A linha Galaxy Tab da Samsung é uma das mais populares do mercado, com modelos que vão do básico ao topo de linha. Mas será que os modelos intermediários ainda valem a pena frente à concorrência atual?
Olha, já testei vários tablets intermediários nos últimos anos, inclusive de marcas como Motorola, Lenovo e até alguns modelos chineses menos conhecidos, mas sinceramente? A Samsung ainda entrega o melhor conjunto.
O Galaxy Tab A9+ que comprei recentemente, por exemplo, tem uma tela linda de 11”, som estéreo decente e um processador Snapdragon que dá conta tranquilamente das tarefas do dia a dia.
Pra quem usa pra estudar, assistir vídeo, ler e até jogar alguma coisa mais leve, ele é mais do que suficiente. Além disso, o ecossistema da Samsung ajuda muito. Tenho celular Samsung, então sincronizar anotações, arquivos e até responder mensagens pelo tablet é super prático.
A marca ainda é uma das únicas que mantém atualizações frequentes até em modelos mais acessíveis.
Pra mim, a Samsung continua firme como a melhor opção de tablet intermediário, principalmente pelo suporte e pela interface One UI, que é muito intuitiva.
Eu uso o tablet tanto pra dar aula online quanto pra revisar materiais de leitura. Já tive um Lenovo M10 Plus que me irritava com travadinhas bobas, e a câmera era bem fraquinha.
Já com o Galaxy Tab S6 Lite (versão 2022), tô bem satisfeita. A S Pen é um diferencial enorme! Mesmo sendo um modelo intermediário, ele me atende melhor que muitos “top de linha” de outras marcas. Vale o custo-benefício, sim!
Sinceramente? Eu já fui muito fã da Samsung, mas hoje acho que ela vive mais da fama passada.
Comprei um tablet intermediário deles achando que seria top, mas fiquei um pouco decepcionado com a bateria.
O desempenho era ok, mas nada fora do comum. A tela era boa, sim, mas pelo preço que paguei, esperava mais fluidez.
Acabei trocando por um Xiaomi Pad 5 que me surpreendeu em tudo: som mais encorpado, mais RAM, mais armazenamento e o processador dá um banho. A Samsung ainda tem bons modelos, mas acho que ficou meio acomodada, sabe?
Pra quem trabalha com criatividade como eu, a Samsung é praticamente a única que entrega tablet intermediário com caneta inclusa e que funciona bem.
Tenho o Tab S6 Lite e uso demais pra desenhar, fazer esboços e anotações durante reuniões com clientes. A S Pen responde super bem, e o tablet aguenta horas de uso sem engasgar.
Até procurei outras marcas, mas nenhuma me convenceu no pacote geral. A Samsung tem caprichado nessa faixa intermediária, sim. Principalmente com foco em produtividade leve e criatividade.
Como saber se o tablet é bom?
Depende do que você chama de “melhor”, mas se for olhar o equilíbrio entre qualidade, suporte e durabilidade, a Samsung ainda lidera fácil entre os intermediários.
Já tive experiências ruins com tablets mais baratos que travavam só de abrir o navegador e um PDF.
Com o Galaxy Tab A9, por exemplo, consigo trabalhar com planilhas, responder e-mails e até fazer reuniões por vídeo sem passar raiva.
O que pesa é o preço no Brasil, claro. Às vezes, dá pra importar algo melhor por menos. Mas se for comprar aqui, com nota fiscal e assistência, ainda prefiro Samsung.
Eu curti muito o Galaxy Tab A8 quando usei, mas em termos de desempenho bruto, hoje em dia acho que a concorrência tá chegando junto, viu?
Pra jogos leves, ele ia bem. Mas quando tentei rodar Genshin Impact, a experiência foi bem sofrida. Daí peguei um tablet da Realme por um preço similar, e o desempenho foi melhor.
Mas em termos de software e atualizações, a Samsung dá um banho em quase todo mundo. O sistema é mais limpo, menos bugado e cheio de funções que realmente ajudam. Então se a prioridade for estabilidade e usabilidade, ainda acho que é uma das melhores.
Olha, pra mim, tablet bom é aquele que não me deixa na mão no dia a dia. A primeira coisa que olho é o processador. Não adianta o tablet ser baratinho se ele trava até pra abrir o YouTube.
Já tive um que parecia ótimo na loja, mas em casa travava com dois apps abertos. Hoje eu pesquiso o modelo do chip no Google, vejo comparações e só compro se for pelo menos um intermediário.
Outra coisa: se não tiver no mínimo 4GB de RAM e 64GB de armazenamento, passo longe. Ah, e sempre confiro se dá pra expandir com cartão microSD. Isso faz muita diferença!
Como eu uso o tablet pra estudar, o que mais me importa é a tela e a bateria. Um tablet pode ser “bom” tecnicamente, mas se tiver brilho baixo ou a bateria acabar em 3h, pra mim é péssimo.
Eu gosto de ver vídeos de resenha no YouTube com testes de uso real: tipo, quanto tempo dura assistindo aula, se dá pra usar com caneta, como ele lida com PDF pesado… essas coisas.
Outra dica que me ajuda muito é entrar nos comentários das lojas online. Lá tem gente que já comprou e fala se valeu a pena ou não.
Saber se um tablet é bom vai muito da expectativa versus o que ele entrega. Eu costumo comparar benchmarks (tipo AnTuTu e Geekbench), olho se o sistema é atualizado (Android 13 ou 14, por exemplo), vejo se tem suporte a atualizações futuras… porque tem marca que lança o tablet e depois larga.
Outra coisa importante é o acabamento: se for muito frágil, qualquer queda já é prejuízo. E sempre testo o som e a câmera.
Já peguei um que parecia ótimo no papel, mas o som era super abafado. Aí desanima, né?
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!
- Quais as melhores marcas de teclado para quem usa tablets para desenho?
- Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?
- Teclado OEX é bom?
- Quais os melhores modelos de teclado para quem usa Apple?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem passa muito tempo no computador?
- Teclado sem fio é bom?
- Tablet para estudar: Samsung, Lenovo ou Multilaser?
- Kindle ou tablet: qual é melhor pra quem lê bastante?
- Tablet infantil: quais são seguros, resistentes e educativos?
- Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?
Eu não entendo muito de ficha técnica, mas com três filhos em casa eu já comprei vários tabletsbons e ruins. O que aprendi: nem sempre o mais barato compensa.
Já tive um que demorava 2 minutos só pra abrir o jogo da Galinha Pintadinha. Hoje eu sempre vejo se o tablet tem boa avaliação, é de marca conhecida e, se possível, vou numa loja testar o toque da tela.
Tem uns que são muito lentos ou não reconhecem o toque direito. E se for pra criança, tem que ser resistente, com capa e tela boa!
Se o tablet vai ser usado pra jogar, aí o critério muda totalmente. A primeira coisa que olho é o chip gráfico (GPU).
Não adianta ter processador rápido se a GPU é fraca trava tudo em jogos mais pesados. Já tive um tablet com 6GB de RAM que não rodava Free Fire direito.
Outra coisa essencial pra mim é a taxa de atualização da tela. Se for só 60Hz, já fico meio assim… prefiro 90Hz pra cima.
Também olho se o Wi-Fi é bom (tem uns com sinal fraco), e se a bateria dá conta de pelo menos 5 horas direto. Se tiver tudo isso, aí sim eu considero um tablet bom.