Qual é o melhor tipo de violino para músicos que desejam explorar uma variedade de estilos musicais?

Sou um músico interessado em explorar diferentes estilos musicais, como clássico, jazz ou folk. Qual tipo de violino é mais versátil nesse sentido?

7 curtidas

Olha, depois de anos tocando tanto música clássica quanto jazz e um pouco de música popular brasileira, cheguei à conclusão de que o melhor tipo de violino para quem quer transitar por diferentes estilos é um modelo híbrido, com bom equilíbrio entre projeção e suavidade.

Eu uso um violino acústico com captação embutida da Fishman, porque ele me permite tocar em orquestra sem problema, mas também me dá liberdade de plugá-lo em uma pedaleira e experimentar efeitos no rock e no jazz.

O corpo precisa ser bem construído, com madeira sólida (abeto no tampo e maple no fundo), mas o diferencial mesmo é a versatilidade do som. Se você puder testar antes de comprar, melhor ainda, porque cada violino tem uma “voz” única.

5 curtidas

Sempre fui apaixonado por estilos diversos já toquei música celta, depois migrei pro tango, e hoje me envolvo muito com trilhas sonoras experimentais.

No meu caso, o violino elétrico foi o que mais abriu portas. Ele pode não ter o mesmo charme do acústico tradicional, mas cara, a liberdade sonora que ele oferece é absurda.

Dá pra trabalhar com loop stations, pedais de delay, reverb, e ainda assim manter a expressão. O meu é um Yamaha SV-255, cinco cordas, e com ele consigo tocar desde Paganini até Radiohead.

Pra quem quer explorar diferentes estilos e se permitir ousar, recomendo fortemente considerar um modelo elétrico ou ao menos um acústico com boa captação.

5 curtidas

Eu fiquei muito tempo achando que só o violino acústico era o “de verdade”, sabe? Mas depois de participar de um grupo que misturava MPB, forró e até jazz manouche, percebi que o ideal é ter um violino que se adapte às suas necessidades.

Hoje uso um violino acústico com microfone clipado quando quero um som mais natural e, quando quero explorar timbres diferentes, vou pro elétrico.

Acho que o segredo é investir em um instrumento de qualidade média/alta que permita uma boa amplificação sem distorcer demais.

E claro: cordas fazem muita diferença. As cordas Thomastik Vision funcionaram melhor pra mim em contextos mais modernos.

4 curtidas

Gente queria saber se é dificil aprender violino?

5 curtidas

Acho que depende muito do que você entende como “explorar estilos”. Se for só sair do clássico pro popular, um bom acústico já resolve.

Mas se quiser mergulhar mesmo tipo usar efeitos, amplificação, tocar com bandas de rock, experimentar afinações alternativas então um violino elétrico ou semi-acústico é essencial.

O meu é um NS Design, e ele é ótimo porque tem um som limpo, sem ruído, e é confortável de tocar por horas. Sem contar que dá pra viajar no som com pedais.

Mas também não dispense o acústico de luthier artesanal se puder investir. Tem uma alma ali que nenhum eletrônico substitui totalmente.

4 curtidas

Eu comprei meu violino pensando em tocar música barroca. Só que, com o tempo, entrei num grupo de música nordestina e acabei me envolvendo com trilhas e improvisações também.

Tive que adaptar o instrumento comecei usando pickups simples e depois migrei pra um sistema com microfone condensador e pré-amp.

Descobri que o importante é a flexibilidade. Se você tiver condições, ter dois instrumentos é o mundo ideal: um acústico tradicional e um elétrico.

Mas se tiver que escolher só um, vai de acústico com boa captação. Você nunca sabe onde a música vai te levar, e é bom estar preparado.

7 curtidas

Aprender violino não é fácil, mas também não é impossível. Eu me lembro de quando comecei: o som saía estridente, minhas mãos ficavam todas desajeitadas, e segurar o arco de forma correta parecia um desafio impossível.

Mas com paciência e prática diária, fui pegando o jeito. O segredo é ter disciplina e não desanimar nos primeiros meses, porque a evolução vem aos poucos.

Quando finalmente consegui tocar minha primeira música inteira sem errar, a sensação de recompensa foi incrível.

4 curtidas

Depende muito do que você considera “fácil”. No começo, o violino pode parecer um instrumento ingrato, porque ele não tem trastes como um violão, então qualquer deslize no posicionamento dos dedos pode deixar o som estranho.

Além disso, a técnica do arco exige um controle que não é natural para a maioria das pessoas. Mas com um bom professor e prática consistente, o progresso acontece.

Eu achava que nunca ia conseguir fazer vibrato, por exemplo, mas depois de algumas semanas tentando e ajustando a técnica, finalmente saiu. Então, não é fácil, mas se você tiver paciência, vale muito a pena.

5 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar!

4 curtidas

Para mim, foi bem desafiador no começo. Eu achava que ia ser parecido com tocar outros instrumentos de corda, mas logo percebi que o violino exige um nível de precisão e coordenação muito maior.

A afinação é difícil, o arco precisa ser segurado do jeito certo, e qualquer movimento errado pode estragar o som.

Mas, depois de algumas semanas praticando, comecei a perceber pequenas melhoras, e isso me motivou a continuar. Hoje, tocar violino é algo que me dá muito prazer, mas só porque insisti e não desisti nos momentos difíceis.

5 curtidas

A dificuldade maior está nos detalhes. Quando comecei, achei que o mais complicado seria só aprender a posição das notas, mas logo percebi que o verdadeiro desafio estava na postura, no controle do arco e até na forma de apertar as cordas.

Tudo influencia no som. A curva de aprendizado inicial pode ser frustrante, porque nas primeiras semanas parece que você não sai do lugar.

Mas, com o tempo, o ouvido começa a se acostumar com a afinação, os movimentos ficam mais naturais, e tocar se torna muito mais prazeroso, recomendo ver esse vídeo pode ajudar!

5 curtidas