Qual é o melhor tipo de violino para músicos que desejam explorar uma variedade de estilos musicais?

Sou um músico interessado em explorar diferentes estilos musicais, como clássico, jazz ou folk. Qual tipo de violino é mais versátil nesse sentido?

7 curtidas

Olha, depois de anos tocando tanto música clássica quanto jazz e um pouco de música popular brasileira, cheguei à conclusão de que o melhor tipo de violino para quem quer transitar por diferentes estilos é um modelo híbrido, com bom equilíbrio entre projeção e suavidade.

Eu uso um violino acústico com captação embutida da Fishman, porque ele me permite tocar em orquestra sem problema, mas também me dá liberdade de plugá-lo em uma pedaleira e experimentar efeitos no rock e no jazz.

O corpo precisa ser bem construído, com madeira sólida (abeto no tampo e maple no fundo), mas o diferencial mesmo é a versatilidade do som. Se você puder testar antes de comprar, melhor ainda, porque cada violino tem uma “voz” única.

5 curtidas

Sempre fui apaixonado por estilos diversos já toquei música celta, depois migrei pro tango, e hoje me envolvo muito com trilhas sonoras experimentais.

No meu caso, o violino elétrico foi o que mais abriu portas. Ele pode não ter o mesmo charme do acústico tradicional, mas cara, a liberdade sonora que ele oferece é absurda.

Dá pra trabalhar com loop stations, pedais de delay, reverb, e ainda assim manter a expressão. O meu é um Yamaha SV-255, cinco cordas, e com ele consigo tocar desde Paganini até Radiohead.

Pra quem quer explorar diferentes estilos e se permitir ousar, recomendo fortemente considerar um modelo elétrico ou ao menos um acústico com boa captação.

5 curtidas

Eu fiquei muito tempo achando que só o violino acústico era o “de verdade”, sabe? Mas depois de participar de um grupo que misturava MPB, forró e até jazz manouche, percebi que o ideal é ter um violino que se adapte às suas necessidades.