Vale a pena investir em um piano acústico novo ou usado para concertos?

Quero saber se vale a pena investir em um piano acústico novo ou usado para concertos?

7 curtidas

Sou pianista profissional há anos e, para mim, quando o assunto é concerto, um piano acústico novo é a melhor opção.

A razão é simples: ele vem impecável, com as cordas, os martelos e a estrutura em perfeitas condições. Já toquei em pianos usados que pareciam ótimos, mas, no momento da apresentação, alguma tecla estava mais dura que outra, o som não projetava como deveria ou simplesmente havia alguma inconsistência na afinação.

Claro, um piano usado de alta qualidade pode ser uma alternativa mais econômica, mas, para um nível de exigência profissional, prefiro um instrumento novo e ajustado para minhas necessidades.

5 curtidas

Sempre sonhei em ter um piano de concerto e, quando finalmente consegui investir, optei por um Steinway usado. E não me arrependo! O segredo está na procedência e no estado do instrumento. Se for um piano que passou por boas mãos, teve manutenção regular e nunca foi negligenciado, pode ser uma verdadeira joia. Pianos acústicos bem cuidados duram décadas sem perder qualidade sonora. Eu mesmo fiz questão de levar um técnico de confiança para avaliar antes da compra. O resultado? Um instrumento incrível por um preço muito mais acessível do que um modelo novo.

5 curtidas

A questão entre um piano novo e um usado sempre gera discussão entre pianistas. Um piano novo, claro, vem com a garantia da fábrica e zero surpresas desagradáveis.

Mas, por outro lado, já toquei em pianos antigos que tinham uma alma incrível! Há algo especial em um instrumento que já foi palco de tantas apresentações e histórias.

Se for um piano bem restaurado, pode superar um novo em termos de sonoridade. Então, para concertos, eu não descartaria a ideia de um usado desde que seja bem escolhido e esteja em excelente estado.

4 curtidas

Se você tem orçamento para isso, não pense duas vezes: vá de piano novo. Eu já tive a experiência de tocar tanto em pianos novos quanto em usados, e a diferença é perceptível, principalmente na resposta ao toque e na uniformidade das teclas.

Um piano novo também se adapta melhor ao pianista com o tempo, enquanto um usado já vem “moldado” ao estilo do dono anterior.

Para concertos, onde cada detalhe conta, investir em um novo é garantir um som impecável e sem surpresas, uma boa marca de piano são os da Meister!

7 curtidas

Muita gente tem preconceito com pianos usados, mas já toquei em concertos onde o piano antigo soava melhor do que um novíssimo.

Isso acontece porque a madeira do tampo harmônico amadurece com o tempo, o que pode resultar em uma ressonância mais rica.

Mas atenção: não é qualquer piano usado que vale a pena. Ele precisa ter sido bem conservado e passado por manutenção adequada. Se encontrar um Steinway, Bösendorfer ou Yamaha bem cuidado, pode ter certeza que será um ótimo investimento.

4 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!

5 curtidas

Quero saber como escolher um bom piano?

4 curtidas

Quando fui escolher meu piano, um amigo me deu um conselho inusitado: tocar de olhos fechados. Fiz isso e percebi que alguns modelos tinham um som que me envolvia mais do que outros. Sem ver a marca ou o design, consegui focar apenas no que realmente importava: o toque e o timbre. No fim, escolhi o piano que mais me emocionou, e até hoje não me arrependo. Se puder, tente fazer isso!

5 curtidas

Eu sempre quis um piano de cauda, mas quando medi meu apartamento, percebi que não tinha como encaixar um. Então, comecei a procurar um piano vertical que tivesse um bom som e não ocupasse tanto espaço. Acabei escolhendo um modelo acústico compacto, mas com um timbre lindo. Se você mora em um lugar pequeno, leve isso em consideração! O piano precisa caber no seu espaço sem comprometer o conforto.

4 curtidas

Uma coisa que quase ignorei ao testar os pianos foi o pedal. Só percebi a importância quando toquei em um modelo em que o pedal de sustain era muito leve e não dava a sustentação que eu precisava. Depois, testei um piano com pedais mais firmes e responsivos, e a diferença foi gritante. Se você gosta de usar o pedal nas músicas, preste atenção nisso!

5 curtidas

Depois de muita pesquisa, acabei encontrando um piano usado em ótimo estado e por um preço muito mais acessível. Antes de comprar, chamei um técnico para avaliar se estava tudo certo e se o mecanismo estava funcionando bem. Hoje, toco nele todos os dias e não me arrependo! Se você quer um piano de qualidade sem gastar uma fortuna, considerar um modelo usado pode ser uma excelente alternativa.

5 curtidas