco e laterais laminadas o tampo ainda é de madeira, pra manter o som quente, mas o resto do corpo é mais resistente.
Já levei ele pra ensaios em quintal, apresentações em praças, e até em camping. Ele já tomou respingo de cerveja, pegou sol direto por horas e continua firme.
Também coloquei tarraxas blindadas, que ajudam a manter a afinação estável, mesmo com mudanças de temperatura. Cavaquinho pra rua precisa ser guerreiro, não só bonito.
Eu, particularmente, sou apaixonado por cavaquinhos com tampo sólido de spruce e fundo laminado. Não é o top dos tops em som, mas é uma configuração que aguenta bem ambientes variados.
Uma vez toquei num festival no interior, embaixo de um sol de 35 graus, e meu cavaquinho resistiu melhor do que eu!
Gosto também de usar uma capinha térmica reforçada pra transportar, porque isso ajuda demais a proteger do calor e da umidade.
E outra coisa que recomendo: escolhe um instrumento com trastes bem instalados e colados com precisão, porque isso também afeta a durabilidade em ambientes mais agressivos.
Galera queria saber como cuidar bem de um cavaquinho?
Pra mim, o ideal é equilibrar resistência com qualidade de som. Por isso, optei por um cavaquinho elétrico-acústico da Del Vecchio com corpo em fibra e tampo em cedro.
Cara, esse bicho já me acompanhou em shows à beira-mar, em calçadões, e nunca empenou, nunca rachou, nunca me deu dor de cabeça.
Eu até customizei ele com um escudo acrílico porque costumo usar palheta às vezes. O som não é tão “puro” quanto um totalmente de madeira maciça, mas sinceramente, em ambientes externos, onde o som vai ser amplificado ou se misturar com outros instrumentos, isso não faz tanta diferença. E a paz de saber que ele vai aguentar o rolê vale muito.
A galera que toca comigo vive dizendo que sou chato com instrumento, mas depois de perder um cavaquinho por causa de umidade num evento em sítio, aprendi a lição.
Agora uso um com corpo em ABS (plástico resistente) e tampo em madeira laminada. O som é honesto, e a durabilidade é absurda.
Levo pra praia, deixo no carro às vezes, e não racha, não entorta, não desafina com facilidade. Não tem a mesma ressonância que um modelo profissional, mas no contexto de um pagode ao ar livre, isso nem pesa.
Prefiro sacrificar um pouco do timbre do que viver tenso, cuidando de madeira frágil no meio da rua.
Fazendo som em praças, eventos de rua e até em blocos de carnaval, aprendi que o cavaquinho ideal pra isso precisa ser mais resistente do que sofisticado.
Eu tenho um da marca Marquês, bem simples, mas com acabamento em poliuretano que repele umidade. Já enfrentou chuva fina, calorão, vento com poeira e ainda tá firme. Claro, sempre limpo ele depois de usar, mas o material ajuda muito.
E recomendo muito usar cordas revestidas, porque elas também duram mais em ambientes externos. Às vezes, o pessoal acha que só o instrumento conta, mas os acessórios fazem diferença também.
Quando comecei a tocar cavaquinho, eu nem fazia ideia de que temperatura e umidade podiam afetar tanto o instrumento.
Teve uma época que deixei o meu encostado perto de uma estante que pega sol direto à tarde… o tampo começou a deformar! Achei que era defeito de fábrica, mas depois descobri que eu mesmo tinha causado isso.
Desde então, comecei a prestar muita atenção nessas coisas. Comprei até um higrômetro pra medir a umidade do ambiente.
Pode parecer exagero, mas quem quer manter o instrumento bem por muitos anos precisa se ligar nesses detalhes. Hoje vejo como um cuidado com algo que amo, não como um fardo.
A real é que o primeiro cavaquinho que tive eu estraguei por puro descuido. Deixava em qualquer lugar, jogado em cima da cama, sem capa, com as cordas sujas de suor depois de tocar.
Um dia percebi que o braço estava torto e a afinação não segurava mais. Tive que aposentar. Fiquei bem chateado, porque era um presente.
No segundo, decidi fazer diferente: pesquisei como cuidar, comprei capa acolchoada, limpo sempre depois de usar. E quer saber?
Não é difícil não… só tem que mudar o jeito de pensar. Quando a gente respeita o instrumento, o cuidado vira parte do prazer de tocar.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Instrumentos da marca Taylor são bons?
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção amplificada para apresentações ao vivo?
- https://produtosreviews.com.br/t/qual-e-o-melhor-tipo-de-cavaquinho-para-musicos-que-desejam-explorar-uma-variedade-de-estilos-musicais
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção com acabamento visual diferenciado?
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam explorar uma variedade de estilos musicais?
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção mais acessível em termos de preço?
Pra mim, o maior desafio nem é o cuidado do dia a dia, mas sim quando tenho que transportar o cavaquinho pra ensaio ou apresentação. Já aconteceu de cair dentro do ônibus (graças a Deus estava no bag) e de quase quebrar por causa de mala mal colocada no carro.
Aprendi a investir numa capa resistente mesmo, daquelas duronas, com espuma grossa. Hoje, quando levo pra rua, faço isso com mais calma.
No restante, cuidar é suave: limpo com pano seco, evito pegar com a mão suada, e mantenho longe de criança e gato, que adoram mexer onde não devem.
Pra muita gente pode parecer exagero, mas cuidar do meu cavaquinho virou um momento meio sagrado no meu dia.
Eu sento, passo um pano, dou uma afinada com calma, fico ouvindo o som, mexendo com paciência nas cordas… é como se fosse um momento de meditação mesmo.
A correria do dia todo desaparece quando estou ali só eu e ele. Acho que tudo que a gente cuida com carinho dura mais e no caso do cavaquinho, isso reflete até no som. Não é difícil, só exige presença. E no fim, é um cuidado que me faz bem também.