Quando trocar a correia dentada, tem que trocar a bomba d'água?

Estou em dúvida se quando trocar a correia dentada, tem que trocar a bomba d’água?

5 curtidas

Olha, sempre que troco a correia dentada, eu prefiro trocar a bomba d’água também.

Já ouvi mecânicos dizendo que a bomba d’água tem uma vida útil similar à da correia, então, pra evitar problemas no futuro, acabo trocando as duas coisas juntas.

Assim, não preciso abrir o motor de novo tão cedo, o que acaba economizando na mão de obra mais pra frente.

Claro, isso depende do estado da bomba, mas, na maioria dos casos, acho que o risco de deixar a mesma peça não vale a economia.

4 curtidas

Minha experiência tem sido de sempre substituir a bomba d’água quando troco a correia dentada.

Acho que faz sentido, porque a bomba trabalha diretamente com a correia, e se ela falhar, pode causar um grande problema.

Já passei por uma situação em que não troquei a bomba, e algumas semanas depois ela começou a vazar.

Tive que voltar à oficina e gastar ainda mais com a mão de obra. Então, desde então, faço a troca preventiva de ambas as peças.

Pra mim, é um tipo de precaução que evita dor de cabeça.

4 curtidas

Eu sou do tipo que prefere não arriscar. Quando a correia dentada precisa ser trocada, eu sempre pergunto pro mecânico sobre a situação da bomba d’água.

A última vez que troquei a correia, ele me mostrou que a bomba ainda estava boa, mas já com algum desgaste.

Então, eu optei por substituir logo, já que o custo da peça não é tão alto comparado ao preço de abrir o motor novamente se a bomba der problema depois.

Prefiro gastar um pouquinho mais e ficar tranquilo por mais tempo.

8 curtidas

Bom, da última vez que fiz a troca da correia dentada, o mecânico me recomendou trocar a bomba d’água também, e eu confiei no que ele disse.

O argumento dele era que as duas peças trabalham em conjunto, e que a bomba pode acabar falhando pouco tempo depois da correia ser trocada, o que significaria abrir o motor de novo.

No fim, concordei e fiz a troca, e não tive problemas desde então. Acho que a questão é mais de prevenção mesmo, porque se a bomba falhar, o estrago pode ser grande.

5 curtidas

Eu já tive uma experiência negativa por não trocar a bomba d’água junto com a correia dentada.

O mecânico até comentou que seria prudente trocar, mas eu quis economizar e pensei que a bomba ainda aguentaria.

Resultado? Dois meses depois, a bomba começou a vazar, e tive que voltar à oficina, pagar pela mão de obra de novo e, claro, comprar a bomba.

Aprendi a lição: agora, sempre que troco a correia, faço a troca da bomba também. Não vale o risco de ficar na estrada por causa de uma peça que poderia ter sido substituída junto.

4 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode gostar!

5 curtidas

Mas pra vocês quais as melhores marcas de bomba d’água?

4 curtidas

Olha, na minha experiência com bombas d’água automotivas, a Bosch sempre foi uma marca de confiança. Quando precisei trocar a bomba do meu carro, conversei com meu mecânico e ele foi categórico ao recomendar a Bosch. O que eu mais gosto nela é a durabilidade.

Fazem três anos que coloquei essa bomba no meu carro e ela está funcionando perfeitamente.

Além disso, o preço dela foi bastante acessível, considerando a qualidade oferecida.

bomba de agua

Já vi muitos relatos de pessoas que acabaram comprando marcas mais baratas e logo tiveram problemas com superaquecimento, o que só aumenta o prejuízo.

Sem falar que a Bosch oferece uma garantia que traz mais segurança na hora de investir.

Outro ponto é que, como é uma marca bem conhecida, é fácil encontrar peças de reposição, o que ajuda bastante quando você está na correria do dia a dia.

5 curtidas

Eu já tive algumas experiências com marcas diferentes de bomba d’água automotiva, e confesso que uma que me surpreendeu bastante foi a Gates. A princípio, eu não conhecia muito sobre a marca, mas meu cunhado, que entende bastante de mecânica, me sugeriu dar uma chance. O que me conquistou foi a resistência do material.

Instalei essa bomba no carro há uns dois anos, e até hoje não precisei me preocupar com o sistema de arrefecimento.

Ela também tem um excelente desempenho em temperaturas altas, o que é fundamental pra quem mora em regiões mais quentes como eu.

gates

Outra vantagem da Gates é que ela tem uma boa distribuição no mercado, então se um dia precisar substituir a peça, sei que vou encontrar com facilidade.

Claro, o preço é um pouco mais elevado, mas quando se trata de evitar dor de cabeça no futuro, acho que vale o investimento.

4 curtidas

Se eu puder recomendar uma marca de bomba d’água automotiva com base na minha experiência, seria sem dúvida a SKF.

Sempre tive carros mais antigos, e já passei por algumas trocas de bomba d’água ao longo dos anos.

Na última vez, optei pela SKF por indicação de um amigo que trabalha em oficina mecânica.

O que me chamou atenção foi a qualidade do material e o acabamento impecável da peça.

Desde a instalação, meu carro voltou a funcionar como novo, sem sinais de aquecimento ou vazamento, que eram problemas que eu enfrentava antes com a bomba antiga.

Além disso, a SKF é uma marca conhecida por fabricar componentes de alta performance para veículos, o que me deu muita confiança na escolha.

O único detalhe é que você pode pagar um pouco mais por ela, mas acho que a tranquilidade e a longevidade que ela oferece compensam cada centavo, é uma das melhores marcas de bomba d’água automotiva que já usei.

4 curtidas

Eu sempre pergunto ao mecânico sobre a condição da bomba d’água quando levo o carro para trocar a correia dentada.

Da última vez, ele me disse que a bomba ainda estava em boas condições, mas que, para evitar futuros problemas, seria uma boa ideia trocar as duas peças juntas.

Levei em consideração o fato de que abrir o motor de novo custaria mais caro depois, então fiz a troca.

Acho que, dependendo do estado da bomba, vale a pena pensar na prevenção, mas nem sempre é necessário se a peça estiver boa.

5 curtidas

No meu caso, eu prefiro fazer a manutenção completa de uma vez só.

Quando troco a correia dentada, sempre troco a bomba d’água também, porque sei que ela está diretamente ligada ao sistema e, se falhar, pode danificar a correia nova.

correia

Já vi gente passando por problemas por deixar a bomba antiga, e depois acabam gastando ainda mais.

Acho que esse é o tipo de coisa que não vale a pena economizar, porque o custo de abrir o motor novamente e reparar o que pode ser danificado pela falha da bomba é muito maior.

5 curtidas

Quando levei meu carro para a troca da correia dentada, o mecânico sugeriu trocar a bomba d’água junto, e eu achei que era uma boa ideia.

Ele explicou que a bomba também sofre desgaste com o tempo, e que, como as duas peças trabalham juntas, uma falha na bomba pode acabar afetando a nova correia.

Então, resolvi seguir o conselho e fazer a troca de uma vez só. Sinto que, ao fazer isso, prolonguei a vida útil do sistema e evitei possíveis complicações

4 curtidas